terça-feira, 21 de junho de 2016

26 de junho é o Dia Mundial de Combate às Drogas


Com o índice cada vez mais crescente no número de apreensões de drogas em Petrópolis, profissionais da área de saúde alertam a população para uma questão extremamente relevante sobre os perigos que se escondem no uso de substâncias químicas. 26 de junho é o Dia Mundial de Combate às Drogas e uma data oportuna para a reflexão.

Uma das drogas mais nocivas ao organismo é o crack. Para a psicóloga e psicanalista Virgínia Ferreira, professora da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), estudiosa dos efeitos do crack, os danos físicos nos usuários são graves, porém não são os únicos que devem ser levados em conta.
“Os males físicos são múltiplos, como doenças pulmonares, cardíacas, desnutrição, problemas digestivos, dentre outros. Porém, além dos efeitos físicos, há também, e tão graves quanto, os efeitos neurológicos e psicológicos, como prejuízos cognitivos, e a repercussão na esfera familiar e social, com relações deterioradas”, ressalta a psicóloga.

Segundo Virgínia Ferreira, a droga é extremamente perigosa, pois vicia rapidamente e de forma brutal. Ela lembra que o crack não vicia no primeiro consumo, mas muito mais rápido do que as demais drogas. “Isso ocorre porque a absorção é total e de forma rápida, seguida de uma imensa sensação de prazer. Quando o efeito passa, porém, a sensação de desprazer também é grande, e o usuário acaba usando novamente a droga para obter a sensação de prazer novamente”, afirma.

Uma das mensagens do Dia Mundial de Combate às Drogas é alertar as pessoas para que não iniciem o uso de substâncias químicas. Segundo a professora, uma postura preventiva é muito mais adequada e saudável do que uma tentativa de cura: “A primeira postura que se precisa ter diante de um dependente é entender que ele é doente e que precisa de ajuda imediata. A grande maioria dos dependentes que se submete ao tratamento tem recaída e retorna às drogas”, explica.

 A respeito da internação compulsória de usuários, a professora emite opinião positiva. “Sou inteiramente a favor da internação involuntária por vários motivos, tais como: a falta da capacidade de decisão do usuário, por estar com a função cognitiva alterada, e também pelas causas secundárias da morte dos usuários, como a violência nas ruas, as condições desumanas que passam a viver, e as DSTs que contraem ao se prostituir para conseguir dinheiro para comprar drogas”, finaliza.


Vestibular Fase

Os interessados nas áreas de Administração, Enfermagem, Nutrição, Odontologia, Radiologia, Gestão Pública e de Recursos Humanos devem ficar atentos, pois a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Fase) está com as inscrições abertas para o vestibular, referente ao ingresso neste segundo semestre de 2016.  A prova vai ser aplicada no dia 03 de julho. Também será aceito o ingresso com a nota do Enem até 2013 e há 30% de desconto em transferência e reingresso (exceto para o curso de Odontologia). Mais informações no site: www.fmpfase.edu.br.