segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Programação da Semana de 08 a 14 de outubro de 2017



PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

 
Programa EM QUESTÃO
Tema: Infarto
A cada dois minutos, um brasileiro morre em decorrência de problemas cardíacos. As doenças cardiovasculares também são a principal causa de morte no mundo. A Organização Mundial da Saúde fez um alerta: se medidas de prevenção não forem tomadas, a proporção de casos vai crescer ainda mais. A previsão para o Brasil, por exemplo, é de um aumento de 250 por cento nos próximos 25 anos. Nosso convidado é o cardiologista Valter Gabriel Maluly.
Em Questão: Domingo, 21h
                     Segunda, 15h
                     Terça, 20h
                     Quarta, 18h
                     Quinta, 12h
                     Sexta, 9h e 21h
                     Sábado, 12h e 18h
               


 
Programa ARTE & CULTURA                
Tema: Começaria Tudo Outra Vez: Um Tributo a Gonzaguinha
Romântico, político, moleque e rebelde. As diferentes facetas do cantor e compositor Gonzaguinha estão presentes no roteiro do espetáculo “Começaria tudo outra vez - As canções do Gonzaguinha”. Um show que conta e canta a vida do artista, com seus grandes sucessos, transportando o público para uma viagem no tempo, recheada de emoção. No elenco, Roberta Spindel e Marcus Brandão interpretam as músicas de Gonzaguinha. A dupla conta com o talento dos músicos: Guilherme Menezes (Guitarra), Gabriel Gravina, Victor Brun (Piano); Bruno Marques (Flauta), Ares D'Athayde (Bateria) e Carlos Henrique de Souza (Baixo).
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
                            Segunda, 18h
                            Terça, 9h e 21h
                            Quarta, 15h
                            Quinta, 20h
                            Sexta, 18h
                            Sábado, 9h e 21h                     


 
Programa MINUTO FASE
Tema: Pit Stop da Saúde
O frio e a chuva não desanimaram a equipe do Pit Stop da Saúde – projeto da FMP/Fase em parceria com o Lions Clube de Petrópolis e o Centro Brasileiro de Cursos (CEBRAC). Quem passou pela Praça Sant’Anna e São Joaquim, em Cascatinha, no Dia Nacional da Saúde,  teve acesso a exames de vista, orientações nutricionais, atividades sobre primeiros socorros com a Liga de Trauma e Emergência da FMP/Fase, informações sobre infecções sexualmente transmissíveis, e aferição de pressão e glicemia. O evento também contou com a participação dos residentes de Nutrição e Enfermagem e da equipe do Ambulatório Escola da FMP/Fase. Na ocasião, os interessados ainda puderam se cadastrar no banco de empregos do CEBRAC Petrópolis e tirar dúvidas sobre a retirada da carteira de trabalho.

Tema: Profissões: Licenciatura em Enfermagem
Enfermagem não se limita ao trabalho em hospitais e clínicas. Um campo importante é o da Educação em Saúde. Tanto na formação de novos profissionais quanto na comunidade. O professor enfermeiro pode atuar na promoção da saúde e na prevenção de doenças, realizando trabalhos educativos na comunidade, também pode dar aulas teóricas e práticas em cursos técnicos, sejam de nível médio, seja em escolas profissionalizantes, para formar auxiliares de enfermagem.

Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

 
Programa AO REDOR
Tema: Futebol
O futebol como instrumento de mudanças sociais. O programa traz três iniciativas que estão ajudando a melhorar a vida de centenas de crianças e adultos, através do esporte: Nas Ilhas Maldivas, ao sul do continente asiático, o Ao Redor apresenta a primeira equipe feminina de futebol do arquipélago – jovens que entram em campo prontas para vencer os preconceitos de gênero. A brincadeira com a bola também tem ajudado crianças que vivem num campo de refugiados da Síria a vencer os traumas da guerra O episódio mostra ainda um exemplo de solidariedade: craques internacionais participam de um jogo contra a pobreza, na Suíça.
Ao Redor: Terça, 14h30
                 Sexta, 10h
                 Domingo, 13h      


 
Programa COMO VAI VOCÊ?
Tema: Egressos de Medicina – Turma 1996 – Luciana Paez

Neste episódio, a cardiologista Luciana Paez, do Rio de Janeiro, que há 16 anos trabalha no hospital Barra D’Or, conta como construiu o amor pela profissão ao longo do curso na Faculdade de Medicina de Petrópolis
“Como vai você?”: Nos intervalos, ao longo da programação.

 
FAIXA INTERATIVA 

 
Outubro Rosa

 
Domingo: Arte & Cultura - Série Mulheres - Ivna Maluly

Segunda: Sala de Convidados - Câncer: Fatores de Risco e Prevenção

Terça: Em Questão - Mamografia

Quarta: Em Questão - Como Lidar com o Diagnóstico do Câncer

Quinta: Em Questão - Saúde Mamária

Sexta: Ligado em saúde - Mastectomia e reconstrução da mama +  Em Família - Vivendo com doenças crônicas

Sábado: Em Questão - A Evolução no Tratamento do Câncer

Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h

 
PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:

 
Programa TOME CIÊNCIA             
Tema: As desconhecidas novas espécies
Bem em frente à praia de Ipanema, fica um arquipélago, chamado das Cagarras – como foi batizado pelos nossos descobridores, por conta da brancura criada pelos excrementos das aves que habitam as ilhas. Nos passeios e mergulhos por lá, se percebe que as águas não são tão limpas. Mas o que quase ninguém sabia, até poucos anos atrás, é que estas ilhas escondiam centenas de espécies de plantas e animais, que recentemente foram registradas por pesquisadores do Instituto Mar Adentro. Do outro lado do país, na Amazônia, pesquisadores do Museu Paraense Emílio Goeldi descreveram recentemente mais de 169 espécies de animais e plantas. E ainda há muito a se descobrir sobre essas desconhecidas novas espécies. Nossos convidados explicam a importância delas para o mundo.
Tome Ciência: Quarta, 21h
                        Domingo, 15h


 
Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Consciência Corporal
Estar consciente dos próprios movimentos e postura é algo que ajuda a ter mais qualidade de vida. O Ligado em Saúde vai falar sobre como despertar essa consciência e cuidar melhor do próprio corpo. A apresentadora Marcela Morato conversa sobre o assunto com a fisioterapeuta Elizabeth Dantas.
Ligado em Saúde: Terça, 8h

    Quarta, 14h       

    Domingo, 19h30

 
Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: A Obra de Nei Lopes
O apresentador Renato Farias conversa com o poeta, escritor, cantor e compositor, Nei Lopes sobre o seu primeiro livro de poemas chamado Incursões sobre a pele.
Ciência & Letras: Domingo, 14h

                             Segunda, 13h

                             Quinta, 19h30

 
Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: MA/RJ - Açailândia e Rio de Janeiro Vigilância Popular em Saúde
Pequiá de Baixo, no município de Açailândia, Maranhão, e Santa Cruz, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro. Duas localidades com o mesmo problema: São vizinhas de indústrias mineradoras e sofrem com a excessiva poluição gerada por estas empresas. Uma poeira carregada de metais carcinogênicos e causadores de doenças respiratórias e de pele. Amparadas pelo Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, da Fiocruz, entre outras instituições, os comunitários se organizaram e aprenderam como fazer vigilância em saúde nas áreas afetadas, mapeando e monitorando a qualidade do ar. A comprovação dos danos causados à população e ao meio ambiente se torna uma importante ferramenta de luta por justiça e pelo direito à saúde.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
                                        Sábado, 14h30


 
Programa EM FAMÍLIA                      
Tema: Agentes Comunitários de Saúde
Peça fundamental nas engrenagens do SUS, os agentes comunitários de saúde são parte essencial da Estratégia de Saúde da Família. São aqueles profissionais que conhecem a comunidade e as famílias, sabem das histórias de cada um e chegam mais pertinho dos usuários do Sistema Único de Saúde.
Em Família: Quarta, 16h

                    Domingo, 22h

           
Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Observatório das favelas
Como o próprio se define, “uma organização da sociedade civil de pesquisa, consultoria e ação pública dedicada à produção do conhecimento e de proposições políticas sobre as favelas e fenômenos urbanos, que busca afirmar uma agenda de Direitos à Cidade, fundamentada na ressignificação das favelas”.
Unidiversidade: Quinta, 16h
                          Domingo, 14h30


 

Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Cuidados com a beleza da Gestante
O “Histórias de Mãe” conversou com a ginecologista e obstetra, Dra. Ana Claudia Seidinger sobre os cuidados com a beleza e saúde da gestante. Além disso, a consultora de moda Suellen de Oliveira mostra como ficar bonita pagando pouco, com dicas de roupas que você deve ter no armário e como combiná-las. E quem sabe você ganhar um dinheiro com as roupas que você tem em casa e não usa mais?!
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
                              Domingo, 13h30


 

Programa FASE.DOC– ONU
Tema: O morador de rua não precisa só de comida, precisa de saúde e educação
A falta de acesso a moradia é um drama crescente em todo o mundo. Neste 20 de fevereiro, que marca o Dia Mundial da Justiça Social, o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) aborda o tema com uma reportagem produzida no Rio de Janeiro, onde cerca de 15 mil pessoas vivem sem acesso a moradia, segundo a Prefeitura do Rio.

Tema: Afronte Negra!
“Afronte Negra!” – de Carina Aparecida dos Santos – é um dos filmes vencedores do I Concurso de Vídeos da ONU Nelson Mandela. A iniciativa da premiação é do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) no CCBB Rio de Janeiro no último dia 21 de setembro – o Dia Internacional da Paz. A partir de uma linguagem poética, o vídeo traz reflexões sobre o histórico de injustiças e o horizonte de resistência que demarcam as vidas das mulheres negras.

Tema: Metade iraniana, metade brasileira
Jaleh Hashemi é iraniana e veio para o Rio de Janeiro em 2012 para fazer mestrado em engenharia. Hoje, Jaleh é casada com um brasileiro e se considera metade iraniana e metade brasileira. Ainda assim, ela já enfrentou preconceito. Confira nessa matéria especial do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio).

Tema: Uma alagoana no Rio de Janeiro contra o preconceito
Victória Régia nasceu em Atalaia, interior de Alagoas. Quando era pequena, se mudou para São Paulo e atualmente reside no Rio de Janeiro. A estudante conta que já ouviu comentários preconceituosos contra migrantes nordestinos. Confira nessa matéria especial do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio).

 
Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Vigilância Popular em Saúde
Como é a participação popular na vigilância em saúde? O movimento de Reforma Sanitária, responsável pela criação do Sistema Único de Saúde (SUS) lançou os fundamentos para uma vigilância popular em saúde. Mas será que esse modelo está pautando as práticas nos dias de hoje? O Sala de Convidados discute Vigilância Popular em Saúde com o pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ Fiocruz, Alexandre Pessoa; com o menbro do Coletivo de Vigilância Popular em Saúde Martha Trindade/ RJ, Flávio Rocha; com o técnico em Saúde Pública do LAboratório de Toxicologia - CESTEH/Fiocruz, Leandro Carvlho e com a educadora Popular e Pesquisadora Social do Instituto PACS, Marina Praça.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
                                  Sábado, 15h


 

 
Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Sanitarista Paulo Amarante
Voltando à série do Bate Papo na Saúde sobre grandes sanitaristas, o programa traz como convidado para uma enriquecedora conversa o sanitarista, professor, pesquisador titular e coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (LAPS-ENSP/Fiocruz), Paulo Amarante.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
                                   Sábado, 19h


 

Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Refloresta (ANA)
No começo dos anos 80, agricultores do sul do Brasil, expulsos de sua região pelo latifúndio, chegaram à fronteira do acre com Rondônia para ocupar terras públicas. Enquanto tentaram reproduzir no norte os modelos de produção que utilizavam no sul, atravessaram um difícil período de pobreza e precariedade. Mas o aprendizado com extrativistas locais, a formação de uma associação e a reorientação radical da produção em direção ao extrativismo de produtos da floresta transformaram suas histórias. Em Nova Califórnia, Rondônia, vamos conhecer o projeto Reca, cooperativa que produz e comercializa em escala produtos da floresta amazônica.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
                                 Sábado, 22h


 

 

Veja também o noticiário: Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30