quinta-feira, 10 de maio de 2012

Fórum de Pediatria quer discutir novas configurações familiares

Entre os dias 17 e 19 de maio acontece na Faculdade de Medicina de Petrópolis o 11º Fórum Dalva Sayeg da Academia Brasileira de Pediatria (ABP). Com o tema “As transformações da família e da sociedade e seu impacto na infância e juventude”, o evento vai discutir os novos desafios na saúde física e mental de crianças em famílias que fogem ao padrão tradicional, formado por um pai e uma mãe.

“A que mais se destaca é a família monoparental, onde, em geral, a mãe é a única figura de autoridade e proteção“, disse o Dr. José Dias Rego, presidente do Fórum.
Parafraseando um provérbio oriental, o Dr. José Dias revela que a expectativa do evento é “controlar o vento ajustando as velas”. O objetivo é promover o aprendizado e a troca de experiências sobre essa nova realidade com toda a equipe de saúde, com foco no pediatra.
“O pediatra, em especial, pode fazer a diferença nessa rede, pois possui algumas oportunidades em sua prática diária de médico de crianças e adolescentes, lidando com pais e avós, e podendo antecipar a ocorrência de violência familiar contra a criança”, afirmou José Dias.
Para participar do Fórum da ABP, basta se inscrever gratuitamente no site: http://www.fmpfase.edu.br/curso/med/pediatria2012/default.asp. A Faculdade de Medicina de Petrópolis fica na Av. Barão do Rio Branco, 1003, no centro histórico da cidade.

(Clique na imagem para ampliá-la)