segunda-feira, 17 de julho de 2017

Fase sedia 11ª Conferência Municipal de Assistência Social

Na sexta-feira (14) e no sábado (15), a FMP/Fase recebeu a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Garantia de direitos no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social”. O encontro teve como objetivo discutir os avanços na área no último semestre, os desafios, a busca por melhorias no atendimento à população, além de ações para a criação de políticas públicas. A conferência foi realizada pela Prefeitura de Petrópolis, através da Secretaria de Assistência Social em parceira com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).


Créditos: ASCOM/PMP

Créditos: ASCOM/PMP

Fase oferece Licenciatura em Enfermagem


A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para o vestibular. A prova que será aplicada no dia 20 de julho já disponibiliza vaga para os interessados no curso de Licenciatura em Enfermagem.

A partir da Lei de Diretrizes e Bases Nacionais para as Licenciaturas (agosto de 2015), o curso de Licenciatura da Fase é oferecido como graduação e não apenas como uma modalidade de formação em Enfermagem. Antigamente, o aluno ao matricular-se na Enfermagem, cursava automaticamente os dois cursos e poderia optar, no sétimo período, pela Licenciatura ou pelo Bacharelado.

A novidade deste processo seletivo é que ao se matricular o aluno deverá optar pela graduação na licenciatura ou no bacharelado, ou em ambos os cursos, pois serão oferecidos programas específicos de formação docente desde o primeiro período. Sendo assim, depois de formado, o profissional poderá atuar como professor na Educação Básica de escolas públicas e particulares, em cursos técnicos da área de saúde, em especial o curso técnico em Enfermagem, entre outras possibilidades.

“A Licenciatura em Enfermagem vai originar uma nova categoria profissional na formação de docentes em educação básica e ensino técnico na área da Enfermagem. É um novo profissional que poderá galgar importantes espaços, especialmente nas áreas de educação sexual, educação para o trânsito, ciências biológicas e programas de saúde, além do potencial docente em cursos técnicos na área da saúde”, explica Míriam Heidemann, coordenadora dos cursos de Enfermagem da Fase. 

A Licenciatura em Enfermagem oferece 3.235 horas, com nove semestres de duração. O aluno que se forma no curso não é enfermeiro, por isso não terá Registro no Conselho Regional de Enfermagem. No entanto, o profissional terá licença do Ministério da Educação para exercer o magistério.

Outras informações e as inscrições, que devem ser feitas até esta terça-feira (18), estão disponíveis no site: www.fmpfase.edu.br.

Programação da Semana de 16 a 22 de julho de 2017


 
PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

 

 

Programa EM QUESTÃO
Tema: Biopolítica
Terapia genética, clonagem, nanotecnologia. Descobertas científicas que possibilitam hoje modificar toda forma de vida: plantas, sementes, animais, seres humanos. As consequências dessas intervenções podem significar grandes benefícios ou riscos ainda incalculáveis para a humanidade e a natureza como um todo. A vida biológica e a capacidade de recriá-la ou transformá-la estão no centro de uma disputa que envolve o interesse econômico de grandes corporações. Como fazer com que a ética norteie os caminhos e não apenas a lógica do mercado? O episódio sobre biopolítica conta com a participação de Graciela Rodriguez, coordenadora do Instituto Equit.
Em Questão: Domingo, 21h
                    Segunda, 15h
                     Terça, 20h
                     Quarta, 18h
                     Quinta, 12h
                     Sexta, 9h e 21h
                     Sábado, 12h e 18h
               


Programa ARTE & CULTURA                
Tema: Aline Klem – A Superação Através da Arte
É através da arte que Aline Klem tem superado uma fase difícil de sua vida: a Depressão. E entre um quadro e outro, foi criando sua própria identidade. De forma autodidata, desenvolveu um estilo próprio, com telas bem coloridas e fortes, que retratam a perda do movimento dos braços, a angústia, tristeza e melancolia. Sempre focando na temática: Espanto: Gente e bicho, tema este que norteou suas exposições.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
                            Segunda, 18h
                            Terça, 9h e 21h
                            Quarta, 15h
                            Quinta, 20h
                            Sexta, 18h
                            Sábado, 9h e 21h


                     
Programa MINUTO FASE
Tema: Semana de Administração 2017
A gestão esportiva voltada para grandes eventos. Esse foi um dos temas da edição 2017 da Semana de Administração e RH da FMP/Fase. O gestor esportivo e diretor de desenvolvimento da Federação Internacional de Mini-futebol, Alexandre Barros, falou sobre a experiência obtida com grandes eventos esportivos sediados pelo Brasil nos últimos anos, como os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo. Segundo o coordenador dos cursos de Gestão da FMP/Fase, o objetivo da Semana de Administração e RH é trazer para os estudantes temas que atendam às demandas nacionais e também mundiais do mercado de trabalho, como é o caso do marketing esportivo. A intenção é a de agregar mais valor à formação dos futuros profissionais que estudam na instituição.

Tema: Higiene Oral e Biossegurança
Apesar de escovar os dentes ser uma atividade rotineira, quem nunca teve a sensação de que estava higienizando a boca de maneira errada? Ensinar, informar, orientar e aprender, este foi o objetivo da Instrução de Higiene Oral e Biossegurança, realizado pelos alunos do 3º período de Odontologia da FMP/FASE.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa AO REDOR
Tema: Crimes – Forçamento Radioativo – Tecelagem/Turquia:
Representantes do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente alertam para a necessidade de estratégias internacionais para combater os crimes ambientais. O programa revela também que o acúmulo de gases de efeito estufa  na atmosfera bateu novo recorde, intensificando o fenômeno conhecido como “forçamento radiativo”. O episódio mostra ainda como as oficinas de tecelagem e alfaiataria estão abrindo novas perspectivas para refugiados sírios num acampamento da Turquia.
Ao Redor: Terça, 14h30
                 Sexta, 10h
                 Domingo, 13h      


 
FAIXA INTERATIVA 

17 Dia Mundial contra a Seca e a Desertificação/ Dia de Proteção às Florestas

 
Domingo: Em Questão – Sustentabilidade e Mídias Sociais

Segunda: Em Questão – Pagamento Por Serviços Ambientais

TerçaArte & Cultura - Mbyá Rekó: O Jeito De Ser Guarani

Quarta: Em Questão - Alzheimer 

Quinta: Em Questão - Neurociência 

Sexta: Em Questão - Terapia Celular

Sábado: Em Questão - É Possível Ser Feliz No Trabalho? 

Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h

 
PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:

 

Programa TOME CIÊNCIA             
Tema: A Ciência da Velhice
Nosso famoso país de jovens envelhece tão rapidamente que até 2025 já seremos o sexto do mundo em número de idosos. Em 2020 a população começará a encolher e a expectativa de vida aumentará ainda mais. A ciência faz parte do processo, conhecendo e combatendo mais as doenças e o próprio envelhecimento. Mas há quem garanta que nosso sistema de saúde não está preparado para lidar com esse aumento de expectativa de vida: faltam asilos, cuidadores e até o respeito da sociedade. Especialistas nessa nova realidade de um Brasil que envelhece esclarecem no que o conhecimento científico pode ajudar a garantir uma velhice digna.
Tome Ciência: Quarta,21h
                        Domingo, 15h


Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Práticas Integrativas no SUS – Ayurveda
Dando sequência aos programas sobre as práticas integrativas no Sistema Único de Saúde (SUS), a apresentadora, Marcela Morato conversa com a terapeuta ayurveda, Cristiane Ayres, sobre essa filosofia médica milenar indiana, a ayurveda.
Ligado em Saúde: Terça, 8h

    Quarta, 14h       

    Domingo, 19h30

 

Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: Políticas de Controle do HIV/AIDS no Brasil e em Moçambique
Apesar da epidemia de HIV/AIDS ainda não estar sob controle, já é possível observar algumas conquistas. De acordo com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids), entre 2004 e 2014, houve uma redução no mundo de 42% de mortes e de 58% de infecção entre crianças. No entanto, Moçambique, país da África Subsaariana, área mais afetada pelo vírus, registra cerca de 1,5 milhão de pessoas vivendo com HIV e o Brasil, 730 mil. A situação nesses países, sobretudo na África, é tão alarmante que, em 2010, pesquisadores e docentes da Faculdade de Letras e Ciências Sociais, da Universidade Eduardo Mondlane (FLCS/UEM), de Moçambique e a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz), organizaram a coletânea "Políticas de Controle do HIV/AIDS no Brasil e em Moçambique". A publicação traz comparativos entre as realidades dos dois países nas ações de prevenção e controle da infecção. A doutora em sociologia e pesquisadora do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (DISS/ENSP/Fiocruz), Nair Telles e a doutora em Saúde Pública, professora titular da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e chefe do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (DISS/ENSP/Fiocruz), Maria Helena Barros conversam sobre a obra com o apresentador Renato Farias.
Ciência & Letras: Domingo, 14h

                             Segunda, 13h

                             Quinta, 19h30

Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: BA – Salvador
Na capital baiana o CEDEBA, Centro de Endocrinologia e Diabetes da Bahia, é modelo na área de educação e atendimento multiprofissional na América Latina. Num único local, pacientes adultos, idosos e crianças encontram toda assistência necessária para o tratamento adequado da doença. E na periferia de Salvador o projeto Adolescer com Arte, criado na Unidade de Saúde Mata Escura, é exemplo de como falar de questões de saúde para adolescentes.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
                                        Sábado, 14h30


 
Programa EM FAMÍLIA                      
Tema: Vida Acadêmica
A apresentadora, Yasmine Saboya conversa com a doutoranda em engenharia de produção, Bárbara Oggioni; com a professora da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF), Andrea Vale e com o psicólogo do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Fundação Oswaldo Cruz (Cesteh/Fiocruz), Júlio Cesar Bandeira de Melo, sobre a rotina de vida de quem se dedica à pesquisa.    
Em Família: Quarta, 16h

                    Domingo, 22h

           
Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Corrupção
O apresentador do Unidiversidade, Renato Farias conversa com nossos convidados sobre como a educação, a mídia e a história influenciam na cultura da corrupção de um país.
Unidiversidade: Quinta, 16h
                         Domingo, 14h30


Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Natação para crianças e mais “Doutor Google”
O Histórias de Mãe aborda os benefícios da natação para o bebê e as dúvidas mais buscadas no Google, quando o assunto é criança, com a pediatra Maria Beatriz Ribeiro Eckhardt.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
                              Domingo, 13h30


 
Programa FASE.DOC– ONU

Tema: Precisamos falar com os homens? Uma jornada pela igualdade de gênero
O documentário “Precisamos falar com os homens? Uma jornada pela igualdade de gênero” aproxima os homens desse tema tão importante. O objetivo é mostrar que a igualdade de gênero é uma questão que afeta a todos e todas e que, portanto, é benéfica a homens e mulheres. 

Nele investigamos como se formam, se sustentam e de que modo podemos desconstruir os estereótipos de gênero nocivos, que perpetuam o nosso cenário atual. O documentário – uma iniciativa da ONU Mulheres e do Papo de Homem, viabilizada pelo Grupo Boticário – é resultado de uma pesquisa qualitativa que rodou o Brasil e será complementado pela pesquisa quantitativa online ainda em curso.

A desigualdade de gênero é uma das violações mais persistentes de direitos humanos do nosso tempo. Ainda que estejamos caminhando para uma realidade mais igualitária entre homens e mulheres, ainda há muito a se construir.

FASE.Doc: Terça, 18h
                 Domingo, 20h

 
Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Mulheres na Ciência
Em um cenário em que as desigualdades de gênero ainda são enormes, na esmagadora maioria dos setores as mulheres ganham menos do que os homens, e que, apesar dos avanços, ainda há muito a caminhar na luta por igualdade, uma boa notícia chamou a atenção este ano. Houve um significativo crescimento na participação das mulheres na produção científica no Brasil e a metade da ciência no país já é produzida por elas. Segundo o relatório Gender in the global research landscape (Gênero no cenário global de pesquisa, em tradução livre), a proporção de mulheres que publicam artigos científicos cresceu 11% e elas são responsáveis por 49% dos artigos publicados. O relatório apontou ainda que o Brasil é quarto país no mundo na produção de ciência por mulheres. As convidadas são a professora doutora do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Sonia Guimarães; a professora titular do Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Heloisa Boechat; e a diretora do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fundação Oswaldo Cruz, (INI / Fiocruz), Valdiléa Veloso.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
                                  Sábado, 15h


 
Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Saúde da mulher em privação de liberdade
O apresentador Paulo Bellardi conversa com a diretora do Conjunto Penitenciário Feminino de Salvador (BA), Luz Marina Silva e com a detenta, Jucineide Santana Moreira, sobre a saúde da mulher em privação de liberdade.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
                                   Sábado, 19h


 
Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: A saúde está entre nós
O episódio conta a história do Bairro de Vargem Grande (Zona Oeste do RJ) e de seus moradores que plantam e cultivam nos jardins das suas casas plantas frutíferas e medicinais.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
                                 Sábado, 22h


 

Veja também o noticiário: Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30