segunda-feira, 19 de junho de 2017

FMP/Fase recebe certificado de acessibilidade

Na última quarta-feira (14), a direção da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) participou da solenidade de entrega dos Certificados e Selos de Acessibilidade Imperial, no Palácio Amarelo, oferecidos pela Câmara Municipal de Petrópolis às empresas e entidades que aplicaram iniciativas para garantir o acesso a prédios públicos e privados a quem tem mobilidade reduzida.
“Receber esse Certificado Imperial de Acessibilidade é uma honra para nós. A Faculdade de Medicina de Petrópolis, que em outubro completa seus 50 anos, vem investindo sempre para proporcionar a todos os seus alunos, professores e funcionários, as condições ideais de usufruir todos os seus serviços. A instituição vem investindo na acessibilidade, não só arquitetônica, mas também na pedagógica, que auxilia e serve como instrumento de acompanhamento do aluno no desenvolver do seu processo acadêmico”, explica Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, supervisora geral da FMP/Fase.
 
Ao todo, 11 empresas receberam a homenagem oferecida pela Câmara. O Selo Imperial é dado às instituições que permitem a acessibilidade parcial. Já as que cumprem exigências relativas à acessibilidade total, como é o caso da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), são premiadas com o Certificado Imperial. A avaliação das indicadas é feita pela Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência e do Idoso.
“Por que o selo e o certificado? Porque você pode ter vários tipos de acessibilidade dentro do mesmo local e, assim, estimula a quem ganhou o selo a num próximo ano querer passar para o certificado. A gente tem que ter acessibilidade para todos, então, através desse prêmio, a gente está estimulando as pessoas a pensarem nisso.  A ideia é que cada vez mais a gente tenha acessibilidade na nossa cidade”, destaca a vereadora Gilda Beatriz, integrante da Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência e do Idoso.
A estrutura da FMP/Fase disponibiliza banheiros, telefones públicos, bebedouros e elevadores adaptados e oferece uma cadeira de rodas, que pode ter seu uso solicitado na recepção, além de vagas reservadas no estacionamento, balcões baixos, que permitem que um cadeirante possa usá-los, e cadeiras para canhotos e obesos nas salas de aula. Além disso, as entradas do elevador, as escadas e as rampas do campus contam com piso tátil. A FMP/Fase também mantém uma cartilha atualizada com orientações sobre acessibilidade no campus, disponível para consulta nos balcões de atendimento e no site da faculdade.
 
“O Certificado Imperial de Acessibilidade é, na verdade, um retorno de todo o trabalho que a comissão vem desenvolvendo na FMP/Fase com seus alunos e colaboradores que, além de oferecer a estrutura física adequada, trabalha a acessibilidade atitudinal, que é a conscientização de toda a comunidade acadêmica para que todos garantam acessibilidade a partir das suas funções originais no seu trabalho e no seu dia a dia”, destaca Ana Carolina de Sá Earp de Resende Chaves Carvalho, representante da Comissão de Acessibilidade da FMP/Fase.
 
Entrega do Certificado Imperial de Acessibilidade.
Na foto: Supervisora geral da FMP/Fase,
Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves;  Vereadora Gilda Beatriz; E os membros da Comissão de Acessibilidade da FMP/Fase: Ana Carolina de Sá Earp de Resende Chaves Carvalho, Ana Helena Tibiriçá, Fátima Schmitt e Gislaine Dias.
 
Momento do discurso da Supervisora geral da FMP/Fase, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves.  

Momento do discurso da Supervisora geral da FMP/Fase, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves.  

 
 
 
 
 

Idosas atendidas por unidade de saúde comemoram festa junina e dia dos namorados


No mês de junho é comemorado o Dia dos Namorados e também é quando começam as festas de São João. Pensando nisso, a Unidade de Saúde da Família da Estrada da Saudade, gerida pela FMP/Fase, promoveu um encontro entre as idosas participantes do Grupo Florescer, na quarta-feira (14). Com o tema “Enamorados”, as convidadas puderam degustar as comidas típicas de Festa Junina, dançar ao som de músicas tradicionais, junto com a equipe do posto e alunos de Nutrição, Enfermagem, Medicina e Residentes da FMP/Fase.

O evento teve como objetivo estimular a integração entre os membros do grupo e os estudantes, assim como elevar a autoestima das idosas, gerando saúde através do lúdico, estratégia essa que as Unidades de Saúde da Família vêm adotando cada vez mais. O Grupo Florescer foi criado em 2003 e busca a melhoria da qualidade de vida, emocional e física, das participantes através de trabalhos artesanais. 





Sabor Cultural

O Curso de Nutrição da FMP/Fase deu início ao seu novo projeto “Sabor Cultural”, na terça-feira (13). A proposta tem como objetivo realizar uma troca de conhecimentos teóricos e práticos entre alunos, professores e profissionais convidados, fora do ambiente da sala de aula. Para a sua 1ª edição, o encontro contou com a participação da nutricionista Orion Araújo, que falou sobre “Jejum Intermitente e LowCarb”. A ideia é que o projeto aconteça mensalmente e aborde os mais variados assuntos do ramo da Nutrição.   
 
 

Programação da Semana de 18 a 24 de junho de 2017

PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:
 

Programa EM QUESTÃO

Tema: Depressão e suicídio na adolescência

O suicídio é a segunda principal causa de morte entre adolescentes e jovens, na faixa etária de 15 a 29 anos em todo o mundo. Os dados são da Organização Mundial da Saúde. Programas de prevenção tem dado bons resultados em alguns países. Os índices vêm caindo na Europa Ocidental, nos Estados Unidos e na Austrália. No Brasil, ao contrário, houve um crescimento nos casos dos anos dois mil para cá, em torno de 26%. O episódio sobre depressão e suicídio na adolescência tem como convidada a psicóloga e psicanalista Virgínia Ferreira, professora da FMP/Fase.

Em Questão: Domingo, 21h
                     Segunda, 15h
                      Terça, 20h
                      Quarta, 18h
                      Quinta, 12h
                      Sexta, 9h e 21h
                      Sábado, 12h e 18h
                

Programa ARTE & CULTURA                
Tema: Tema: Mulheres em Pixinguinha

Alfredo da Rocha Vianna Filho, o Pixinguinha, é considerado um dos maiores gênios da música popular brasileira. Autor de obras-primas, como “Carinhoso”, deixou um legado de mais de 2 mil músicas. Foi ele quem definiu a forma musical do chorinho, ao combinar elementos presentes nas valsas, polcas e modinhas do começo do século XX com sonoridades rurais e afro-brasileiras. No ano em que comemoramos os 120 anos do nascimento do compositor, instrumentista, arranjador e maestro, o trio musical “Mulheres em Pixinguinha”, formado por Nati Spielmann, Daniela Spielmann e Sheila Zagury, presta uma homenagem em forma de show, com atmosfera teatral, que leva o público a uma viagem de volta à casa de Pixinguinha.

Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
                            Segunda, 18h
                            Terça, 9h e 21h
                            Quarta, 15h
                            Quinta, 20h
                            Sexta, 18h
                            Sábado, 9h e 21h

Programa MINUTO FASE
Tema: Saúde Bucal em Ação - Pestalozzi

Os alunos de odontologia da FMP/Fase realizaram uma atividade de prevenção em saúde oral na Associação Pestalozzi de Petrópolis. A iniciativa faz parte da programação de acolhimento dos novos estudantes pelos veteranos do curso, que mobilizaram os colegas para a arrecadação de material de higiene, como pasta e escova de dente, e também alimentos para distribuição de cestas básicas. A Pestalozzi atende 75 crianças com deficiências físicas e cognitivas, oferecendo apoio psicológico, fonoaudiologia, fisioterapia e arteterapia. A iniciativa contou com a participação de profissionais da Associação Brasileira de Odontologia, que auxiliaram os alunos nas tarefas. A importância da higiene bucal também esteve presente de forma lúdica, através de brincadeiras e da apresentação de uma peça teatral.

Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

 
Programa AO REDOR

Energia Solar/Ásia – Gastronomia/Peru – Aleitamento/China

O programa mostra que a venda de sistemas individuais de energia solar vem disparando na Ásia, em substituição ao uso de combustíveis mais caros. O equipamento também está facilitando o acesso à educação. No Peru, uma revolução gastronômica está promovendo a valorização de ingredientes ancestrais, garantindo alimentos mais nutritivos nos cardápios e mais qualidade de vida para os agricultores tradicionais dos Andes. O episódio mostra ainda o vídeo de conscientização utilizado pelo Unicef e pela Organização Mundial da Saúde para incentivam o aleitamento materno na China.

Ao Redor: Terça, 14h30
                 Sexta, 10h
                 Domingo, 13h       
 

 

FAIXA INTERATIVA 

DOMINGO: Ligado em Saúde - Alimentação e Câncer + Em Família - Jovem e Álcool
SEGUNDA: Ligado em Saúde - Ataque de Pânico + Bate Papo na Saúde - Bacia do Rio Doce: uma responsabilidade de todos
TERÇA: Bate Papo na Saúde – Agrotóxicos + Unidiversidade - Gamers
QUARTA: Ligado em Saúde - Vitamina D + Ciência & Letras - O Segundo Armário
QUINTA: Sala de Convidados - Terapias assistidas por animais
SEXTA: Sala de Convidados - DSTs de volta
SÁBADO: Em Questão – Dores na Coluna
Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h

 
PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:
 

Programa TOME CIÊNCIA             
Tema: Esporte tem ciência
Por trás dos momentos de magia e emoção das manifestações esportivas, existe uma intensa atividade científica. A educação física está cada vez mais organizada academicamente – e já começa a ser identificada como Motricidade Humana ou Cinesiologia. A aplicação da bioquímica e da biomecânica são exemplos da contribuição da ciência que se refletem no esporte de alto desempenho. Sem falar nos avanços nas técnicas de treinamento e no desenvolvimento de novos equipamentos. Com a ajuda da ciência o homem desafia constantemente seus próprios limites, batendo recordes e superando desafios. Algumas vezes usando novas substâncias, o que é proibido e acaba motivando cientistas a criarem métodos cada vez mais eficazes para barrar o uso do doping.
Tome Ciência:  Quarta, 21h
                           Domingo, 15h


 

Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Reiki
Marcela Morato conversa com a naturóloga, Mariana Ostermann, sobre a terapia energética através das mãos, o reiki.
Ligado em Saúde: Terça, 8h

    Quarta, 14h       

    Domingo, 19h30

Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: Trabalho, folga e cuidados terapêuticos
A sociabilidade escrava na imperial Fazenda Santa Cruz, na segunda metade do século XIX" é o tema do programa. A publicação aborda o cotidiano dessa fazenda, que tem em sua história uma grande carga simbólica pela sua centralidade econômica e por ter pertencido a jesuítas. O apresentador Renato Farias conversa sobre o assunto com o autor do livro, Júlio César Medeiros da Silva Pereira.
Ciência & Letras: Domingo, 14h


                             Segunda, 13h

                             Quinta, 19h30

Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: Rio de Janeiro/ Niterói
No Rio, o Estrada mostra o programa de monitoramento de gestantes de risco, que liga para grávidas atendidas pela Estratégia de Saúde da Família, do Sistema Único de Saúde (SUS), para garantir atenção integral a elas e a seus bebês. Já em Niterói, a equipe do programa descobre como o centro de convivência da Rede de Saúde Mental da cidade utiliza a cultura e o trabalho para promover a inclusão social.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
                                         Sábado, 14h30


Programa EM FAMÍLIA                      
Tema: Informatização na 3º idade
A apresentadora Yasmine Saboya conversa com nossos convidados sobre o uso do computador na 3ª idade.
Em Família: Quarta, 16h

                    Domingo, 22h

Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Saúde da População Afro-Indígena
O programa explica o funcionamento e a criação do projeto Saravá, que coloca a saúde afro-indígena no centro da discussão escolar.
Unidiversidade: Quinta, 16h
                          Domingo, 14h30


 
Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Festa de Aniversário
O Histórias de Mãe está em clima de festa! São várias dicas sobre como organizar uma festa infantil e as temáticas mais pedidas, o bate-papo foi com a organizadora de eventos, Lilian Viana Motta. Na culinária, a chef de cozinha, Luciana Augusto, ensina duas receitas práticas e deliciosas pra você fazer na sua festa.

Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
                              Domingo, 13h30

 
Programa FASE.DOC – ONU (Temático: 20 de Junho -  Dia Internacional do Refugiado)

Tema: Refugiados e migrantes: longe de casa
Até o final de 2015, 65 milhões de pessoas – o maior número de toda a História – estavam em movimento em todo o mundo, forçadas a deixar suas casas por conta de conflitos e da pobreza. Convocando todos os países a trabalhar juntos, as Nações Unidas afirmam que os refugiados são uma responsabilidade de todos nós. Confira neste documentário especial.


Programa FASE.DOC – ONU

Tema: A maior crise humanitária desde a Segunda Guerra Mundial
No topo da agenda atual da ONU está uma enorme crise de direitos humanos: o maior número de refugiados na história do planeta. Este vídeo tenta mostrar o drama que deixou 60 milhões de pessoas deslocadas e refugiadas em todo o mundo – e o que a ONU propõe para abordar a questão.

Programa FASE.DOC – ONU

Tema: Refugiados buscam uma nova vida no Rio de Janeiro
Eles vêm da República Democrática do Congo, da Colômbia, do Paquistão, da Gâmbia e muitos outros países. No estado do Rio, já são 4 mil refugiados e 2,6 mil solicitantes de refúgio. De acordo com o Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), Brasil é o lar de 9 mil estrangeiros que fugiram de guerras e violações dos direitos humanos para buscar segurança. No mundo, existem 21,3 milhões de refugiados.

Programa FASE.DOC – ONU
Tema: ONU: 800 mil refugiados na África sofrem com falta de alimentos
Duas agências da ONU lançaram esta semana um apelo urgente contra a escassez de alimentos que atinge cerca de 800 mil refugiados na África. A falta de alimentos ameaça piorar os níveis já inaceitáveis ​​de desnutrição, anemia e nanismo, que atingem particularmente as crianças.
FASE.Doc: Terça, 18h
                 Domingo, 20h


 
Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Política de Redução de Danos
Política de redução de danos é uma abordagem à questão das drogas que caminha no sentido de diminuir os danos sociais e à saúde, causados pelo uso de substâncias psicoativas às pessoas que não querem ou não podem parar de usar drogas. O assunto foi tema de seminário realizado durante as comemorações dos 117 anos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Seminário Internacional Cenários da Redução de Danos na América Latina. Em consonância com o seminário realizado na Fiocruz, o Sala de Convidados mostra como anda a Política de Redução de Danos na América Latina e discute os caminhos para as questões levantadas. Estiveram em nosso estúdio para falar sobre o assunto o pesquisador titular do Laboratório de Informação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (LIS/Icict), Francisco Bastos; o consultor na área de Direitos Humanos ligados ao consumo de drogas, Domiciano Siqueira; e a presidente da Rede Brasileira de Redução de Danos e Direitos Humanos (REDUC), Vera da Ros.

Sala de Convidados: Segunda, 21h
                                  Sábado, 15h

 
Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Acessibilidade, Inclusão e Emancipação das Pessoas com Deficiências
Nos 117 anos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foi lançado o Comitê de Acessibilidade, Inclusão e Emancipação das Pessoas com Deficiência. Para falar sobre o assunto, o apresentador Paulo Bellardi conversa com a jornalista do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Marina Maria, e com o pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz), Luiz Carlos Fadel.

Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
                                   Sábado, 19h

Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Gerais
O episódio conta a história da região de Gerais (nome dado porque a região não tinha divisas), desde o início, quando os agricultores cercavam por conta própria uma área para plantação de diversos produtos, como a cana-de-açúcar. Mas com a chegada da plantação de eucalipto (empresas tinham o aval do Estado), essas plantações começaram a diminuir, assim como a água na região. Isso porque a região virou um bosque cheio de eucaliptos.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
                                 Sábado, 22h



Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30