sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Alunos de Enfermagem e Nutrição da FMP/Fase doam itens de higiene pessoal para hospital da cidade


Através do projeto intitulado FASE de Solidariedade, acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Nutrição da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) proporcionaram um fim de ano mais digno para os pacientes do Hospital SOC, em Corrêas. Juntos, os alunos arrecadaram 343 itens de uso pessoal, como fraldas geriátricas, escovas e pastas de dente, lâminas de barbear, xampus, sabonetes, gase, absorventes, esparadrapos e até mesmo pares de meia, que foram entregues na última quarta-feira (26).

Segundo a aluna Gabriela Beck, do curso de Enfermagem, a ideia surgiu de uma conversa durante o intervalo das aulas. “Nós estávamos conversando no almoço sobre a precariedade desse tipo de material em algumas unidades de saúde do município, com base em depoimentos de funcionários da área. Por isso tivemos a ideia da campanha”, conta.

De acordo com José Ricardo Tavares, supervisor plantonista da Enfermagem do Hospital SOC, a unidade, que possui administração mista, funciona 24h em regime de longa permanência, atendendo a cerca de 300 pacientes nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e assistência social. “Nós temos pacientes que vivem aqui, sendo muitos deles moradores de rua e sem família. Nesses casos, a assistente social entra em contato com o Ministério Público para tentar conseguir verba e comprar o material de higiene pessoal para eles. Por isso essas doações são tão importantes”, explica.

Os alunos pretendem arrecadar ainda mais itens de uso pessoal no ano que vem, contando com a colaboração dos petropolitanos e comerciantes locais. “A gente procurou fazer essa campanha com item de higiene pessoal porque era o que estava mais em falta no SOC, até porque lá tem algumas pessoas sem família e essa parte de higiene pessoal acaba ficando mais prejudicada”, comenta a aluna Juliana dos Santos. 

A campanha, realizada entre 21 de novembro e 22 de dezembro deste ano, foi uma iniciativa dos alunos Gabriela Beck, Letícia Rodrigues, Ingrid Fernandes, Juliana dos Santos, Anna Claudia Serra, Flávia Nunes, Marcelle Barreto, Rayan Rezende - todos do curso de Enfermagem, e Aparecida Romão - do curso de Nutrição. 

Da esquerda para a direita: Juliana dos Santos, Gabriela Beck, 
José Ricardo Tavares e Anna Claudia Serra



Faculdade de Medicina de Petrópolis abre inscrições para Residência Médica


A Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) já abriu as inscrições para o Concurso de Residência Médica para o ano de 2013 nas áreas de Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade, Obstetrícia e Ginecologia e Pediatria. A novidade para este ano é a firmação do convênio da instituição com o INCA - o que permitirá aos residentes fazerem um módulo da pós-graduação no instituto. O cadastro pode ser realizado no site da faculdade (http://www.fmpfase.edu.br/curso/med/Resid2013/) até o dia 27/01/13 mediante o pagamento da taxa de R$ 100.

Os alunos serão treinados nos serviços próprios da FMP/Fase, do Hospital Alcides Carneiro (HAC), nos serviços conveniados entre a faculdade e a Secretaria Municipal de Saúde, e outros. No total, serão 2.880h anuais de curso com uma bolsa auxílio que será estabelecida por resolução da Comissão Nacional de Residência Médica.


Concurso de Residência Médica 2013 da FMP/Fase

Inscrições: 27/12/2012 a 27/01/2013
Postagem de documentação: até 27/01/2013
Prova objetiva: 01/02/2013, às 9h
Divulgação do gabarito: 01/02/2013
Entrevista técnica e análise curricular: 18/02/2013 a 20/02/2013
Resultado final: 21/02/2013
Matrículas: 22 a 23/02/2013 E 25 a 26/02/2013
Início das atividades: 01/03/2013