quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Centro Cultural da FMP/Fase inaugura exposição “Cidade em Fragmentos”



A partir deste sábado (17), os amantes da arte terão mais uma opção de enriquecimento cultural em Petrópolis, com a exposição Cidade em Fragmentos, no Centro Cultural Casa Hercílio Esteves da FMP/Fase. O artista plástico JJunior pretende proporcionar aos visitantes diversas interpretações a respeito de suas obras. Durante a mostra, estarão expostos 25 quadros divididos entre pinturas e colagens, que retratam paisagens urbanas no estilo abstrato.

O artista conta que a ideia surgiu devido a sua formação em Arquitetura e Urbanismo e que o tema da exposição é a união de três séries de trabalhos, que retratam sua trajetória desde 2009. São elas: Série Cidade e Imaginação; Série Fragmentos; e Série Caixas. “Eu defini um plano urbanístico com elementos de arquitetura como referência, mas não tenho a intenção de que o público veja esses elementos. O objetivo é fazer com que o visitante utilize a imaginação para interpretar cada peça”, explicou JJunior.

JJunior é arquiteto, urbanista, advogado e artista plástico, tendo como característica principal a realização de trabalhos em grandes formatos, utilizando, em sua maioria, a técnica mista - com materiais provenientes da construção civil, os quais são inseridos no contexto de suas obras de forma complementar. O artista utiliza como referência uma cidade “complexa, multifacetada, polissêmica, fragmentada, diferenciada”, define.

Serviços
Visitação: 17 de setembro a 29 de outubro, de segunda a sábado, das 9h às 18h
Local: Centro Cultural da FMP/Fase
Avenida Barão do Rio Branco, no 1003 – Centro, Petrópolis/RJ


Semana de Administração - Palestra Gerenciando Projetos e Riscos

Ontem (14) foi ministrada mais uma palestra da Semana de Administração da Fase que, em parceria com a Firjan, trouxe grandes nomes para apresentar temas relevantes sobre o atual mercado de trabalho. No segundo dia, Sergio Baltar falou sobre o gerenciamento de projetos e riscos.



Sérgio Baltar é graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (1995), pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal Fluminense (2000), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/COPPE (2002), e doutorando em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/COPPE.

Baltar é diretor acadêmico da Universidade Veiga de Almeida (UVA), coordenador geral e professor assistente do Curso de Engenharia de Produção da UVA, professor adjunto dos cursos de Engenharia Ambiental e de Engenharia de Produção da UNIFESO - Teresópolis/RJ, e professor dos cursos de MBA em Educação Corporativa e Gestão de Negócios da Universidade Veiga de Almeida.

Atuou durante 26 anos no Sistema de Aviação Civil no DAC e, posteriormente, na Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC, como operador de Estação Aeronáutica, inspetor Aerodesporto, inspetor de Operações, supervisor de Mecânicos de Manutenção Aeronáutica e como instrutor de diversas disciplinas do antigo Instituto de Aviação Civil - IAC. Possui experiência na área de Gerência de Produção, com ênfase em Estratégia e Qualidade, atuando principalmente nos seguintes temas: aviação, aeronaves, CRM, produtividade e treinamento.


Veja as fotos do segundo dia!