sexta-feira, 22 de novembro de 2013

40 anos depois...


Na manhã desta sexta-feira (22), a FMP/Fase recebeu a visita de cerca de 40 ex-alunos de Medicina, formados no ano de 1973. Eles participaram de uma visita guiada ao campus, coordenada pela professora Maria Thereza de Sá Earp e pelo diretor da FMP, Paulo César Guimarães, uma vez que não conheciam as instalações novas da faculdade, pois completaram os estudos no antigo prédio, no bairro Estrada da Saudade. 


O encontro foi movido por muita emoção, já que eles tiveram a oportunidade de se reencontrar e pôr o papo em dia, afinal foram anos e anos de convívio. 









CIPA da FMP/Fase tem novos membros para 2014

Foi realizada, na tarde dessa quinta-feira (21), a posse dos novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da FMP/Fase, para o ano de 2014. A comissão tem como objetivo prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, por meio da identificação de riscos e da elaboração do mapa de risco, a partir de verificações periódicas e da participação dos trabalhadores.

A primeira reunião com os novos membros está marcada para o dia 15 de dezembro e todos receberão treinamento. As atas das reuniões, atividades e demais informações referentes à CIPA podem ser obtidas no site http://sites.fmpfase.edu.br/cipa/.


A CIPA é regulamentada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) do artigo 162 ao 165 e pela Norma Regulamentadora 5 (NR-5), contida na portaria 3.214 de 08.06.78 baixada pelo Ministério do Trabalho.


Os novos membros da CIPA 2014 são:

Representantes do Empregador

Presidente - Regina Shiraisch Bosio
Efetivos - Maria Teresa Pesenti  Ramos
Efetivo - Antônio Jorge Anastácio do Valle
Suplente - Rodrigo de Oliveira Antunes
Suplente - Elizabeth Claudio Stumpf
Secretário - Guilherme Fraga Nunes

Representantes dos Empregados

Vice Presidente - Alex Fabiano da Silva Benedito
Efetivo - Valdecir Murilo da Silva
Efetivo - César Danilo Sá de Almeida
Suplente - Yuri Queros Armando
Suplente - Adélia da Silveira Seixas
Suplente - Adriano Abreu Silva








Posto de Saúde da Família realiza festa de Fim de Ano para a comunidade

Na tarde desta quinta-feira (21) foi realizada a festa de Fim de Ano do Posto de Saúde da Família do bairro Machado Fagundes, unidade da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), que contou com lanches e brincadeiras para os participantes. A festa também teve a presença do Papai Noel, que distribuiu presentes a cerca de 60 crianças da comunidade.

O coral da Legião da Boa Vontade (LBV) também participou da festa, com canções natalinas, e os comerciantes locais e os alunos do curso de Medicina, Enfermagem e Nutrição ajudaram na organização da festa.



Fase participa do Petrópolis Gourmet com dicas sobre alimentação

Além de uma programação de dar água na boca, o 13º Petrópolis Gourmet tem atividades de orientação nutricional, a cargo da Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Fase. A instituição, que patrocina mais uma vez o evento, oferece palestras e oficinas gratuitas de manipulação de alimentos, conduzidas por alunos e professores do curso de Nutrição. 

Nesta sexta-feira (22), será realizada a oficina sobre Sucos Funcionais, com utilização de frutas tropicais, com a profª da FMP/Fase, Elenice Araújo, e a aluna de Nutrição Juliana Milone Garcia, às 17h, no  Shopping Vilarejo, em Itaipava. As oficinas têm como inscrição a doação de um quilo de alimento, para o Banco Rio de Alimentos, do Sesc Rio.

A primeira oficina ocorrida no dia 21, no Palácio Quitandinha, teve o tema “Jeitinho Brasileiro - utilização dos alimentos sem desperdício”, coordenada também pela professora Elenice Araújo e a aluna de Nutrição Juliana Milone Garcia.

Além das oficinas, a Fase promove uma edição especial da Feira Mãos Que Criam, no Mercado Gourmet do evento, no Palácio Quitandinha. Das 10h às 22h, ocorre a exposição de artesanato e de produtos alimentícios, produzidos pelos moradores das comunidades atendidas pelos Postos de Saúde da Família da faculdade. O objetivo é fortalecer a economia local e a autoestima dos pacientes e comunidade.

O festival também divulga o projeto Anel de Solidariedade, da  Fase, instalando coletores de anéis de latas de bebidas em todos os restaurantes participantes. O material será entregue à faculdade para ser convertido em cadeiras de rodas, que são doadas às comunidades atendidas pelos Postos de Saúde da Família, administrados pela instituição.

Todas as informações sobre a participação da faculdade no Petrópolis Gourmet estão disponíveis também no estande da Fase, montado no Palácio Quitandinha. A programação completa do evento está em www.petropolisgourmet.com.br.


Palácio Quitandinha sediando o evento 13º Petrópolis Gourmet.

Oficina “Jeitinho Brasileiro - utilização dos alimentos sem desperdício”, coordenada pela professora Elenice Araújo e a aluna de Nutrição Juliana Milone Garcia, no Palácio Quitandinha, no dia 21.


Feira Mãos que Criam no Mercado Gourmet, no Palácio Quitandinha.

Ações sociais também estão no cardápio do Petrópolis Gourmet

O XIII Petrópolis Gourmet oferece na programação o tempero da solidariedade com projetos sociais desenvolvidos pela Faculdade de Medicina de Petrópolis/Fase.  Entre as ações está uma edição especial da Feira Mãos Que Criam, no Mercado Gourmet montado no evento, no Palácio Quitandinha. Outro destaque é a campanha do Anel de Solidariedade, da FMP/Fase, que recolhe anéis de latas de bebidas para serem trocados por cadeiras de rodas.

Até domingo, das 10h às 22h, o visitante do Mercado Gourmet pode conferir a exposição de artesanatos e de produtos alimentícios produzidos pelos moradores das comunidades de Petrópolis atendidas pelos Postos de Saúde da Família parceiros da faculdade. O objetivo é fortalecer a economia solidária e a autoestima dos pacientes e comunidade.

Com mesas de artesanato, produtos alimentícios e roupas em exposição, a Feira Mãos que Criam também é uma opção para quem começa a procurar presentes para o Natal.

O Petrópolis Gourmet divulga ainda o projeto Anel de Solidariedade, instalando coletores de anéis de latas de bebidas em todos os restaurantes participantes. O material será entregue à faculdade depois para ser repassado à empresa Frato Ferramentas, que doa as cadeiras de rodas que são utilizadas pelas comunidades atendidas pelos Postos de Saúde da Família.

Criado em 2012, o projeto já arrecadou mais de uma tonelada de anéis de latinhas. Nesse período, o material foi convertido em 13 cadeiras de rodas repassadas a famílias carentes da cidade. A ideia de começar a campanha foi lançada por quatro alunas da Faculdade de Medicina de Petrópolis/Fase.