terça-feira, 22 de setembro de 2009

Semana Científica 2009

Ousadia e integração foram com essas palavras que o professor João Miranda descreveu a Semana Científica deste ano. Para o organizador houve uma ruptura com a tradição: “Esse temário não estava tão preso às ciências biológicas, foi feita uma reflexão para ser colocada para o Mundo, mais contextualizada”.
Ao total foram 621 alunos inscritos das palestras, mesas de debate ou cursos, número menor que registrado no ano passado (705 em 2008), porém com maior participação desses inscritos. “A XV Semana teve a participação mais entusiasmada dos docentes e discentes, até mesmo por conta do tema. Assuntos importantes e urbanos foram debatidos aproximando a comunidade da compreensão dos grandes determinantes da saúde”, ressalta João Miranda.

Trabalhos Científicos

A comissão científica recebeu 133 trabalhos inscritos e destes 104 foram aprovados.

Menção honrosa:

- Perfil Clínico e nutricional de pacientes admitidos nas clínicas médica e cirúrgica de um hospital de ensino em Petrópolis.

- Perfil Epidemiológico dos pacientes em diálise no HST em 2009.

- Visão de enfermeiros sobre o brincar: um antídoto da dor na hospitalização da criança.

- Equidade na equipe de saúde da família estrada da saudade I.

- Fatores contribuintes para a hospitalização por pneumonia no primeiro ano de vida.

- Análise estratégica do mercado de emissoras de tv no Brasil frente a entrada da nova tecnologia de tv digital .

FMP tem trabalhos aceitos no COBEM

A Faculdade de Medicina de Petrópolis/ FASE vai participar no 47º Congresso Brasileiro de Educação Médica com a apresentação oral e de posteres de alguns trabalhos científicos, entre eles:

-INFLUÊNCIA DE ATIVIDADES EXTRACURRICULAR NO PERFIL DO EGRESSO DA FACULDADE DE MEDICINA DE PETRÓPOLIS ( FMP)

- SESSÕES INTERATIVAS EM EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE –SIEPS: INTEGRANDO ENSINO-SERVIÇO E INTENSIFICANDO O TREINAMENTO DE PROFISSIONAIS E ESTUDANTES-FMP/FASE.

-SESSÕES INTERATIVAS EM EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE –SIEPS: HUMANIZANDO O ATENDIMENTO: OUVINDO E CUIDANDO DA PESSOA.

- ESTIMULANDO CRIATIVIDADE: NOSSAS DESCOBERTAS EM ENFERMARIAS DE ENSINO-CRA/HMNSE-FMP.

- DISCUSSÃO DE PROBLEMAS EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA(DPGO). UMA EXPERIÊNCIA DE 9 ANOS COM PROBLEMATIZAÇÃO INSERIDA EM UM CURRÍCULO TRADICIONAL.

- INCLUSÃO DO ALUNO DISLÉXICO, A PARTIR DA DISCIPLINA DE SEMIOLOGIA, NA FACULDADE DE MEDICINA PETRÓPOLIS (FMP).

- COMITÊ GESTOR DO CENTRO CULTURAL CASA HERCÍLIO ESTEVES: UMA EXPERIÊNCIA DE CO-GESTÃO NA PROMOÇÃO DE ATIVIDADES CULTURAIS NA FACULDADE DE MEDICINA DE PETRÓPOLIS – FASE.

O COBEM 2009 acontece entre os dias 17 e 24 de outubro.
http://www.cobem2009.com.br/

Vem aí o EREM 2009

Acontece durante este fim de semana o Encontro Regional de Estudantes de Medicina RJ/ ES. O XIV EREM será realizado na Faculdade de Medicina de Petrópolis e conta com palestras e atividades culturais para os inscritos.
(Veja programação http://dasefmp.blogspot.com/2009/09/blog-post.html )

O evento ainda conta com a mostra de trabalhos científicos, as inscrições podem ser feitas até o dia 24 de setembro.

Palestra Excelência na Prestação de Serviços



A Faculdade Arthur Sá Earp recebe na próxima quarta - feira David Neeleman, fundador da Azul Linhas Áereas, umas das maiores companhias de aviação do país.
Nascido em São Paulo, David Neeleman é filho de um repórter da UPI que, na época, estava trabalhando no Brasil. Logo que completou 7 anos, a família voltou para os Estados Unidos, para Salt Lake City, em Utah, onde o jovem prosseguiu com os estudos. Anos mais tarde, com 18 anos, retornou ao Brasil, desta vez como missionário Mórmon e foi para o Rio de Janeiro e para o Nordeste, pregar nas favelas. (Similarmente, seu filho mais velho está atualmente em missão no Brasil) De volta aos Estados Unidos, Neeleman começou a vida profissional vendendo pacotes turísticos para o Havaí, depois foi trabalhar na Morris Travel, onde ajudou a transformar a empresa de agência de viagem a arrendadora, e, depois, operadora de aeronaves. Numa ascensão espantosa, a Morris Air acabou sendo comprada pela Southwest, graças à eficiência do esquema criado por Neeleman e equipe.
Na indústria da aviação, várias inovações são atribuídas a David Neeleman, entre elas a invenção do bilhete eletrônico e a TV ao vivo a bordo das aeronaves. Foi ele quem criou a Live TV, empresa que produz e opera um sistema de TV ao vivo para aviões. O executivo também tem participação na Open Skies, uma companhia voltada para a administração de receita, recursos e reservas com base na internet, que vem substituindo os pesados e onerosos sistemas CRS (Computer Reservation Systems) nas companhias aéreas. A Gol, por exemplo, é cliente da Open Skies.
Após a venda da Morris Air, Neeleman ainda trabalhou por seis meses na Southwest e, depois disso, por força de contrato, não podia atuar em outra empresa aérea norte-americana por cinco anos. Foi, então, para Calgary, no Canadá, onde começou a desenvolver e aplicar as idéias inovadoras na WestJet, transformando a companhia em um case de sucesso. Muitos destes conceitos seriam aplicados mais tarde na JetBlue.
A nova companhia começou a ser criada em 1999, tendo como base Nova York, e fez o primeiro vôo em 11 de fevereiro de 2000, entre Nova York - JFK e Fort Lauderdale. No ano seguinte, a JetBlue já foi eleita a melhor em vôos domésticos nos Estados Unidos e daí em diante não parou de colecionar prêmios. Hoje se destaca pela alta qualidade dos serviços oferecidos aos passageiros e conta com mais de 100 jatos A320 e 200 Embraer 190 em operação ou em vias de entrar em serviço. Serve 53 cidades, com 550 vôos diários e diferenciais como, todos os assentos marcados, sem bilhetes.
A empresa diferencia-se pela alta qualidade dos serviços, recebendo prêmios desde sua fundação. Ao mesmo tempo, a companhia vem experimentando um vigoroso crescimento, com vendas na casa de US$ 3 bilhões ao ano.
Fundou a Azul em 03 de janeiro de 2008, para oferecer no mercado brasileiro a mesma qualidade de serviços que seus clientes dos Estados Unidos e do Canadá já se acostumaram.
A empresa já conta com 12 aviões, e já transportou mais de 850.000 clientes.

* Clique nas fotos abaixo para ler a matéria publicada na revista Dinheiro - 24/06/2009