segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Programação Fase TV - de 08 a 14 de fevereiro

Programas produzidos pela FASE TV:

·         Programa Arte & Cultura                Tema: “Monte Roraima”:

o    Localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, o Monte Roraima foi escalado pela primeira vez em 1884, por uma expedição britânica chefiada por Everard Ferdinand im Thurn.  Apesar das diversas expedições posteriores, sua fauna, flora e geologia ainda permanecem largamente desconhecidas. O episódio fala sobre a ecologia e a mística do monte Roraima pelos olhos do biólogo e cineasta Ricardo Braun.

·         Programa Minuto Fase                   Tema: “Exposição Itinerante 280 Dias”:

o   Quando gravidez e adolescência ocorrem juntas, o somatório de mudanças agrava os riscos de crises e conflitos. A exposição itinerante “280 dias: adolescência e gravidez”, realizada pela FMP/Fase em parceria com a prefeitura de Petrópolis capacitou monitores nas comunidades, para que eles se tornem multiplicadores desse conhecimento. A primeira comunidade a receber o projeto foi a Madame Machado, em Itaipava.


·         Programa Em Questão                   Tema: “Equidade”:
o    Equidade é sinônimo de igualdade, justiça social. O último relatório divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento revela que o mundo nunca esteve tão rico, mas também está cada vez mais desigual. No planeta, 1% da população mais rica detém 40% dos bens globais, enquanto 2 bilhões e 200 milhões de pessoas vivem na miséria ou no limiar da pobreza. O programa ouve a opinião da doutora em Ciência Política e especialista em direitos humanos, Sônia Fleury.

·         Programa Ao Redor                         Tema: “Tartarugas Marinhas”:

o    O programa mostra projetos comunitários de preservação da maior tartaruga marinha, a de couro, no segundo principal berçário da espécie no planeta: as ilhas de Trinidad e Tobago, no Caribe. 

·         Programa Cinema Livre                 Tema: “Advogados contra a ditadura: por uma questão de justiça 
o    Com a instauração da ditadura militar através de um golpe das Forças Armadas do Brasil, no período entre 1964 e 1985, o papel dos advogados na defesa dos direitos e garantias dos cidadãos foi fundamental no confronto com a repressão, ameaças e todo tipo de restrições. "Os Advogados contra a Ditadura" propõe uma profunda reflexão sobra a época em questão, relembrando, através de depoimentos e registros de arquivos, a relevante e ativa participação dos advogados contra as imposições do autoritarismo e na luta pela liberdade. Dirigido por Silvio Tendler, o filme faz parte do Projeto Marcas da Memória da Comissão de Anistia.

·         Programa Faixa Interativa              Arte & Cultura – Tema: “Comunidades Tradicionais”:
o    Guardiãs das nossas memórias mais ancestrais, as comunidades tradicionais enfrentam uma série de desafios para continuar a preservar esses fragmentos da nossa identidade cultural. Entre as ameaças, a dificuldade em manter o próprio território, que muitas vezes é alvo da especulação imobiliária. O programa mostra a importância das comunidades para a cultura brasileira e a mobilização para preservar esse patrimônio, com depoimentos de representantes de quilombolas, caiçaras e indígenas.

Programas produzidos pelo Canal Saúde da FIOCRUZ:

·         Programa Ligado em Saúde          Tema: “Sexo compulsivo”:
o    Pesquisas comprovam que 2 a 6 % da população do mundo sofre de compulsão sexual. A psiquiatra e professora da faculdade de medicina da Universidade de São Paulo, Carmita Abdo explica esse comportamento e também das consequências para a vida e fala sobre o tratamento.
·         Programa Ciência e Letras                        Tema: “Livro, um produto coletivo”:
o    O editor científico, Carlos Machado de Freitas e a professora e pesquisadora da ENSP/Fiocruz, Cristiani Vieira Machado conversam sobre o processo criativo do livro que, por mais que haja um autor, envolve uma coletividade de profissionais determinantes para o sucesso ou fracasso de um projeto editorial.
·         Programa Canal Saúde na Estrada         Tema: “AL-Arapiraca”:
o    O projeto ‘Saúde que vem da terra: farmácia viva’ é uma iniciativa da escola Benjamin Felisberto da silva, que tem como o objetivo prevenir e promover a saúde das crianças com o uso das plantas medicinais. O Pai Coruja é um projeto conhecido como pré-natal masculino e tem como um dos objetivos estreitar as relações entre o homem e o bebê desde a gestação da mulher.
·         Programa Unidiversidade                          Tema: “Matemática”:
o    O programa fala sobre o que é a matemática, enquanto ciência e mercado de trabalho. O que estudam os pesquisadores, a evolução da matéria e a utilização no dia a dia. Gravado no Instituto de Matemática Pura e Aplicada/RJ.
·         Programa Em Família                                 Tema: “Doenças graves e traumas”:

o    Dificuldades em enfrentar doenças graves e mortes afetam milhares de pessoas a cada dia e transformam as vidas de inúmeras famílias. Conversam conosco o agente de conscientização da lei seca, Thiago Torquato, a arte educadora, arte-terapeuta, artista plástica, Rosana Maia, a psicóloga e coordenadora de saúde mental do INTO, Bianca Ribeiro.

Moeda Comemorativa

A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) foi agraciada com a Moeda Comemorativa dos 50 anos da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM). A honraria foi concedida a instituições que fazem parte da história da associação. A ABEM tem como principais objetivos o aprimoramento da educação médica, o apoio e aperfeiçoamento da Pesquisa Científica na área das Ciências da Saúde e o aperfeiçoamento contínuo do pessoal docente das Faculdades e Escolas de Medicina.