terça-feira, 3 de março de 2015

Programas de Residência da Fase atraem profissionais para o setor de saúde da cidade

O Sistema Único de Saúde de Petrópolis começou a semana com uma boa notícia. O município recebeu, nesta segunda-feira(02), novos profissionais residentes que irão preencher as 44 vagas disponíveis pelos Programas de Residência da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

“Nós estamos muito felizes com a chegada de profissionais recém-formados que buscam aperfeiçoamento. A responsabilidade do processo de aprendizagem é da FMP/Fase e o serviço prestado é da Secretaria Municipal de Saúde. Peço que vocês aproveitem essa oportunidade de especialização profissional e que tenham o compromisso de fazer o melhor pelos pacientes que irão atender”, ressaltou a diretora geral da FMP/Fase, Maria Isabel de Sá Earp.

Este ano, a FMP/Fase lançou o programa inédito, na cidade, de Residência Multiprofissional em Atenção Básica, voltada para enfermeiros, nutricionistas e psicólogos, e o Programa de Residência em Enfermagem Intensivista. Além disso, a faculdade abriu mais vagas para as especializações médicas em Anestesiologia, Cirurgia Geral, Medicina de Família e Comunidade, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Endoscopia Digestiva, Medicina Intensivista, Neonatologia, Clínica Médica, Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia.

O coordenador de Pesquisa e de Pós-Graduação da FMP/Fase, João Miranda, explicou que somente a graduação não é suficiente para uma qualificação adequada. “Os cursos de residência oferecem uma carga horária de 60 horas de atividades, em dois anos de curso. O compromisso dos residentes, durante este período dedicado aos estudos, vai fazer com que os recém-formados sejam extremamente qualificados e adquiram experiência, para atender à demanda de trabalho que irão encontrar no SUS”, destacou João Miranda.

“Eu terminei a graduação, no Rio de Janeiro, em Medicina. Não me sinto preparada para ingressar no mercado de trabalho. É muita responsabilidade cuidar da saúde das pessoas, por isso busquei essa oportunidade de aperfeiçoamento. Ingresso na Residência em Pediatria para buscar experiência e ter autonomia para atuar nos hospitais”, revelou Carolina Monteiro.

O prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, frisou a oportunidade de aprendizagem dos residentes durante a atuação no Hospital de Ensino Alcides Carneiro. “Esse é um grande momento na vida de cada recém-formado na área da saúde. Vocês poderão aplicar os seus conhecimentos em favor daqueles que estão em nossas comunidades precisando de auxílio. A residência médica é, acima de tudo, uma oportunidade de se dedicar à especialização, na área em que o profissional deseja atuar em sua carreira”, ressaltou Bomtempo.


Com a carga horária da residência elevada e muitos planos para o futuro, a residente na área multiprofissional em Atenção Básica, Joana Guédon, já está ansiosa para dar início aos estudos e aproveitar o período do curso para adquirir experiência. “Eu me formei em Enfermagem, em uma universidade federal. Quando soube da residência, decidi investir o meu tempo na busca por alcançar o meu objetivo, que é me tornar uma ótima profissional. Vou me dedicar ao máximo e colocar o meu trabalho a serviço da população”, enfatizou.