sexta-feira, 3 de junho de 2016

Nove instituições aplicam prova que testa progresso dos alunos de Medicina

Na quarta-feira(01) foi aplicada a prova de Teste de Progresso Interinstitucional Médica, promovida pela ABEM (Associação Brasileira de Educação Médica), em nove instituições de Ensino Superior dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. A FMP/Fase foi uma delas. Os alunos do 1º ao 6º ano de Medicina responderam a questões das áreas de ciências básicas, clínica médica, cirurgia, pediatria, saúde coletiva e ginecologia e obstetrícia. O objetivo da prova, que é anual, é avaliar o progresso dos alunos ao longo do curso.





Professora da Fase participa de Conferência Mundial de Promoção de Saúde e Educação

Entre os dias 22 e 26 de maio, aconteceu a 22ª Conferência Mundial de Promoção de Saúde e Educação, em Curitiba. A psicanalista e professora da Faculdade Arthur de Sá Earp Neto, Virginia Ferreira, participou da conferência como relatora, apresentando o seu artigo sobre "Psicoterapia Breve e Populações Carentes: quem sofre tem pressa". O objetivo da conferência é criar um fórum global onde pesquisadores, profissionais e formuladores de políticas e comprometidos com a promoção de saúde, possam compartilhar e discutir novos conhecimentos, práticas e políticas inovadoras, além das experiências mais avançadas neste campo do conhecimento.
 Psicanalista e professora da FMP/Fase, Virginia Ferreira.

Programação da Semana de 05 a 11 de Junho de 2016.

PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:


  •          Programa EM QUESTÃO

          Tema: População em situação de rua
o    Os dados não são precisos. Mas, de acordo com a última pesquisa nacional, realizada em 2008, e com levantamentos feitos por municípios, estima-se que 50 mil pessoas vivam hoje nas ruas das 75 maiores cidades brasileiras. Gente que, na maior parte dos casos, está à margem dos serviços públicos e dos direitos fundamentais previstos na Constituição. O tema “População em Situação de Rua” é debatido com os convidados: Iacã Macerata, doutor em Psicologia, que trabalhou na gestão das políticas públicas de saúde e Assistência Social para população em situação de rua no Rio de Janeiro e Porto Alegre, Éverson Vargas, mestre em Psicologia, com atuação na área de saúde coletiva, e Sidnei Hãn, educador social do Projeto Pão e Beleza, do Centro de Defesa dos Direitos Humanos, em Petrópolis.
Em Questão: Segunda, 20h
                      Terça, 21h30
                      Quarta, 22h30
                      Quinta, 21h30
                      Sexta, 22h
                      Sábado, 14h30
                      Domingo, 13h e 22h30

  •          Programa ARTE & CULTURA                 

Tema: Eugênio Fernandes

o    Autodidata, Eugênio Fernandes começou a pintar há 40 anos. Em suas pinturas, utiliza técnicas do primitivismo, mas os traços do artista se diferenciam do tradicional, pois traz na tela um olhar singular, criando expressões, traços e cores na pintura acrílica. O pintor utiliza suas obras para retratar o cotidiano sem ter compromisso com a reprodução fiel da realidade.
Arte & Cultura – Segunda, 21h30
                             Terça, 20h
                             Quarta, 20h30
                             Quinta, 22h30
                             Sábado, 17h
                             Domingo, 20h30


  •          Programa Ao Redor

Tema: Arquipélago Fiji/Ilha orgânica – Tecnologia/Mudanças Climáticas – Palestina/Moda:
o    O programa fala sobre as mais de 300 Ilhas do Arquipélago Fiji, que são mundialmente conhecidas pela beleza. Atualmente, uma delas ganhou um novo destaque: O titulo oficial de ilha orgânica. O episódio também fala sobre o software criado pela ONU para monitorar as mudanças climáticas, onde a tecnologia se tornou uma aliada na definição de medidas de combate aos efeitos dessas mudanças. O programa mostra ainda o palestino que lançou um desfile diferente, onde a linguagem da moda fala sobre questões sociais e mostra a outra face da Palestina.

Ao Redor: Terça,11h                                                                                                                        Quinta, 20h30
                   Domingo, 22h

·         Programa MINUTO FASE
Tema:
Seminário de nutrição 2016
o    Novas perspectivas de nutrição e oncologia. Esse foi o tema da edição 2016 do Seminário de Nutrição da FMP/Fase. O evento trouxe para a faculdade o resultado de estudos nacionais e internacionais sobre os efeitos anticancerígenos, anti-inflamatórios e antioxidantes de substâncias presentes nos alimentos. A meta é promover a troca de experiências e a atualização de profissionais e alunos na área. Toda a programação foi organizada pelo diretório acadêmico de nutrição, com a Coordenação de Extensão da faculdade e a professora Grazielle Huguenin.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.
·         Programa MINUTO FASE
Tema:
FliSol
o    Pela primeira vez, Petrópolis recebeu o maior evento da América Latina de divulgação de software livre. O FliSol tem como principal objetivo democratizar o acesso à tecnologia, promovendo o uso gratuito de programas, aplicativos e outras ferramentas de computação. O festival é realizado desde 2005 de forma simultânea em várias cidades da América Latina. Em sua estreia na Cidade Imperial, o evento foi realizado na Faeterj.  Os participantes tiveram à disposição uma série de palestras e workshops gratuitos.  E puderam conhecer diversas aplicações da tecnologia da informação, incluindo a área da saúde.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.



  •          Programa MINUTO FASE - Profissões
Tema: Odontologia

o    Um cuidado que vai além da estética. O cirurgião-dentista é o profissional habilitado para promover a saúde bucal como um todo: Da cárie ao câncer. Ele realiza restaurações, extrações, limpeza e clareamento dos dentes, projeta e instala próteses. Também trata doenças da gengiva, da bochecha e da língua, além de problemas relacionados à dor orofacial e à mordida. O dentista pode optar por uma série de especializações. Entre elas, a ortodontia, a periodontia, a endodontia, a traumatologia e a estomatologia. Para exercer a profissão é obrigatório o registro no Conselho regional de Odontologia. Com nota 5, classificação máxima na aprovação do MEC, o Curso de Odontologia da FMP/Fase tem sua proposta pedagógica baseada na atenção integral à saúde. Integrando ensino e comunidade, o curso de odontologia da FMP/Fase contribui ainda com a assistência coletiva, reduzindo a carência do serviço no município.                                
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


  •          Minuto Fase PROFISSÕES

Tema: MÉDICO

o    O primeiro episódio do Minuto Fase Profissões apresenta a rotina e as atribuições do médico. Um dia a dia feito de diagnósticos, exames, cirurgias, mas também do planejamento de ações de prevenção e saúde coletiva. O programa mostra o que o curso de medicina oferece, as expectativas dos estudantes e também profissionais que estão no mercado. O Minuto Fase também aborda uma área ainda pouco explorada pelos médicos brasileiros: a pesquisa clínica. E traz o exemplo do pesquisador Marcus Conde, professor convidado da FMP/Fase, premiado internacionalmente pela pesquisa que permitiu um tratamento mais rápido para pacientes que contraem o bacilo da tuberculose.

  • ·        Minuto Fase PROFISSÕES

Tema: NUTRICIONISTA

o    O episódio apresenta a rotina e as atribuições do nutricionista. A contribuição da alimentação para a qualidade de vida é o principal alvo desse profissional, com muitos campos de atuação. O programa mostra também como o curso da FMP/Fase prepara os futuros nutricionistas, com uma formação pautada pelas necessidades do mercado, a inovação e o compromisso com a saúde da população.

  •          Minuto Fase PROFISSÕES

Tema: ENFERMEIRO

o    A missão de cuidar do ser humano. O programa apresenta os desafios do enfermeiro e como ele deve estar preparado para enfrentar diferentes situações, com o objetivo de promover e manter a qualidade de vida da população.

  •          Minuto Fase PROFISSÕES

Tema: ADMINISTRADOR

o    O episódio mostra a responsabilidade do profissional de administração: planejar e cuidar do funcionamento das empresas, desenvolvendo estratégias de mercado e implantando métodos de trabalho. O programa também aborda a importância da formação do administrador, para que ele possa atuar de forma criativa e empreendedora, acompanhando sempre as inovações do mercado.

  •          Minuto Fase PROFISSÕES

Tema: RECURSOS HUMANOS

o    Contribuir para o bom relacionamento e a troca eficiente de informações dentro de uma instituição, e também desenvolver ações para uma relação positiva entre os colaboradores da empresa, a comunidade e a sociedade. O quinto episódio do Minuto Fase Profissões mostra que o profissional de Recursos Humanos deve atuar de forma empreendedora, criando soluções  que gerem produtividade e qualidade no trabalho.

  •        Minuto Fase PROFISSÕES

Tema: TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA

o    Investigar processos internos do organismo sem que seja preciso acessar diretamente os órgãos envolvidos, evitando a necessidade de cirurgias ou outros procedimentos invasivos. Verificar funções cognitivas, como linguagem e memória, enquanto o paciente o está sendo submetido a um exame. A tecnologia avança e o trabalho do especialista também se torna mais complexo, exigindo cada vez mais capacitação. Preparar profissionais habilitados para os desafios desse mercado em constante expansão é a meta da FMP/Fase com o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia. 
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


·         Programa FAIXA INTERATIVA – EM QUESTÃO
Tema: Superproteção  
o    A criança necessita de ajuda, supervisão, estímulo. Mas também precisa de liberdade, de autonomia. De aprender com os próprios erros. O excesso de cuidados dos pais pode prejudicar os filhos. Dificultar o desenvolvimento da personalidade da criança.  A superproteção na infância pode gerar adultos inseguros, com medo de decidir e de enfrentar as situações da vida. Qual o limite entre o cuidado que protege e a superproteção? Esse é o tema em debate no Em Questão, que conta com a participação da psicóloga infantil, psicopedagoga e especialista em terapia cognitivo-comportamental, Regina Nascimento Resende.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h



PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:


·         Programa TOME CIÊNCIA                   
          Tema: Doenças nos tempos modernos   
o    Quando todo mundo pensava que sarampo era coisa do passado, a doença volta a assustar em vários países. Isso quando não surge repentinamente uma gripe chamada de suína, com um novo tipo de vírus ameaçando um mundo que se contata fisicamente de forma muito rápida, por conta das viagens aéreas e da ampla circulação de pessoas entre vários países. Esse mundo de hoje, agitado e concorrido, faz aumentar os diagnósticos de estresse, provocando depressões e outros distúrbios. As pressões do dia a dia urbano incluem ainda doenças posturais, lesões de repetição e reflexos circulatórios. Este programa discute a capacidade da ciência de amenizar ou mesmo solucionar os problemas de saúde decorrentes da modernidade.
Tome Ciência: Quarta, 16h
                                                       Domingo, 14h


·         Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Desintoxicando o organismo
o    Você sabia que alguns hábitos alimentares acabam aumentando a quantidade de toxinas no nosso corpo? E que esse excesso, quando não é eliminado pelo organismo, traz consequências para a nossa saúde? E não é difícil perceber os sinais dessa intoxicação, não. O Ligado em Saúde ajuda você a identificar esses sinais. Também vamos falar das dietas e produtos detox, que prometem desintoxicar o nosso corpo. Será que funcionam mesmo? O programa revela como é possível diminuir a quantidade de toxinas ingeridas.
Ligado em Saúde: Terça, 21h                                                                                                             
Quarta, 10h                                                                             Sábado, 11h


·         Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: Paulo Amarante       
o    A obra de Paulo Amarante - Saúde Mental e Atenção Psicossocial, é o tema do programa dessa semana.
Ciência & Letras: Domingo, 15h
                             Segunda, 22h30
                   Quinta, 20h


·         Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: Porto alegre – RS

o    O Canal Saúde na Estrada esta semana está em Porto Alegre e irá mostrar como a cidade vem combatendo o tabagismo. Um mal para a saúde das pessoas e também para o meio ambiente.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30
                                         Terça, 23h


·         Programa EM FAMÍLIA                     
          Tema: Educação sexual nas escolas  

o    Em 2011, o Ministério da Educação iniciou uma distribuição de material para professores da rede pública que tinha como objetivo combater a homofobia e tratar das questões de gênero e da sexualidade em sala de aula. Era parte do programa Brasil Sem Homofobia, mas logo o material foi apelidado de Kit Gay e recolhido das escolas. Além da polêmica sobre as questões de gênero, o episódio trouxe à tona uma reflexão sobre o papel da escola na educação sexual das crianças e adolescentes. Como falar de sexo e diversidade na escola?
           Em Família: Quarta, 20h
               Domingo, 16h
               Sábado, 22h

·         Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Economia solidária

o    O Unidiversidade abora o conceito de Economia Solidária, uma forma revolucionária de lidar com o trabalho e renda.         
Unidiversidade: Quinta, 18h
                           Domingo, 10h e 16h30



Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde em 4 horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35