quarta-feira, 13 de maio de 2009

A oitava Semana de Enfermagem da Faculdade Arthur Sá Earp Neto foi aberta na manhã desta quarta-feira. Segundo a coordenadora do curso, Vivina Lanzarini, o evento é algo histórico e pretende responder a questão de como podemos alcançar o propósito da "enfermagem, vale a vida", tema desenvolvido pela Associação Brasileira de Enfermagem - ABEn.

Na abertura estiveram presentes a professora Alessandra Cardoso, presidente da comissão organizadora, a coordenadora do curso de Medicina, professora Cláudia Vasconcellos, o presidente do diretório acadêmico, Norhan Sumar e a coordenadora geral, Drª Derly Streit , que ressaltou a importância do evento para a Instituição: " Vocês conseguem inovar, mostrar a personalidade, é um exemplo da participação dos alunos. É sempre um orgulho... ver o cresceimento do curso, crescimento de vocês", referindo - se aos alunos e ao crescimento profissional dos mesmos.
A conferecista Rosane Griep deu início ao ciclo de palestras . A professora e doutora falou sobre qualidade de vida do trabalhador de enfermagem.

O que saiu na imprensa

Diário de Petrópolis - 13 de maio de 2009



Turismo em Petrópolis: Segurança e Copa do Mundo no Brasil foram temas de evento


A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de janeiro (ABIH-RJ) promoveu ontem pela manhã o Encontro Empresarial da Hotelaria e Investidores Turísticos Petropolitanos, na Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FASE). Foram abordados assuntos como ações para promoção do turismo, segurança turística e oportunidades regionais com a realização da Copa, além de orientações jurídicas para o setor. O evento contou com a presença do superintendente da ABIH-RJ, Sérgio Nogueira; do delegado da Delegacia de Apoio ao Turista (Deat), Fernando Veloso; do assessor jurídico da ABIH-RJ, Paulo Henrique Barros e de representantes da Match AG, empresa selecionada pela Fifa para operar a parte turística da Copa do Mundo, além do presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Charles Rossi, representando o prefeito Paulo Mustrangi.O encontro contou com o apoio do Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PCVB) da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FASE) e da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis.
Charles Rossi abriu o encontro e disse que o aumento do turismo na cidade passa diretamente pela questão da segurança. Lembrou ainda sobre a vocação turística de Petrópolis e a criação por parte da Prefeitura do Grupamento Turístico da Guarda Municipal, que será formada por 16 homens. "Ainda temos o rol de projetos que a gestão municipal repassou ao Ministério da Cultura, em recente visita do ministro Luiz Eduardo Barreto a Petrópolis, que significará a entrada de recursos federais para o setor", completou o presidente da Fundação de Cultura e Turismo.
O poder legislativo também marcou presença no evento. O vereador Gil Magno, representando a Câmara, aproveitou o espaço e salientou que "o turismo petropolitano é a locomotiva econômica da cidade". Além disso, Gil Magno se mostrou muito preocupado com a questão da segurança em Petrópolis e falou que todos os vereadores estão atentos ao aumento de registros de casos de violência que ocorreram com freqüência nos últimos meses. "Devemos prestar a atenção nesta questão e não nos furtarmos sobre o assunto. A segurança dos cidadãos e turistas que nos visitam deve ser permanentemente avaliada pelo poder legislativo", afirmou.
Sergio Nogueira apresentou propostas para a fomentação do turismo e ressaltou o potencial que a cidade possui para o aumento do fluxo de turistas. Também falou sobre as questões que podem gerar economia real para as pousadas e hotéis em Petrópolis, além de frisar que as ações de marketing devem ser feitas de maneira objetiva para capturar os visitantes. Além desses aspectos, Sergio cobrou maior eficiência da concessionária que administra a Rio-Petrópolis, uma melhora na infraestrutura de sinalização e que durante a Copa do Mundo de 2014, existe a possibilidade de que3 a imprensa estrangeira possa ficar sediada na cidade, se houver um trabalho sério e de longo prazo para que exista de fato uma organização para tal.
Outra palestra que atraiu a atenção dos presentes foi a do agora ex-delegado da Delegacia de Apoio ao Turista (Deat), Fernando Veloso, que se transferiu para a 7o Delegacia de polícia de Santa Teresa, na cidade do Rio. Foram exibidos os resultados ao combate à violência direcionada ao turista estrangeiro. Também foram demonstrados que o trabalho da delegacia em conjunto com vários setores do turismo na cidade do Rio foram bem sucedidos e lembrou da Rede de Comunicação Turística.
No final do evento, o representante da Match AG, Paul Whilam, fez um raio-x sobre todo trabalho que é desenvolvido muito antes de um país sede receber o evento. Disse que "são necessários esforços concentrados durante estes cinco anos que antecedem a competição no Brasil para que realmente as cidades possam ser beneficiadas pelo gigantismo do evento". Lembrou o trabalho realizado na Alemanha em 2002 e fez uma analise do que está sendo feito na África do Sul para que o país africano possa tirar proveito da passagem da Copa do Mundo. Ele ainda disse que um evento desta magnitude "pode mudar a imagem de um país e de um povo, como foi o caso da Copa na Alemanha", finalizou.
Estavam presentes ao evento secretários municipais, os vereadores Wagner Silva e Thiago Damasceno; o presidente do PCVB, Flavio Câmara; representantes das Polícias Civil e Militar, além de participantes envolvidos com o trade turístico de Petrópolis.