quinta-feira, 29 de maio de 2014

Horta Orgânica

No início do curso de extensão em Ecogastronomia, da FMP/Fase, os alunos irão plantar uma horta com sementes nativas (crioulas), ou seja, sem alterações em suas propriedades. E, para compreender melhor esse universo de produção orgânica e da agricultura familiar, o curso também oferecerá uma visita opcional ao pequeno agricultor, no Brejal. As novidades do curso inédito na região não param por aí.  As gastrônomas, Ana Salles e Lydia Gonzalez, pretendem criar um banco de sementes crioulas, na FMP/Fase.

Para você ir entrando no clima, veja as dicas abaixo sobre como reaproveitar os alimentos para fazer uma mini-horta em casa:

Cebolinha


Quando for usar a cebolinha, separe toda a parte branca e mais um pedacinho da parte verde. Coloque dentro de um copo com água, cobrindo cerca de 2,5 cm (a parte branca). Deixe num local ensolarado e dentro de poucos dias, terá cebolinhas novas para usar e não precisará mais comprar. Troque a água todos os dias. Se tiver um quintal, também poderá replantar e terá mais cebolinhas que qualquer Mônica poderia aguentar, até para dividir com amigos, vizinhos e família. 


Manjericão



Separe mais ou menos três pares de hastes, corte-as com uns 10 a 15 cm, escolha as mais bonitas, retire as folhas da parte de baixo, também as flores, deixando apenas algumas folhas na parte superior. Coloque num copo de vidro com água até a metade e deixe num lugar ensolarado, trocando a água de dois em dois dias. Depois, quando as raízes estiverem com o tamanho de 2 cm  é hora de replantar num vaso médio, grande ou numa floreira, pois ele precisa de espaço e de sol. Assim terá manjericão por um ano sem problemas, para molhos, pizzas de marguerita e qualquer outro prato.

Hortelã


Funciona da mesma forma que o manjericão. Depois precisa ser plantada também em um vaso maior e com furos em baixo, pois necessita de solo drenado e de muita água. Em nenhum momento a terra poderá ficar seca. Então cuidado com o sol da tarde.

Alecrim


Faça o mesmo processo inicial do Manjericão e da Hortelã. Depois plante os galhinhos em um vaso com furos em baixo para drenar a água, numa mistura de 2/3 de areia grossa e 1/3 de terra musgo. Pela composição da terra, já se percebe que ele não curte muita água, então não regue demais, mantenha-o num local ensolarado. Vá cortando os galhinhos quando precisar, depois replante de novo. Essa técnica pode ser usada com outros temperos, como o coentro.

Aipo


Muito usado hoje nas sopas de regime, então melhor replantar para não ficar gastando dinheiro. É só cortar lá no talo, uns 5 cm, e deixar numa vasilha como um pires mais fundo com água, trocando sempre (ou use um copo cheio de água). Umedeça também a parte de cima da planta para não ressecar. Deixe num local ensolarado. Vai ver que folhinhas amarelinhas brotarão no centro, depois ficarão verdes. Após 5 a 7 dias de completo brotamento das folhas, passe para um vaso com uma boa mistura de terra e furos para drenar a água e em breve terá talos de salsão para seus pratos e sopas.
 Cebola

Com a extremidade da raiz descartada da cebola, faça a mesma técnica da água que a cebolinha. Então, após aparecer as raizes, coloque ao sol em um vaso com terra de qualidade ou diretamente no solo do lado de fora.
Cenoura 

Aqui, vamos aproveitar as folhinhas. Também não precisa plantar, poderá usar as folhas para complementar sopas, saladas e até drinks de frutas, pois são muito nutritivas. Usará exatamente aquela parte da cabeça da cenoura que todos jogam fora. Assim como na imagem, o ideal é colocar várias numa vasilha com água pela metade, em 15 dias começam a brotar.

Clique aqui e conheça o curso de extensão em Ecogastronomia, da FMP/Fase.


Fonte: UOL


Fase oferece curso de Ecogastronomia

As questões relacionadas ao meio ambiente estão cada vez mais em evidência no dia a dia das pessoas. Além disso, a preocupação com os alimentos consumidos pela população também fica em destaque quando o assunto é saúde.  Por isso, é importante que o profissional que atua no ramo alimentício conheça bem a história da alimentação, a formação da cozinha brasileira, a cultura regional e tradições, além de técnicas gastronômicas, assuntos que serão desenvolvidos através de aulas teóricas e práticas no curso de Ecogastronomia que está sendo oferecido pela Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase).

“Acho importante que as pessoas conheçam as raízes da gastronomia da região. O curso tem como objetivo a promoção tanto da cultura dos alimentos, quanto da história da gastronomia da região sudeste”, ressalta Ana Salles, gastrônoma responsável pelo curso.  

A produção na agricultura familiar e a produção orgânica  também serão temas abordados durante o curso, para que possam ser esclarecidas as dúvidas relacionadas a eles e enfatizadas suas principais características. Além de Ana Salles, a gastrônoma Lydia Gonzalez vai dividir a sua experiência na área de ecogastronomia com os interessados no curso.

“A ideia do curso é complementar uma formação na área de gastronomia, nutrição e meio ambiente. Faremos uma formação com ênfase na base da culinária e na história dos alimentos, desde a terra até o mercado consumidor final”, finaliza Salles.

A previsão é que as aulas tenham início no dia nove de junho e sejam realizadas todas as segundas e terças-feiras.  Para se inscrever no curso ou para mais informações, basta acessar o site da instituição.


Clique aqui e aprenda a fazer uma horta orgânica em casa.