quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Cursos de graduação de Petrópolis estão entre os melhores do Rio, segundo Enade



De acordo com o balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), no último dia 7, o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizado em 2012, colocou os cursos de Administração e Gestão em Recursos Humanos da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Fase) entre os 15 cursos do Rio de Janeiro que alcançaram a nota máxima (5, na escala de 1 a 5).

Em Administração, a Fase é a primeira colocada do município, quarta em todo estado do Rio de Janeiro e 41ª no país, em um total de 1.554 cursos. Já o curso de Gestão em Recursos Humanos obteve as seguintes colocações: 1º na cidade, 1º no estado do RJ e 7º no cenário nacional.

Para o coordenador dos cursos de Administração e tecnológicos, profº Levi Pereira Granja de Souza, o envolvimento e o empenho do corpo docente e discente são fundamentais para a conquista de boas avaliações junto ao MEC - principal ferramenta para medir e comprovar a qualidade do aprendizado de uma instituição.

“Os bons resultados dos cursos de administração e gestão de recursos humanos se devem, em especial, pelo compromisso dos alunos e dos professores com este tipo de avaliação e pelo método de ensino-aprendizagem que os cursos adotam. A essência deste método é seguir as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos com disciplina e qualidade das aulas ministradas pelos nossos professores, assim como a motivação que os alunos e professores têm em pertencer à instituição e ao curso, gerando uma cultura de trabalho que se confirma nesses resultados”, avaliou o coordenador.

O Enade funciona em sistema de ciclos, avaliando os estudantes quando ingressam e concluem os cursos de educação superior. A edição de 2012 contemplou as áreas de ciências sociais aplicadas, ciências humanas e áreas afins; e os eixos tecnológicos de gestão de negócios, apoio escolar, hospitalidade e lazer, produção cultural e design. Segundo o MEC foram avaliados 7.228 cursos de 1.646 instituições de educação superior.

Este é apenas um dos avanços conseguidos pela FMP/Fase, que nos anos anteriores recebeu a nota máxima (5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC), incluindo a instituição no rol das melhores faculdades do país de formação de alunos na área de Saúde. Na ocasião, os quesitos avaliados foram infraestrutura, gestão, corpo docente, grade curricular, pesquisa e responsabilidade da instituição na região em que atua.

CURSOS DE ADM E RH DA FASE CONQUISTAM NOTA MÁXIMA NO ENADE


Nesta terça-feira (08), a FMP/Fase comemorou a nota máxima – conceito 5, obtida no Enade 2012 pelos cursos de Administração e de Recursos Humanos da instituição,   que também conquistaram posições privilegiadas no ranking estadual, ficando em quarto e primeiro lugar, respectivamente.

A ocasião foi marcada pela presença da diretora da Fase, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, do coordenador geral de Ensino, prof. Abílio Aranha, do coordenador dos cursos de gestão, prof. Levi de Souza, e demais professores e coordenadores da FMP/Fase.

A Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis parabeniza a todos os alunos, professores, dirigentes e funcionários da instituição pelo excelente resultado obtido no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizado em 2012 para os cursos do grupo de humanas. 


Ranking Estadual

Da esquerda para a direita: O coordenador dos cursos de gestão, prof. Levi de Souza, o coordenador geral de Ensino, prof. Abílio Aranha e a diretora da Fase, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves.

Professores e coordenadores da FMP/Fase