terça-feira, 19 de abril de 2016

Fase promove Curso de Extensão em Gastronomia Hospitalar

 A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para o novo Curso de Extensão em Gastronomia Hospitalar. As aulas estão previstas para serem realizadas no Laboratório de Nutrição da faculdade, do dia 28 de maio ao dia 16 de julho, das 10h às 16h.

Essa é uma boa oportunidade de aprendizado para profissionais e estudantes das áreas de Gastronomia, Nutrição, Medicina, Enfermagem e Hotelaria, assim como gestores e profissionais da área de alimentação. O objetivo do curso é apresentar as principais áreas da unidade de alimentação hospitalar, habilitando os profissionais para a melhoria da qualidade do serviço prestado, associando aspectos nutricionais, culturais, sensoriais, operacionais e econômicos, bem como o planejamento dos cardápios, com aplicabilidade em diversas situações clínicas, levando em consideração conceitos de hospitalidade e gastronomia hospitalar.

A Chef Ana Salles, que também é gastrônoma e docente em cursos de Graduação e Pós-Graduação nas áreas de Hospitalidade e Gastronomia, assina o curso ao lado da Chef Cris Gonzalez, que atualmente administra os projetos Destino Cozinha e Cozinhando para uma Vida Saudável. O curso terá duração de 40h, com emissão de certificado. As inscrições devem ser feitas até o dia 25 de maio, no site: www.fmpfase.edu.br, onde também é possível ter acesso à programação das aulas.



Cozinha Italiana é tema de curso de extensão na Fase

A mistura de sabores dos temperos como o orégano, o manjericão, a salsa, o alecrim e a sálvia dão um toque especial aos pratos da culinária italiana, não é verdade? É difícil encontrar pessoas que resistam às massas típicas da Itália. Os brasileiros simplesmente adaptaram, ao longo dos anos, seus hábitos alimentares e incluíram as delícias italianas ao cardápio.

Pensando na variedade de pratos deliciosos da Cozinha Italiana e como uma prévia comemoração da Serra Serata, festa da Colonização Italiana em Petrópolis, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para o curso de extensão em Cozinha Italiana. 


A previsão é que as aulas sejam realizadas nos dias 03 e 04 de maio, das 18 às 22h, no Laboratório de Gastronomia da Fase. O objetivo da Chef Ana Salles, responsável pelo curso, é ensinar os alunos receitas da culinária italiana, apresentando ingredientes e preparos específicos. Pratos como Focaccia de cebolas flambadas com parmesão, Massa à Carbonara e Risoto de linguiça artesanal com vinho tinto estão no cronograma das aulas. As inscrições para o curso devem ser feitas até o dia 27 de abril, no site: www.fmpfase.edu.br, onde também é possível ver toda a programação das aulas. 

Premiação Lions Club

No último sábado (16/04) foi realizada a premiação do Lions Club 2015/2016, na sala Arthur de Sá Earp Neto, no campus da FMP/Fase. Na foto, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, supervisora geral da FMP/Fase, acompanha os médicos Antonio Luiz Chaves Gonçalves, professor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, e Dr. Rafael Gomes de Castro, ex-aluno da faculdade e diretor do Hospital Unimed Bingen, agraciados no evento pelo destaque na área da saúde.

Programação da Semana de 17 a 23 de Abril de 2016

PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:


·         Programa EM QUESTÃO
          Tema: Doenças Coronarianas
o    O coração depende do oxigênio trazido pelo sangue para funcionar. Quem conduz esse combustível são as artérias coronarianas. Cada artéria coronária é responsável por abastecer uma região específica do coração. Quando uma delas é obstruída, a circulação sanguínea é interrompida. Acontece o famoso infarto ou ataque do coração. Na prática, a parte do músculo irrigada pela artéria bloqueada morre.  Quanto maior a extensão da área afetada, maiores os danos. É que, assim como acontece quando a gente machuca a pele, é formada uma cicatriz na região afetada. Essa parte do músculo perde a capacidade de contração. Não bombeia mais o sangue como um tecido saudável faria. A cardiologista Aurora Issa é a convidada do programa que tem como tema as doenças coronarianas.
Em Questão: Segunda, 20h
                      Terça, 21h30
                      Quarta, 22h30
                      Quinta, 21h30
                      Sexta, 22h
                      Sábado, 14h30
                      Domingo, 13h e 22h30

·         Programa ARTE & CULTURA                 
Tema: Nélida Piñon – Devoção à palavra

o    A FASE TV gravou um programa especial com Nélida Piñon, na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro. A escritora foi a primeira mulher a se tornar presidente da ABL em mais de cem anos de instituição, em 1996. Em 55 anos de produção literária, a escritora publicou mais de duas dezenas de livros, entre romances, contos, ensaios e crônicas. A escritora teve suas obras traduzidas em vários países e conquistou uma série de prêmios nacionais e internacionais - entre eles o Príncipe de Astúrias das Letras de 2005, na Espanha.  A escritora e imortal foi a escolhida para abrir a 1ª edição da Festa Literária da Serra Imperial - FLISI, no Museu Imperial, em Petrópolis.
Arte & Cultura – Segunda, 21h30
                             Terça, 20h
                            Quarta, 20h30
                            Quinta, 22h30
                            Sábado, 17h
                            Domingo, 20h30


·         Programa Ao Redor
Tema:
Patrimônio Mundial Marinho/Caribe/Peixe-Leão/Concerto de NY

o    O episódio aborda a importância do programa do Patrimônio Mundial Marinho da Unesco, que inclui 47 áreas estratégicas para conservação, mostrando 3 delas: O Parque Isimangaliso Wetland na África do Sul, o recife de corais de Aldabra, no Oceano Índico, e Glacier Bay, no sudeste do Alasca. O programa também apresenta o depoimento de um pescador da República Dominicana sobre o impacto de uma espécie invasora, o peixe-leão, nas águas do Caribe e como a comunidade está enfrentando o problema. O Ao Redor traz ainda a participação de 18 jovens músicos brasileiros, integrantes de um projeto social da Bahia, no Concerto da ONU em Nova York. 
Ao Redor: Terça, 11h
               Quinta, 20h30

                   Domingo, 22h

·         Programa MINUTO FASE
Tema:
Especial dia da Mulher 2016
o    Uma rotina diferente para as funcionárias da FMP/Fase. A faculdade preparou uma programação especial em março em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A cada dia, uma atividade diferente. Durante uma semana, cada funcionária pôde fazer uma pausa no expediente para cuidar da beleza, praticar yoga e dançar ao ritmo da zumba. A programação também contou com uma oficina de gastronomia com a chef Ana Salles. As mulheres são maioria na FMP/Fase. Tanto em sala de aula, onde as alunas predominam, quanto nas funções administrativas. Do quadro geral, composto por mais de quinhentos funcionários nas mais diversas funções, 56% são do sexo feminino.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


  •           Programa MINUTO FASE - Profissões
Tema: Odontologia

o    Um cuidado que vai além da estética. O cirurgião-dentista é o profissional habilitado para promover a saúde bucal como um todo: Da cárie ao câncer. Ele realiza restaurações, extrações, limpeza e clareamento dos dentes, projeta e instala próteses. Também trata doenças da gengiva, da bochecha e da língua, além de problemas relacionados à dor orofacial e à mordida. O dentista pode optar por uma série de especializações. Entre elas, a ortodontia, a periodontia, a endodontia, a traumatologia e a estomatologia. Para exercer a profissão é obrigatório o registro no Conselho regional de Odontologia. Com nota 5, classificação máxima na aprovação do MEC, o Curso de Odontologia da FMP/Fase tem sua proposta pedagógica baseada na atenção integral à saúde. Integrando ensino e comunidade, o curso de odontologia da FMP/Fase contribui ainda com a assistência coletiva, reduzindo a carência do serviço no município.                                
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: MÉDICO

o    O primeiro episódio do Minuto Fase Profissões apresenta a rotina e as atribuições do médico. Um dia a dia feito de diagnósticos, exames, cirurgias, mas também do planejamento de ações de prevenção e saúde coletiva. O programa mostra o que o curso de medicina oferece, as expectativas dos estudantes e também profissionais que estão no mercado. O Minuto Fase também aborda uma área ainda pouco explorada pelos médicos brasileiros: a pesquisa clínica. E traz o exemplo do pesquisador Marcus Conde, professor convidado da FMP/Fase, premiado internacionalmente pela pesquisa que permitiu um tratamento mais rápido para pacientes que contraem o bacilo da tuberculose.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: NUTRICIONISTA

o    O episódio apresenta a rotina e as atribuições do nutricionista. A contribuição da alimentação para a qualidade de vida é o principal alvo desse profissional, com muitos campos de atuação. O programa mostra também como o curso da FMP/Fase prepara os futuros nutricionistas, com uma formação pautada pelas necessidades do mercado, a inovação e o compromisso com a saúde da população.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ENFERMEIRO

o    A missão de cuidar do ser humano. O programa apresenta os desafios do enfermeiro e como ele deve estar preparado para enfrentar diferentes situações, com o objetivo de promover e manter a qualidade de vida da população.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ADMINISTRADOR

o    O episódio mostra a responsabilidade do profissional de administração: planejar e cuidar do funcionamento das empresas, desenvolvendo estratégias de mercado e implantando métodos de trabalho. O programa também aborda a importância da formação do administrador, para que ele possa atuar de forma criativa e empreendedora, acompanhando sempre as inovações do mercado.


·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: RECURSOS HUMANOS

o    Contribuir para o bom relacionamento e a troca eficiente de informações dentro de uma instituição, e também desenvolver ações para uma relação positiva entre os colaboradores da empresa, a comunidade e a sociedade. O quinto episódio do Minuto Fase Profissões mostra que o profissional de Recursos Humanos deve atuar de forma empreendedora, criando soluções  que gerem produtividade e qualidade no trabalho.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA

o    Investigar processos internos do organismo sem que seja preciso acessar diretamente os órgãos envolvidos, evitando a necessidade de cirurgias ou outros procedimentos invasivos. Verificar funções cognitivas, como linguagem e memória, enquanto o paciente o está sendo submetido a um exame. A tecnologia avança e o trabalho do especialista também se torna mais complexo, exigindo cada vez mais capacitação. Preparar profissionais habilitados para os desafios desse mercado em constante expansão é a meta da FMP/Fase com o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia. 
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


·         Programa FAIXA INTERATIVA – EM QUESTÃO
Tema: Ética na ciência e na educação  
o    Uma indústria farmacêutica tentou bloquear recentemente a fabricação na Índia de um medicamento genérico aplicado na terapia do câncer. Outra empresa alegou propriedade intelectual sobre genes humanos. O registro de patentes pode restringir o avanço em várias pesquisas. Pode um cientista propor ou aceitar a privatização de um conhecimento que beneficiaria a todos? Essa é apenas uma das questões no debate sobre Ética, ciência e educação. Para falar sobre esse tema, o Em Questão convidou o diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica, Pedro Dias.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h



PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:


·         Programa TOME CIÊNCIA                   
          Tema: De perto ninguém é normal?   
o    O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, o DSM – considerado a “bíblia da psiquiatria” mundial –, teve sua quinta edição lançada em maio de 2013, dividindo psiquiatras por aumentar a quantidade de doenças mentais: são agora 300 patologias descritas em 947 páginas. Chega a ser difícil não se encaixar em nenhuma delas. As farmácias que o digam. Não é à toa, que o tranquilizante Rivotril virou o segundo medicamento com receita médica mais vendido no Brasil. Somos também o segundo maior país consumidor de metilfenidato no mundo – a famosa Ritalina, usada no tratamento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Mas o que é de fato um transtorno mental e como ele é tratado no Brasil, onde uma clara política antimanicomial tem reduzido o número de hospitais psiquiátricos nas últimas décadas? Afinal, como dizia Caetano Veloso, de perto ninguém é normal? Quais as fronteiras entre doença e normalidade?
Tome Ciência: Quarta, 16h
                                                       Domingo, 14h


·         Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Cirurgia genital

o    É claro que não existe um órgão sexual exatamente igual ao outro. Mas certas características das partes íntimas podem gerar insegurança, provocar dor e até atrapalhar no ato sexual, afetando a autoestima e a qualidade de vida de muitos homens e mulheres. É por isso que, atualmente, algumas cirurgias genitais vêm sendo feitas até pelo Sistema Único de Saúde. Hoje você vai entender em que casos isso é possível. Também vamos fazer um alerta sobre duas operações polêmicas: a cirurgia para aumentar o ponto G feminino e a cirurgia de aumento peniano.
Ligado em Saúde: Terça, 21h                                                                                                             
                  Quarta, 10h                                                                
                  Sábado, 11h

·         Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: 100 livros infantis com meninas negras

o    Meninas negras precisam se enxergar em todos os espaços e a literatura é um meio muito eficiente para formação de uma autoimagem positiva. Por meio da literatura, é possível oferecer ferramentas para que a criança possa lidar bem com o racismo e possa elevar sua autoestima a partir de referenciais positivos. O objetivo desse projeto é listar livros que tragam a presença da menina negra nas histórias infantis.  
Ciência & Letras: Domingo, 15h
                             Segunda, 22h30
                   Quinta, 20h


·         Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: Viamão – RS

o    O Canal Saúde na Estrada viaja até Viamão, no Rio Grande do Sul, para mostrar como o SUS promove o atendimento de comunidades quilombolas.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30
                                         Terça, 23h


·         Programa EM FAMÍLIA                     
          Tema: Crianças sob controle

o    Você acha que a televisão, jogos e internet têm um conteúdo adequado para crianças? Se você tem filhos, consegue controlar o que eles acessam e assistem? Confia na faixa etária da programação, por exemplo? O programa irá falar sobre o controle e o impacto que esses meios têm na formação das crianças.
           Em Família: Quarta, 20h
               Domingo, 16h
               Sábado, 22h

·         Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Educação Gaia

o    O conhecimento gerado em ecovilas de diversos lugares do mundo se transforma numa nova maneira de viver no planeta.
Unidiversidade: Quinta, 18h
                           Domingo, 10h e 16h30



Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde em 4 horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35