terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Diploma: Médico X Bacharel

A discussão foi tema em uma comunidade da Instituição no Orkut, nela alunos de medicina perguntavam se os diplomas concebidos no fim do curso saiam como bacharel em medicina ou como médico.
Segundo o diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, Guillermo Lopez Lopez, os estudantes podem ficar tranqüilos, “os diplomas sairão todos como médico e não como bacharel, sem que haja nenhum problema para exercerem a profissão assim que se formarem”.
A discussão veio à tona no Congresso Brasileiro de Educação Médica, entre os dias 18 a 21 de outubro, na Bahia. O ministro da educação, Fernando Haddad, se reuniu com diretores e coordenadores de escolas médicas de todo o país e comentou que não havia obrigatoriedade dos diplomas saírem como bacharelado e que estes deveriam sair como médico.
Se o diploma de medicina sair como bacharelado, pode haver questionamentos sobre um exame aplicado pelos conselhos de medicina, para permitir o exercício da profissão de médico. “Não pode haver questionamento sobre quem tem a competência para formar o profissional médico, isto é atribuição da Escola Médica; os conselhos regionais e federal têm o papel de registrar o profissional e fiscalizar o exercício da profissão”, comenta o diretor da FMP.

Para saber mais detalhes acesse:

www.abem-educmed.org.br
www.denem.org.br