quarta-feira, 11 de maio de 2016

“Arqueologia Contemporânea” retrata curiosidade de artista

Responsável pela montagem de boa parte das exposições do Centro Cultural da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), em Petrópolis/RJ, o designer, fotógrafo e artista visual, Claudio Partes, assumiu o lado arqueólogo no novo trabalho, em cartaz no espaço. Em “Arqueologia Contemporânea”, ele escavou pontos dos painéis da galeria, voltando ao passado e revisitando pedaços de exposições que passaram pelo Centro Cultural desde que foi inaugurado, há nove anos. Da mistura do antigo com o novo, surgiram outras imagens.

As “escavações” de Claudio Partes se transformaram em uma instalação artística, também aberta ao público, de 14 de março a 30 de abril, descortinando as camadas de pinturas sobrepostas. “O objetivo é provocar reflexões e sensibilizar o público para o entorno que nos cerca, carregados de memórias, histórias e sentimentos, além de levar à reflexão sobre espaço, tempo e memória”, diz Claudio.

Responsável pela programação do Centro Cultural, o coordenador de Projetos e Extensão, Ricardo Tammela, destaca a importância da abertura para as pesquisas artísticas, em um espaço acadêmico. “O Centro Cultural da FMP/Fase, por estar dentro de uma instituição de ensino superior, acaba assumindo um papel importante, próprio das universidades, que é o da pesquisa. Nesse caso, pesquisa no campo da estética, no campo da arte, no campo da cultura, abrindo seus espaços para projetos que tenham essa proposta, como fica explícito na intervenção de Claudio Partes”, conta Ricardo.

Com a montagem da exposição “Brasil-Portugal: o mar que nos separa, a língua que nos une”, no Centro Cultural da faculdade, em 2013, Claudio Partes recebeu o Prêmio Maestro Guerra-Peixe de Cultura, concedido pela Prefeitura de Petrópolis.

A exposição “Arqueologia Contemporânea” ficará em cartaz até o dia 31 de maio. A visitação, que é gratuita, pode ser realizada, de segunda a sexta, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9h às 18h. A FMP/Fase fica na Av. Barão do Rio Branco 1003, no Centro de Petrópolis.



FMP/Fase realiza Missa de Corpos Presentes

A Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) realizou, na última sexta-feira, uma missa em respeito aos corpos que são cedidos à instituição para serem utilizados no ensino dos alunos. A missa acontece todos os anos e reúne professores, alunos e funcionários. Este ano, ela foi celebrada pelo padre André Barbosa.



Alunos de Licenciatura em Enfermagem da FMP/Fase recebem bolsa do programa PIBID

Os alunos da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) vêm realizando, desde 2014, atividades em uma escola pública da cidade, através do PIBID  - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.  Os alunos, que cursam Licenciatura em Enfermagem, têm tido a oportunidade de vivenciar o dia a dia de um professor através da realização de aulas, palestras e projetos que desenvolvem na escola.  Durante esses dois anos de implementação, os alunos já colocaram em prática os projetos: Educação Sexual, Prevenção da Violência Doméstica e Escolar, Orientação para a vida profissional e, o mais recente, Educação nas Relações Étnico-Raciais.

O PIBID é uma iniciativa para aperfeiçoamento e valorização de formação de professores para a educação básica. Ele concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvida por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos são apresentados à Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, fundação do Ministério da Educação (MEC).

Unidade de Saúde da Família promove projeto “Mudas de Amor”

Na última quarta-feira (04), a Unidade de Saúde da Família da Estrada da Saudade colocou em prática o projeto “Mudas de Amor”, que consiste em promover o cultivo de amor na equipe, na comunidade, nas empresas, órgãos públicos, funcionários e outros interessados, através de doação de mudas de plantas (flores, ervas, hortaliças) energizadas com meditação, preces ou o simples cultivo da planta com o pensamento voltado para o sentimento de amor. Na ocasião, alunos da FMP/Fase, junto com a equipe da unidade e com o apoio da Comdep e do Grupo Florescer, distribuíram cerca de 400 mudas de plantas para as pessoas que estavam presentes. Qualquer pessoa pode participar do projeto, deixando uma muda na unidade e levando outra, caso queira. A intenção é que a iniciativa se espalhe por toda a cidade.