quarta-feira, 12 de julho de 2017

Fase promove capacitação de cozinheiros que atuam na rede pública de ensino


A primeira turma do curso de capacitação para cozinheiros que atuam na rede pública de ensino de Petrópolis, promovido pela Escola de Nutrição e Gastronomia da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) em parceria com a Prefeitura Municipal de Petrópolis, terminou os estudos no último dia 05. Cozinheiros de diferentes unidades de educação da cidade foram capacitados a manipular os alimentos com segurança, aplicando as boas práticas higiênico-sanitárias, além de aprenderem a utilizar os alimentos de forma integral, preservando ao máximo os nutrientes e adquirindo informações de como higienizar as hortaliças de forma correta e segura para o consumo.
“Diversas pesquisas demonstram que a sanitização e a manipulação de alimentos em escolas frequentemente são inadequados, em especial a higienização das mãos do manipulador e dos alimentos, bem como o controle de temperatura e condições de estocagem. O adequado treinamento dos manipuladores de alimentos tem sido identificado como o principal fator de controle da segurança sanitária de alimentos em escolas”, explica Caroline Geoffroy, professora do curso de Nutrição da FMP/Fase.

O curso foi realizado no Laboratório de Técnica Dietética da FMP/Fase e abordou temas importantes para o conhecimento das merendeiras que atuam no contato direto com a alimentação das crianças que estudam na rede pública de ensino do município, como casos da doença celíaca e da intolerância à lactose, estando preparadas para elaborar receitas considerando tais restrições alimentares.
“Nosso interesse em capacitar os cozinheiros da rede pública é atender tanto o nosso público dos Centros de Educação Infantil, quanto o público das unidades escolares de maneira geral, que tenham intolerância à lactose e ao glúten. Temos alguns casos na rede e sentimos a necessidade de capacitar os nossos cozinheiros. Esse curso será oferecido para várias turmas com 20 alunos, para que possamos capacitar em torno de 400 a 500 cozinheiros da rede. Nossa intenção é formar novas turmas e oferecer também outros cursos na área de Nutrição e Gastronomia”, frisa Márcia Regina Cardoso, diretora do Departamento de Capacitação e Formação Profissional da Secretaria Municipal de Educação.

Os alunos tiveram aula teórica sobre Boas Práticas de Higiene e Manipulação de Alimentos, com aulas práticas para desenvolverem receitas para celíacos e intolerantes à lactose, aproveitamento integral de alimentos e higienização de hortaliças.

“Aprendemos muito sobre o grande valor nutricional que os alimentos têm e que muitas vezes a gente acaba jogando esses produtos fora, por acharmos que não têm muita importância. No decorrer do curso, pude aprender algumas receitas que posso colocar em prática no dia a dia. Foi um desafio lançado e, agora, mãos à obra”, destaca Carlos Augusto da Silva, cozinheiro da Escola Municipal Professor Flávio Maciel.
A capacitação dos cozinheiros também favorece a disseminação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos do 5º e 6º períodos do curso de Nutrição da FMP/Fase, que participam do projeto. “Montamos receitas com o objetivo de reaproveitar totalmente os alimentos, muitas vezes descartados, como os talos e as cascas, que podem ser reaproveitados de outra forma, evitando o desperdício. Escolhemos receitas de biscoito de laranja, que utiliza a casca da fruta, bolo de casca de banana, salpicão com a casca da melancia, entre outras”, avalia Bruna Paulino Cardoso, aluna de Nutrição da FMP/Fase.
 





 

Fase oferece curso de extensão em Planejamento e Controle Gerencial


Com o objetivo de capacitar os profissionais para atuação como gestores em empresas públicas ou privadas de pequeno e médio porte, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para o curso de extensão em Planejamento e Controle Gerencial.
O responsável pelo curso é o professor Luiz Guilherme Ferreira Dias, formado em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio, com pós-graduação em Finanças pelo IBMEC. Mestre em Economia Empresarial pela UCAM, com sólida experiência como Executivo, Consultor, Empresário e Professor. Além disso, já recebeu o Prêmio ABAMEC na categoria Analista de Valores Mobiliários.

Entre os temas que serão abordados em sala de aula estão os paradigmas atuais da Gestão, Empresas feitas para durar, Mitos Empresariais, Lições de Sucesso, Ciclo de Vida das Organizações; A Estratégia: Definição e Conceitos, Formulação (Planejamento) versus Implementação (Execução e Controle); Planejamento e Controle na Dinâmica das Organizações Modernas, Modelos de Gestão Estratégica: Modelo de Adizes, Modelo Balanced Scorecard, Modelo de Porter e o Sistema de Planejamento e Controle Empresarial: Desenho do Sistema, Tipos de Controle, Processo de Controle, Mensuração, Controle e Avaliação, além dos Sistemas Orçamentários.
As aulas serão realizadas nos dias 29 de julho, 05 e 12 de agosto de 2017 (sábados), das 08h30 às 17h30, no campus da FMP/Fase. As inscrições estão disponíveis no site: http://www.fmpfase.edu.br/curso/2017_Curso/2417ControleGerencial2017/ e devem ser realizadas até o dia 26/07.