quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Médicos e acadêmicos debatem emergência hospitalar



As áreas de urgência e de emergência hospitalar estarão em debate, de 31 de agosto a 4 de setembro, em Petrópolis. Preocupados com os problemas nesses setores no dia a dia, os estudantes da Liga Acadêmica de Terapia Intensiva da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) promoverão um encontro sobre o tema, com formato de curso e médicos convidados. O objetivo é o aprimoramento dos alunos e dos profissionais de Enfermagem e Medicina.

"O Curso de Terapia Intensiva da Liga é o único curso dentro da faculdade que aborda temas de Medicina Intensiva, que tem crescido muito nos últimos anos, principalmente entre os médicos recém-formados. Como esses assuntos não são muito abordados, por isso o curso é tão importante. Nele os alunos podem apronfundar seus conhecimentos dentro da área de Medicina Intensiva", diz Carolina Zanin, representante da Liga.

A programação começa dia 31, às 18h30, discutindo a “Sepse”, com Luis Eduardo Fontes, formado na FMP/Fase, pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), em Educação Médica pela Unifesp e pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Ele coordena a UTI adulto do Hospital Alcides Carneiro, em Petrópolis. Às 19h30, o tema será “Choque e drogas vasoativas”, com Phelipe Cardoso, também formado pela FMP/Fase e pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia.

No dia 1, às 18h, o “Neurointensivismo” será abordado por Aline dos Santos Carvalho, intensivista titulada pela AMIB, pós-graduada em Neurointensivismo pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês e mestranda em Neurologia. No mesmo dia, às 19h30, Debora Machado falará da “Parada cardiorrespiratória”. Ela é formada pela FMP/Fase, com formação em Cardiologia pelo Instituto Nacional de Cardiologia, e atua no hospitais Alcides Carneiro e da Unimed, em Petrópolis.

A “Insuficiência renal aguda” vai ser abordada por Daniela Colombo, no dia 2, às 18h30. Ela é mestre em Clínica Médica e pós-graduada em Homeopatia. Às 19h30, o “Tromboembolismo pulmonar” será enfocado por Hugo Nascimento, formado pela FMP/Fase, pós-graduado em Terapia Intensiva, e que está se especializando em Medicina Intensiva no Hospital de Força Aérea do Galeão e em Medicina Aeroespacial. Às 20h15, Bruno Henrique Guimarães Mendes, especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria e que também está se especializando em Medicina Aeroespacial, discutirá o “Delirium”.

No dia 3, às 18h30, Luis Arnaldo Pereira, especialista em Infectologia e professor de Doenças Infectoparasitárias da FMP/Fase, falará sobre “Antibioticoterapia em UTI”. Às 19h30, o tema será “Monitorização hemodinâmica”, com Flavia Barros, especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e em Terapia Intensiva pela AMIB, e professora de Clínica Médica da FMP/Fase.

Dia 4, às 18h30, a “Síndrome coronariana aguda” vai ser debatida por Rodrigo Saraiva, formado pela FMP/Fase e pelo Instituto Nacional de Cardiologia, que atua na Unidade Coronariana do Hospital Santa Teresa e é professor de Clínica Médica na FMP/Fase. Às 19h30, o curso tratará de “Emergências em Diabetes Mellitus”, com André Bezerra, formado pela FMP/Fase, especialista em Endocrinologia e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e da Endocrine Society.

FMP/Fase realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho

 

Organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), a FMP/Fase, está recebendo a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). A SIPAT, através de palestras, gincanas, sorteios de brindes, teatro e atividades motivacionais, tem como objetivo, desenvolver a consciência e orientar o trabalhador sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, criando uma atitude vigilante no funcionário, que lhe permita conhecer e solicitar as correções necessárias a fim de tornar o ambiente de trabalho mais seguro, em um processo de melhoria contínua.

A palestra de abertura, realizada no auditório do Centro Cultural pelo professor Paulo Sá, na segunda-feira (24), abordou o assunto “Ecovila”. A programação segue com debates sobre campus sustentável, segurança no trabalho, ginástica laboral, mitos e verdades sobre a saúde dos seus dentes, dependência química – alcoolismo e a importância da alimentação saudável.

“A realização da SIPAT possui inúmeras vantagens à empresa, entre as quais podemos destacar: Promoção à vida e a saúde dos trabalhadores, motivação dos funcionários, bem-estar no ambiente de trabalho, conscientização e mobilização dos funcionários acerca da importância da segurança e saúde do trabalho e valorização da marca e da credibilidade da empresa, perante os funcionários e a sociedade, em geral”, explica Cláudia Barcelos, Presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Fase recebe evento com o objetivo de facilitar pesquisas acadêmicas para os alunos




A Biblioteca Central da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMPFase) recebeu, nesta terça-feira (25), a apresentação da plataforma ClinicalKey, o primeiro mecanismo de percepção clínica, destinado a compreender a forma como os profissionais da área médica buscam por informações e procuram respostas. O evento contou com sorteio de kits, brindes e livros para os alunos.

“Com o advento das novas tecnologias, vieram novos métodos de utilização e com isso os meios eletrônicos. A Instituição tem investido pesado com essa tecnologia. Nós somos umas das primeiras instituições a incorporar a base de dados para respaldar a nossa comunidade acadêmica. São inúmeros os benefícios que a faculdade tem, dentre eles: uma excelência da formação dos nossos corpos docente e discente, uma ótima bibliografia e corpo docente atualizado com a informação científica mundial, além de fornecer aos alunos um acesso restrito e geral aos conteúdos”, explica Volmer Gerônimo, Bibliotecário da FMP/Fase.

A plataforma oferece respostas rápidas porque reconhece conceitos clínicos relevantes em tempo real. À medida que você escreve, atalhos aparecem para que você encontre o conteúdo de maior relevância clínica no topo da página de resultados. “Eu uso o Clinicalkey para pegar alguns livros que não estão disponíveis na biblioteca e nele também eu encontro arquivos que não são fáceis de encontrar na internet e é tudo oferecido de graça”, argumenta Isabel Pereira Costa, estudante de Medicina do 4º ano da FMP. 

“O Clinicalkey é uma plataforma de busca clínica que contém acesso a mais de 1100 títulos disponíveis em texto completo e mais de 600 revistas também disponíveis em texto completo. Além disso, nós temos monografia, diretrizes, imagens e vídeos. Todos disponíveis para que o aluno consiga acessar e consiga complementar seus estudos em sala de aula”, finaliza Laís Junqueira, Gerente de desenvolvimento de contas do Clinicalkey.