sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Ambulatório-Escola da FMP/Fase promove atividades sobre Saúde do Homem


O Ambulatório-Escola da FMP/Fase preparou uma série de atividades para o Agosto Azul – mês dedicado à saúde do homem. No dia 24 (sábado), os alunos dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Medicina, e profissionais da unidade de saúde realizarão um evento na Praça de Cascatinha, em parceria com o serviço de DST/AIDS do Município de Petrópolis e a Liga da Saúde da Família e Comunidade, das 09 às 16h.

Na ocasião serão oferecidas atividades de conscientização da população sobre a importância da realização de exames preventivos para o combate e diagnóstico precoce de doenças, como: teste de HIV, Hepatites B e C, e Sífilis; aferição de pressão; aferição do nível de glicemia; orientações nutricionais; e orientação sobre prevenção do câncer de próstata, hipertensão e diabetes.

Além disso, durante todo o mês de agosto serão realizadas ações de prevenção e melhorias na saúde do homem, por meio do projeto de Sala de Espera, que ocorrerá todas as terças e quintas-feiras. A iniciativa ainda contará com a distribuição de preservativo masculino e material informativo sobre os assuntos abordados.

E, no dia 27 (terça-feira), serão oferecidas palestras, no Ambulatório-Escola, sobre “Alimentação do Homem”, às 10h, e “Saúde do Homem”, às 14h. A entrada é gratuita.












Exposição da FMP/Fase prepara alunos para o Enade

Nessa quinta-feira (15), alunos do oitavo período do curso de Enfermagem da Fase visitaram a exposição “Brasil-Portugal – o mar que nos separa, a língua que nos une”, em cartaz no Centro Cultural da instituição até outubro deste ano.

A visita foi guiada pelo curador da mostra, o artista plástico Claudio Partes, e teve como objetivo proporcionar aos 13 alunos presentes, informações relacionadas a conhecimentos gerais, já que a turma realizará o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em novembro, e essa é uma das exigências da prova.

Para a aluna Carolina Laghi Laranja, que já participou do exame em 2010, quando estava no primeiro período do curso, a avaliação é uma oportunidade de validação do diploma. “A gente sabe que é para a valorização do nosso currículo, porque se a instituição for valorizada, a nossa formação profissional também será”, diz a estudante, que pretende se especializar em gerontologia, devido ao estágio realizado no Ambulatório-Escola da FMP/Fase, onde pôde atuar na área de saúde do idoso.

Já Pedro Henrique Gomes, admite que não compreendia o benefício dessa avaliação. “Eu não tinha essa compreensão, mas depois de uma reunião com a coordenadora do curso e com a psicóloga da faculdade, foram explicadas as vantagens e pudemos entender melhor a prova”, comenta o aluno, que participa do curso de aperfeiçoamento para o Enade, oferecido pela instituição às terças e quintas-feiras, das 14 às 17h, onde é feita a discussão de questões e análise das provas anteriores.

Para auxiliar alunos e professores na conquista de um bom resultado no exame, a FMP/Fase disponibiliza uma página em seu site, com informações específicas sobre o Enade (www.fmpfase.edu.br/enade).

O Enade faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que, ao final do exame, concede um conceito de 0 a 5 ao curso de graduação da instituição, onde notas menores que 3 significam reprovação daquele curso.