quinta-feira, 4 de setembro de 2014

FMP/Fase estimula alunos a ingressarem no programa Ciência sem Fronteiras

Os alunos da FMP/Fase participaram de uma palestra sobre o Ciência sem Fronteiras - programa do Governo Federal que busca promover a consolidação, a expansão e a internacionalização da ciência e da tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional, com concessão de bolsas de graduação sanduíche -, na última semana.

Na ocasião, o coordenador geral de Ensino, professor Abílio Aranha, orientou os alunos, salientando a importância da adesão ao programa e retirando dúvidas dos estudantes que possuem interesse em realizar o intercâmbio de estudos. “Todos vemos com bons olhos essa iniciativa do Governo, mas os alunos devem entender o grau de responsabilidade que a participação neste programa representa, pois a sociedade com seus impostos investe nestes jovens na esperança de que tragam uma nova visão, um novo olhar, uma nova motivação para resolver os nossos velhos problemas. Os países asiáticos, há muito tempo, enviam os seus jovens para as atividades de intercâmbio e já há algum tempo colhem os frutos dessa iniciativa”, comenta o coordenador.

Vale ressaltar que o candidato deverá possuir nota no Enem igual ou acima de 600, em teste realizado após 2009, e só poderá optar por um país entre os 21 disponíveis até o momento. As inscrições para início das atividades no exterior, já no ano que vem, irão até o dia 30 de setembro no site:  http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/chamadas-abertas