segunda-feira, 2 de julho de 2018

Curso de Psicologia objetiva currículo interdisciplinar


Com o objetivo de difundir saberes e expandir os conhecimentos dos alunos de Psicologia, o curso da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) vem incorporando a sua grade curricular palestras que envolvam saberes de outras áreas do conhecimento, através do Café Filosófico Quântico, projeto de extensão já existente na instituição, que busca promover reflexões acerca dos dilemas humanos. Na última quinta-feira (28), o curso promoveu um encontro para debater filosofia e os vários aspectos da ciência.

A programação contou com palestrantes interdisciplinares, com professores da FMP/Fase e de outras instituições, como o Instituto Teológico Franciscano. Os especialistas abordaram sobre a saúde ambiental, espiritual e a bioética, consciência quântica, filosofia na educação, o quantum nosso de cada dia, a utilidade da filosofia, e ecoteologia.

“Para nós, do ponto de vista franciscano, interessa também dialogar com outras áreas da ciência. Eu tenho interesse interdisciplinar e acredito que para vocês terem uma visão do ponto de vista da teologia ajuda muito, especialmente com o que eu vejo aqui na Faculdade de Medicina, com o cuidado que vocês têm com a vida”, conta o Frei Ludovico Grarmus, do Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis.

Essa novidade no curso de Psicologia vem para enriquecer o currículo, que já conta com o diferencial de oferecer 5 das 6 ênfases profissionais da área. Agora, com a inclusão desses debates na graduação, os alunos podem ter um contato maior e mais aprofundado com outras áreas e especialistas, aplicando esses novos saberes com o olhar do psicólogo.

“Para mim foi um privilégio poder participar porque tivemos essas pessoas de grande importância palestrando, que são mestres e doutores em diversas áreas e com múltiplos olhares dentro da filosofia. Vimos um pouco de teologia, física, filosofia na educação, e isso tudo contribui muito para a nossa área”, explica a aluna do 3º período de Psicologia, Priscila Vogel.

Ainda na ocasião, foram comemorados os 10 anos do Café Filosófico Quântico, projeto de extensão da FMP/Fase que busca fazer essa aproximação entre alunos e profissionais e as mais variadas áreas. “Nós estamos muito felizes porque a proposta do projeto era exatamente a reunião das três grandes áreas: ciências biológicas, ciências humanas e ciências exatas. E, reunindo elas, associar com os demais saberes. Dentro disso, nós viemos ao longo desses 10 anos desenvolvendo eventos que ajudassem as pessoas a assimilarem o que era esse pensar”, celebra a professora da FMP/Fase, Marcia Varricchio.


O curso de Psicologia da FMP/Fase tem como objetivo também incorporar em sua grade curricular saberes de outras áreas do conhecimento.
 
Essas palestras são uma novidade no curso de Psicologia e que vêm para enriquecer o currículo, que já conta com o diferencial de oferecer 5 das 6 ênfases profissionais da área.


                                      
 Os especialistas abordaram sobre a saúde ambiental, espiritual e a bioética, consciência quântica, filosofia na educação, o quantum nosso de cada dia, a utilidade da filosofia, e ecoteologia.
 

Programação da Semana de 1 a 07 de julho de 2018


 
PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

 

Programa EM QUESTÃO
Tema: Educação Inclusiva
Segundo dados do último censo do IBGE, 24% dos brasileiros convivem com algum tipo de deficiência. São mais de 46 milhões de pessoas. Gente que, apesar dos avanços das últimas décadas, enfrenta muitos obstáculos para exercer plenamente sua cidadania. No que se refere à educação, houve crescimento no número de matrículas em todos os segmentos, desde a educação infantil até o ensino superior. Mas o percentual de escolas preparadas para receber esses estudantes ainda é baixo. Os pesquisadores Cristina Rabelais e Miguel Abud, do Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social, o Nippis, uma parceria da FMP/Fase com a Fiocruz, são os convidados do programa sobre educação inclusiva.
Em Questão: Domingo, 21h
Segunda, 15h
Terça, 20h
Quarta, 18h
Quinta, 12h
Sexta, 9h e 21h
Sábado, 12h e 18h

 
Programa ARTE & CULTURA
Tema: Série Talentos Universitários – Marcio Rodrigues: Um acrobata a serviço da dança
Marcio Rodrigues deu os primeiros passos na dança aos 12 anos e não parou mais, sempre tendo as acrobacias como marca registrada. Com o grupo MaPa Dance experimentou o crescimento profissional. Há 5 anos, Marcio tornou-se também professor. Ele dá aulas em duas escolas de dança de Petrópolis. Mas na hora de escolher a faculdade, a vida levou o bailarino para outros caminhos. Marcio cursa Enfermagem na FMP/Fase, onde criou o Projeto Dança gera Saúde, aliando os conhecimentos e a técnica do ballet com a sua atual área de formação. O projeto conta com a participação de alunos e professores da faculdade.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
Segunda, 18h
Terça, 9h e 21h
Quarta, 15h
Quinta, 20h
Sexta, 18h
Sábado, 9h e 21h

Programa MINUTO FASE
Tema: Oficina Gastronômica - Vale do Carangola
Receitas saudáveis e de baixo custo. Essa foi a proposta da oficina gastronômica realizada por alunos extensionistas da FMP/Fase no Vale do Carangola. Desta vez, a atividade foi voltada para as crianças da comunidade. O objetivo é combater o alto índice de obesidade entre os pequenos. De forma leve e divertida, os estudantes dos cursos de Medicina e Nutrição ensinaram a importância de mudar alguns hábitos alimentares e também como preparar pratos nutritivos e acessíveis.

Tema: Horta Comunitária – Vale do Carangola
A criação de uma horta comunitária na Escola Municipal Lucia de Almeida Braga é a mais nova etapa do projeto de extensão universitária Vale do Carangola, desenvolvido por alunos da FMP/Fase na comunidade petropolitana. A iniciativa partiu de estudantes do curso de Nutrição após a constatação de um grande número de crianças obesas e com sobrepeso no bairro. A ideia é incentivar o consumo de alimentos saudáveis, garantindo o acesso – no quintal da escola – a verduras e frutas fresquinhas e sem agrotóxicos. Além de hortaliças foram plantadas árvores frutíferas.

Tema: Projeto Caxambu – Vídeo 2
Os estudantes que participaram do projeto "Resgatando a nossa história – Profissão Escolar: Nosso Caxambu" apresentaram a versão final dos vídeos que produziram na comunidade onde vivem. Imagens e depoimentos que relembram acontecimentos do passado num cenário bem conhecido por essas crianças e adolescentes. Fatos marcantes ou curiosos do bairro, que não estão em nenhum livro: apenas na memória dos moradores. Informações que agora fazem parte também do repertório de descobertas desses jovens estudantes. O projeto é o resultado da parceria da FMP/Fase com a Escola Municipal Abelardo de Lamare, no bairro Caxambu, zona rural de Petrópolis.

Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa AO REDOR
Tema: Lâmpadas solares de garrafa
O programa acompanha a história de um empreendedor social das Filipinas que conseguiu, de forma simples e barata, diminuir o sofrimento das famílias que não tem acesso à energia: As lâmpadas solares de garrafa. Uma tecnologia desenvolvida com a ajuda de jovensuniversitários dos Estados Unidos.
Ao Redor: Terça, 14h30
Sexta, 10h
Domingo, 13h

Programa COMO VAI VOCÊ?
Tema: Carolina Torres – Nutricionista - Turma de 2013
Nutricionista, mestre em Psicologia, e empreendedora, Carolina Torres é a responsável técnica por uma empresa de massas, tem consultório próprio e é uma das donas da MarmiFit, empresa de comidas congeladas saudáveis. Essa versatilidade, ela atribui à formação profissional que recebeu na FMP/Fase e ao estímulo recebido dos professores. Formada em 2013, Carolina participou do Seminário de Nutrição da faculdade apresentando aos alunos sua experiência no mercado.
"Como vai você?": Nos intervalos, ao longo da programação.

FAIXA INTERATIVA

DOMINGO: Arte & Cultura – Chutando o Balde

SEGUNDA: Arte & Cultura – Sob Efeito

TERÇA: Arte & Cultura – The Fog Session

QUARTA: Arte & Cultura – Bruno Belo

QUINTA: Arte & Cultura – Caxote

SEXTA: Arte & Cultura – Solstício do Som

SÁBADO: Arte & Cultura – Quitandinha

 
Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h

PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:

Programa TOME CIÊNCIA
Tema: As muitas formas de educação científica
Divulgar os benefícios da ciência ajuda a estimular vocações e permite a defesa de mais recursos para as pesquisas. Consequentemente, mais desenvolvimento, mais avanços. Mas já há quem conteste o rumo do próprio desenvolvimento baseado nas novas tecnologias. Afinal, houve época em que a ciência podia tudo e que tudo seria possível no mundo a partir dos conhecimentos científicos. De repente, o louvado DDT, o pesticida que permitiu o aumento da produção agrícola, revelou-se desastroso para a saúde. Os CFCs dos sprays, geladeiras e ar condicionado começaram a abrir um buraco na camada de ozônio e tiveram de ser retirados de cena. Consta que os primeiros e verdadeiros divulgadores da ciência foram os gregos, com sua preocupação de ensinar a arte de pensar e duvidar; valorizando o pensamento como a grande força da vida humana. Repensar e definir o tipo de difusão e educação científica que queremos é o desafio dos convidados do programa.Participantes: Maria de Fátima Brito Pereira, socióloga, diretora executiva da Casa da Ciência – o centro cultural de ciência e tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – foi eleita presidente da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência. Henrique Lins e Barros, doutor em física e pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, já foi diretor do Museu de Astronomia e Ciências Afins, outro espaço dedicado à popularização da ciência, é autor de filmes e obras de divulgação científica e integra o Conselho Editorial do Tome Ciência desde os anos 80. Nélson Maculan Filho, doutor em engenharia de produção, também conselheiro do programa desde o início, já foi reitor da UFRJ, Secretário Nacional de Educação Superior e Secretário de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Rui Cerqueira Silva, doutor em zoologia de vertebrados, é professor titular do Departamento de Ecologia do Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com ampla experiência na preparação de professores do ensino médio.
Tome Ciência: Quarta, 21h
Domingo, 15h

Programa LIGADO EM SAÚDE
Tema: Rouquidão
A fonoaudióloga, coordenadora do Programa de Saúde Vocal do Professor da Prefeitura do Rio de Janeiro, Juliana Ferrer explica as principais causas da rouquidão, aborda casos em que a voz é o instrumento de trabalho da pessoa e ensina práticas que ajudam a evitá-la.
Ligado em Saúde: Terça, 8h
Quarta, 14h
Domingo, 19h30

Programa CIÊNCIA & LETRAS
Tema: Luiz Carlos Lacerda e Victor Arruda
O programa promove o reencontro de dois grandes amigos, o cineasta Luiza Carlos Lacerda e o artista plástico Victor Arruda. Lacerda, que dirigiu a cinebiografia de Leila Diniz nos anos 1980, também realizou o curta-metragem "Esta pintura dispensa flores", sobre a produção artística de Arruda, que aborda temas como sexualidade, homofobia e racismo. O apresentador Renato Farias vai conversar com eles sobre a vida e a obra de ambos.
Ciência & Letras: Domingo, 14h
Segunda, 13h
Quinta, 19h30

Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA
Tema: SC - Florianópolis / Agricultura Urbana e Saúde
Mostraremos o Programa Municipal de Agricultura Urbana de Florianópolis (SC), que espalhou hortas comunitárias pela cidade, como forma de dar destino ao lixo orgânico produzido no município, e de quebra ajuda a manter a capital catarinense como uma das cidades mais saudáveis do país.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
Sábado, 14h30

Programa EM FAMÍLIA
Tema: Separação e Filhos
Uma separação por si só já é bastante dolorida. Quando há filhos envolvidos, as coisas costumam ficar ainda mais difíceis. Qual o modelo para não prejudicar as crianças? Guarda compartilhada, divisão do tempo, visitas programadas? Quem tem prioridade na decisão e por que? E quando os pais não chegam a um acordo sobre os filhos? Essas e outras delicadas questões foram debatidas com a advogada, Hivyelli Brandão; com o profissional de marketing, Vinícius Lima; e com a técnica de enfermagem, Jane Olindo.
Em Família: Quarta, 16h
Domingo, 22h

 
Programa UNIDIVERSIDADE
Tema: Gestão das águas no Brasil
O Brasil tem uma posição privilegiada no mundo devido à fartura de água do país como um todo. Ele conta com 12% dos recursos hídricos do planeta. Recentemente, o Brasil foi palco do 8º Fórum Mundial da Água e do Fórum Alternativo Mundial da Água. Nesse contexto, o programa discute a gestão das águas no Brasil.
Unidiversidade: Quinta, 16h
Domingo, 14h30

Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Aleitamento Materno e Banco de leite
No Histórias de Mãe, será abordado o tema aleitamento materno e também como funciona o Banco de leite, do Hospital Unimed.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
Domingo, 13h30

Programa FASE.DOC
Tema: Argentina: uma biblioteca digital para todos
Por meio de financiamento da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), e em colaboração com editoras argentinas, a Tiflolibros, uma biblioteca digital para cegos, produziu 800 livros didáticos em espanhol. As obras são para pessoas com deficiência visual ou com incapacidade de leitura de material impresso. O acesso a estes livros foi facilitado pelo Tratado de Marrakech – cujo nome oficial é Tratado de Marrakech para facilitar o acesso a obras publicadas às pessoas cegas, com deficiência visual ou com outras dificuldades para acessar texto impresso, adotado em junho de 2013. A Argentina foi um dos Estados que adotou a convenção internacional.

Tema: ‘Olimpíadas’ no Líbano devolve a palestinos o direito de brincar
No Líbano, uma competição tem aproximado comunidades e devolvido a crianças e adolescentes o direito de brincar. As miniolimpíadas para jovens palestinos e libaneses é realizada todos os anos, com apoio da ONU, e celebra o direito de toda criança de brincar e praticar esportes. Conheça nesse vídeo especial o ‘Palestiniadi’. Mais: bit.ly/onu-infancia.

Tema: Projeto já reciclou 260 toneladas de resíduos orgânicos em dois anos no Rio
Ao perceber que muitas pessoas se incomodavam com o resíduo orgânico e buscavam uma solução para dar o destino correto na hora do descarte, idealizador do ‘Ciclo Orgânico’ começou a oferecer o serviço de coleta e compostagem desse material. Só na cidade do Rio de Janeiro, o orgânico representa pouco mais da metade de todos os resíduos produzidos. Iniciativa amplia ação em prol de um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, mais especificamente o que busca assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

Tema: Com apoio da UNESCO, Gana preserva reserva florestal e apoia comunidades
A Reserva da Biosfera de Bia, em Gana, é uma das três reservas na África que se beneficiou do projeto ‘Economia Verde em Reservas da Biosfera: um meio para conservação da biodiversidade, redução da pobreza e desenvolvimento sustentável na África subsaariana’. O objetivo do projeto era diversificar a economia das comunidades que vivem nas Reservas da Biosfera e ao seu redor, a fim de reduzir a dependência excessiva de recursos florestais, como os produtos florestais não madeireiros. O objetivo final é melhorar o status socioeconômico das comunidades locais e conservar a biodiversidade.
FASE.DOC: Terça, 18h
Domingo, 20h

 
Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Farmanguinhos Fundamental
O programa trata do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) fundamental para fornecer fármacos ao SUS. Farmanguinhos atua nas áreas de pesquisa, educação, inovação tecnológica e produção de medicamentos. O assunto reuniu o diretor de Farmanguinhos, Jorge Mendonça; o ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão e o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz, Marco Aurélio Krieger.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
Sábado, 15h

 
Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Reunião Preparatória - Abrascão 2018
O 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, mais conhecido como Abrascão, será realizado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, entre 26 e 29 de julho. Promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o Abrascão é uma construção feita por muitas mãos e cabeças. Para chegar ao evento, reuniões e seminários preparatórios são realizados pelo país. E para falar sobre essa preparação, o apresentador Paulo Bellardi conversa com o membro da diretoria da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, Guilherme Franco Netto, e com o secretário da Abrasco, Thiago Barreto.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
Sábado, 19h

Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: A saúde esta entre nós
Conta a história do Bairro de Vargem Grande (Zona Oeste do RJ) e de seus moradores que plantam e cultivam nos jardins das suas casas plantas frutíferas e medicinais.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
Sábado, 22h

Veja também o noticiário: Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30.