sexta-feira, 11 de maio de 2018

Programação da Semana de 13 a 19 de maio de 2018


PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

 

Programa EM QUESTÃO

Tema: Autismo e Nutrição

O transtorno do espectro autista é caracterizado pelo atraso no desenvolvimento das habilidades sociais, comunicativas e de aprendizagem. Mas a síndrome vai bem além. Afeta várias áreas do organismo, incluindo o metabolismo e a percepção dos sentidos. As disfunções sensoriais estão presentes em quase 80% das crianças com autismo. Esse problema tem impacto direto na alimentação. Nas últimas décadas, vários estudos têm mostrado que uma abordagem nutricional adequada tem contribuído para reduzir sintomas e melhorar a qualidade de vida desses pacientes. Um trabalho multiprofissional, que inclui a fonoaudiologia e a terapia ocupacional. O Em Questão sobre autismo e nutrição tem como convidadas a nutricionista Juliana Schaefer e a fonoaudióloga Marcela Stilpen, que atuam no GAAPE, Grupo Amigos dos Autistas de Petrópolis.

Em Questão: Domingo, 21h

Segunda, 15h

Terça, 20h

Quarta, 18h

Quinta, 12h

Sexta, 9h e 21h

Sábado, 12h e 18h

 

Programa ARTE & CULTURA

Tema: Série "O Universo do Palhaço" – Programa 2 – A Rua Como Palco

No segundo episódio da série O Universo do Palhaço, o Arte & Cultura fala das festas populares e das apresentações nas ruas. O encontro com o público sem nenhuma expectativa prévia, sem formalidades. O programa traz a história de dois grupos que transforam o mundo em casa e as praças, parques e avenidas em palco: O Teatro Circense Andança, de Petrópolis, e o Gigantes da Lira, do Rio de Janeiro. Nossos artistas falam de suas inspirações e da coragem de viver o palhaço de cada um por inteiro.

Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h

Segunda, 18h

Terça, 9h e 21h

Quarta, 15h

Quinta, 20h

Sexta, 18h

Sábado, 9h e 21h

Programa MINUTO FASE

Tema: Capacitação Docente 2018.1

Duas vezes por ano, o Núcleo Pedagógico da FMP/Fase promove uma semana inteira de atividades voltadas para a capacitação dos profissionais de ensino da faculdade. A iniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento Docente da instituição. Este ano, o foco das oficinas foi a qualidade de vida do professor. Os docentes puderam aprender técnicas vocais e de meditação. Os participantes também mergulharam no universo da criatividade para descobrir como diminuir as barreiras entre as gerações.

 

Tema: Ensaio Fotográfico de Gestantes – AMBE

Os jardins do Museu Imperial foram o cenário escolhido pelas futuras mamães que participam do Curso de Gestantes do Ambulatório Escola da FMP/Fase para um ensaio fotográfico. A iniciativa visa estimular o vínculo entre mãe e filho e fortalecer a família. O Curso para Gestantes do Ambulatório Escola foi criado em 2007. Durante os encontros, as futuras mamães são orientadas sobre os cuidados higiênicos com o recém-nascido, o aleitamento materno, o parto, o planejamento familiar, e sinais de alerta produzidos pelo bebê.

Tema: Questão de Gênero – 23ª Semana Científica

 

O acolhimento sem discriminação às pessoas trans, tanto na atenção básica quanto na atenção especializada foi um dos temas discutidos na 23ª Semana Científica da FMP/Fase. O debate contou com a participação da consultora técnica da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual do Rio de Janeiro. O atendimento integral de saúde no SUS é garantido por lei. Entre os direitos previstos na legislação estão: o uso do nome social, e o acesso à hormonioterapia e às cirurgias de adequação do corpo à identidade de gênero.

 

Tema: Internacionalização - Palestra Consulado Canadense

Conhecer um pouquinho do Canadá e suas diversas oportunidades de programas acadêmicos, intercâmbios e bolsas de estudos. Essa foi a proposta da palestra “Estude no Canadá”, uma parceria da FMP/Fase com o consulado canadense. A vice-cônsul do país no Rio de Janeiro, Raphaelle Lapierre-Houssian, apresentou um panorama das oportunidades oferecidas para os estudantes. São mais de 15 mil programas de graduação e pós-graduação. O Canadá é responsável por 2,8% da pesquisa científica mundial. Quem participou da palestra teve a chance de descobrir novas possibilidades de aperfeiçoamento cultural e profissional. Parcerias como essa tem o objetivo de ampliar as oportunidades de internacionalização para os alunos da FMP/Fase. Um caminho para preparar os jovens universitários para um mercado cada vez mais global.

 

Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

 

Programa AO REDOR

Tema: Energia Solar/Ásia – Gastronomia/Peru – Aleitamento/China

O programa mostra que a venda de sistemas individuais de energia solar vem disparando na Ásia, em substituição ao uso de combustíveis mais caros. O equipamento também está facilitando o acesso à educação. No Peru, uma revolução gastronômica está promovendo a valorização de ingredientes ancestrais,

garantindo alimentos mais nutritivos nos cardápios e mais qualidade de vida para os agricultores tradicionais dos Andes. O episódio mostra ainda o vídeo de

conscientização utilizado pelo Unicef e pela Organização Mundial da Saúde para incentivarem o aleitamento materno na China.

Ao Redor: Terça, 14h30 Sexta, 10h

Domingo, 13h

 

Programa COMO VAI VOCÊ?

Tema: Egressos de Enfermagem – Turma de 2011 - Camila Mendoza

Neste episódio, a enfermeira Camila Mendoza narra sua trajetória na FMP/Fase, desde o ingresso na faculdade até sua atuação como professora no curso de Enfermagem. Camila fala da emoção de rever a turma, que se formou em 2011, e classifica a graduação como “um divisor de águas” em sua vida.

“Como vai você?”: Nos intervalos, ao longo da programação.

 

FAIXA INTERATIVA

13- Dia de Luta contra a Discriminação Racial

18 - Dia Internacional da Luta Antimanicomial

18 - Dia Nacional do Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

DOMINGO: Em Questão – Racismo e Saúde Mental

SEGUNDA: Em Questão - Cotas raciais e Genética

TERÇA: Em Questão - Cultura Afro-brasileira

QUARTA: Em Questão - Psicofobia

QUINTA: Em Questão - Esquizofrenia

SEXTA: Em Questão - Nise da Silveira e as Mudanças no Conceito de Saúde Mental

SÁBADO: Em Questão - Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

 

Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h

 

PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:

 

Programa TOME CIÊNCIA

Tema: Burocracia x Ciência

Um exemplo de dificuldades burocráticas que quase impediu o Brasil de desenvolver a primeira linhagem de células tronco nacionais: um líquido especial, que vem do Canadá e precisa ser conservado numa temperatura de menos 73 graus, ficou retido em pleno calor da Alfândega do Rio, obrigando os cientistas a fazerem um revezamento durante dias para levar gelo seco para preservar o produto até conseguir liberar a importação. Sem esse líquido, o “emitízer”, era impossível desenvolver as pesquisas. Neste caso os pesquisadores acabaram encontrando uma solução criativa ao criar uma nova substância sensível, o “mêizer”, que custou um quarto do preço da substância importada. Mas nem sempre é assim neste jogo entre burocracia e ciência: pesquisadores narram casos de aparelhos danificados, amostras congeladas derretidas e dificuldades de contratação de pessoal, entre muitos outros. Por isso eles defendem mudanças na burocracia que atravanca o progresso da ciência.

Tome Ciência: Quarta, 21h

Domingo, 15h

Programa LIGADO EM SAÚDE

Tema: Álcool na Gravidez

A pediatra e coordenadora da Campanha da SAF – RJ, Leda Aquino explica como é prejudicial o consumo de álcool na gravidez para a saúde do bebê com desenvolvimento de graves transtornos.

Ligado em Saúde: Terça, 8h

Quarta, 14h

Domingo, 19h30

 

Programa CIÊNCIA & LETRAS

Tema: Medicalização e Psiquiatria

“Estaríamos ficando cada vez mais doentes? Ou estaríamos a cada dia ficando mais saudáveis, já que gastamos mais com saúde?” Os autores partem desse questionamento para discutir a problemática da medicalização, sobretudo no que se refere ao sofrimento psíquico. Eles chamam atenção para o fato de que experiências comuns e naturais da nossa existência têm sido consideradas passíveis de serem tratadas e resolvidas com medicamentos. As consequências individuais e sociais desse problema são analisadas pelos autores, que também fazem um alerta sobre os prejuízos causados por uma nefasta aliança entre a psiquiatria e a indústria farmacêutica. Com linguagem acessível, esta obra objetiva ampliar o debate sobre a medicalização do sofrimento psíquico, incluindo, em especial, aqueles que sofrem com ela. O apresentador Renato Farias conversa sobre o livro com os autores, o médico psiquiatra e pesquisador ENSP/Fiocruz, Paulo Amarante; e com o psicólogo e pesquisador ENSP/Fiocruz, Fernando Freitas.

Ciência & Letras: Domingo, 14h

Segunda, 13h

Quinta, 19h30

 

Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA

Tema: SC - Imbituba PSE / Arte por toda parte

Em Imbituba, litoral sul de Santa Catarina, saúde e educação andam de mãos dadas. Lá fomos conhecer uma bela experiência do Programa Saúde na Escola. Além serem feitas avaliações antropométricas e de acuidade visual, o município criou o “Teatro do PSE” que aborda temas como obesidade, saúde bucal, auditiva e ocular, combate ao Aedes aegypti, incentivo à atividade física e prevenção de DST/Aids. Após a apresentação teatral as temáticas são debatidas dentro do currículo escolar com a participação de diversos profissionais do SUS. E neste ínterim também conhecemos um projeto singular: o “Arte por toda parte”. Idealizado por uma professora da Escola Padre Itamar Luiz da Costa, do bairro Guaiúba, envolve escola, unidade de saúde, pais, colaboradores e alunos. Práticas de música, teatro e pintura se integram a atividades terapêuticas e oficinas de nutrição em busca de uma linguagem sensível para incentivar hábitos saudáveis, além de promover talentos e resgates culturais.

Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h

Sábado, 14h30

Programa EM FAMÍLIA

Tema: Coletivamente

A apresentadora Yasmine Saboya conversa com a professora FACC/UFRJ, Rita Afonso; com o Coletivo AME, Leo Gonzaga; e com o paisagista e minhocultor, Manfred Bert sobre uma reflexão mais profunda de que na natureza humana há uma tendência a viver em sociedade e que ao realizar esta inclinação o homem realiza o seu próprio bem.

Em Família: Quarta, 16h

Domingo, 22h

 

Programa UNIDIVERSIDADE

Tema: Assédio – Parte 2

Relações de poder, constrangimento, repetição... Nesse segundo programa sobre assédio, discutiremos racismo, machismo, LGBT fobia e outros preconceitos que vivemos numa sociedade.

Unidiversidade: Quinta, 16h

Domingo, 14h30

 

Programa HISTÓRIAS DE MÃE

Tema: Petrópolis para crianças e educação ambiental

O “Histórias de Mãe”, mostra como Petrópolis pode ser tranquilo para as crianças. A apresentadora, Daniele Moreira, foi curtir com a família um piquenique no parque Cremerie, da iniciativa” Petrópolis para as crianças”, que divulga eventos para a criançada. Uma tarde super gostosa, com brinquedos antigos, troca de livros e teatro infantil. O programa também aborda o cuidado com o meio ambiente e o quão importante é aprender a preservar o mundo desde cedo. As crianças de uma escola realizaram o plantio de uma hortinha, que você pode fazer com o seu filho, mesmo morando em apartamento.

Histórias de Mãe: Quarta, 20h30

Domingo, 13h30

 

Programa FASE.DOC

 

Tema: Baixada Nunca Se Rende

"Baixada Nunca Se Rende" é um documentário independente que mostra o potencial da música e das artes para transformação da realidade da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. O filme mostra como cidadãos, jovens, músicos e artistas se uniram para promover os direitos humanos e o desenvolvimento sustentável em uma das regiões metropolitanas mais violentas do mundo. Dirigido pela documentarista brasileira Juliana Spinola e pelo documentarista italiano Christian Tragni, o filme conta a história do coletivo aberto de músicos chamado Baixada Nunca Se Rende. Produzido em janeiro e fevereiro de 2017 em Belford Roxo, Nova Iguaçu e Duque de Caxias, o filme é parte do projeto-piloto "Música para Avançar o Desenvolvimento Sustentável" do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/Centro RIO+), uma iniciativa inédita que usa a música e arte para traduzir a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável em ações concretas. O projeto-piloto do Rio de Janeiro está sendo agora replicado em Moçambique.

 

Tema: Judoca Rafaela Silva critica racismo em abordagem policial

“Desce! Desce!” Foi com essas palavras e com arma em punho que um policial abordou a judoca Rafaela Silva. Em fevereiro deste ano, a atleta foi parada por agentes de segurança quando estava num táxi indo do aeroporto Tom Jobim para Jacarepaguá, bairro onde mora, na zona oeste do Rio de Janeiro. Em entrevista à ONU, a campeã olímpica lembra o ocorrido e questiona: se fosse uma pessoa de cor diferente, o tratamento não seria o mesmo.

FASE.DOC: Terça, 18h

Domingo, 20h

 

Programa SALA DE CONVIDADOS

Tema: Febre Amarela

Após o aumento no número de casos da febre amarela, que preocupou as autoridades sanitárias, muita desinformação circulou por meio do boca-a-boca e das mídias sociais. Macacos ainda vêm sendo vítimas da desinformação e têm sido mortos por pessoas que desconhecem a importância desses animais na prevenção da febre amarela e os culpam de forma errada pela doença. Boatos sobre a segurança e a eficácia da vacina também foram disseminados, atrapalhando a estratégia de combate à febre amarela. Para somar vozes confiáveis e informações seguras à discussão sobre a febre amarela, o programa esclarece todas as questões sobre o atual estágio de disseminação da doença, tira dúvidas sobre a vacinação e o fracionamento das doses, explica o ciclo de transmissão e o papel dos vetores e discute as estratégias de combate e prevenção que vêm sendo adotadas. Os convidados são o pesquisador do Laboratório de Pesquisa Clínica em Doenças Febris Agudas do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), André Siqueira; o consultor científico do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz), Reinaldo Menezes; e a entomologista pesquisadora do Laboratório de Mosquitos Transmissores de Hematozoários do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Dinair Couto Lima.

Sala de Convidados: Segunda, 21h

Sábado, 15h

 

Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE

Tema: Intervenção Federal na Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro

O apresentador Paulo Bellardi conversa sobre a Intervenção Federal na Segurança Pública do Rio de Janeiro, com o consultor de segurança do Viva Rio, Coronel Ubiratan Angelo; e com o Promotor do Ministério Público – RJ, Emerson Garcia. O decreto assinado por Michel Temer e aprovado na Câmara nomeia como interventor o general do Exército Walter Souza Braga Netto, chefe do Comando Militar do Leste, e terá duração até o dia 31 de dezembro de 2018.

Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30

Sábado, 19h

 

Programa: CURTA AGROECOLOGIA

Tema: Taco de Terra (ANA)

No Zona da Mata Sul de Pernambuco, agricultores familiares estão propondo alternativas ao destrutivo cultivo de cana de açúcar e já fornecem alimentos saudáveis para as populações da região.

Curta Agroecologia: Segunda, 16h

Sábado, 22h

 

Veja também o noticiário: Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30.