segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Última oportunidade para prestar Vestibular da Fase


Ingressar em um curso de nível superior é uma grande conquista, mas para isso é preciso focar nos estudos e passar no vestibular. Se sua área de interesse está voltada para os cursos de Administração, Enfermagem, Nutrição, Licenciatura em Enfermagem, Odontologia, Radiologia, Gestão de Recursos Humanos e Psicologia, esteja atento, pois essa é a última oportunidade para prestar o Vestibular da Fase e já iniciar os estudos neste primeiro semestre. As inscrições estão abertas até o dia 17 de janeiro e a prova será aplicada no dia 21.

Os estudantes interessados na área de Enfermagem contam com uma novidade. A Fase oferece dois cursos de graduação voltados para a profissão, são eles: o bacharelado e a licenciatura. Na hora da inscrição, o candidato pode optar por uma das especialidades ou por cursá-las ao mesmo tempo. No Bacharelado, o aluno se forma enfermeiro e terá acesso ao registro no COREN. Já na licenciatura, o aluno se forma professor de Enfermagem, com licença do Ministério da Educação para exercer o magistério.


O processo seletivo é para início do primeiro semestre de 2018. A prova vai ser aplicada no campus da faculdade, no dia 21 de janeiro e as inscrições podem ser feitas até o dia 17. Também será aceito o ingresso com a nota do Enem de 2016 e há 30% de desconto em transferência e reingresso (exceto para o curso de Odontologia). Outras informações no site: http://www.fmpfase.edu.br/vestibular/indexFase.asp

Fase oferece Curso de Especialização em Psicologia Clínica com ênfase nas Perspectivas Breves


Com o objetivo de mostrar a importância e a abrangência da Psicoterapia Breve para a restituição da saúde psíquica um dia perdida e capacitar os profissionais da área de saúde mental, psicólogos ou psiquiatras para o exercício de atendimentos breves na clínica psicoterápica, seja em instituições públicas ou privadas e em consultórios particulares, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) oferece o curso de Especialização em Psicologia Clínica com ênfase nas Perspectivas Breves, com previsão de início para fevereiro deste ano.

A Psicoterapia Breve é caracterizada dessa forma em relação às demais modalidades de atendimento que são realizadas porque, geralmente, são necessários apenas quatro meses para o tratamento completo. Ao iniciar os atendimentos, o terapeuta determina, junto com o paciente, o tempo que o tratamento levará. Por ter um período estabelecido, o paciente tende a colaborar mais e consegue resultados em menos tempo.

“As pessoas geralmente têm muitos compromissos e a falta de tempo para arcar com tantas responsabilidades é um problema. Por isso, muitos preferem essa modalidade de atendimento, pois sabem quando o tratamento terá início e término. Geralmente, o quadro clínico envolve fobia, pânico, uso abusivo de drogas ilícitas e de álcool, depressão, dentre outros fatores”, explica Virgínia Ferreira, psicanalista, mestre em Psicologia Social e coordenadora do Curso de Especialização em Psicologia Clínica com ênfase nas Perspectivas Breves da FMP/Fase.


Um diferencial da especialização da FMP/Fase é oferecer atendimento psicoterápico breve às populações carentes, através da “Clínica Social” do curso, no Ambulatório Escola, no Hospital de Ensino Alcides Carneiro e em instituições públicas conveniadas. 

“As populações carentes sofrem e procuram atendimentos em instituições que oferecem tratamentos gratuitos. Essas pessoas, em geral, dependem diretamente e tão somente do produto de seu trabalho para custear a sua própria sobrevivência, como também da família. Quando adoecem, elas param de trabalhar. A partir da psicoterapia breve, o profissional consegue devolver a essas pessoas a capacidade de trabalhar, em pouco tempo, por isso é necessário que os profissionais saibam aplicar essa modalidade de tratamento”, ressalta a coordenadora. 


A carga horária do curso é de 400h. Os candidatos que efetuarem o pagamento até o dia 10 de cada mês terão d
esconto de 25% a partir da 2ª parcela. Outras informações sobre a especialização e as inscrições estão disponíveis no site: www.fmpfase.edu.br.

Fase está com processos de reingresso e transferência abertos


A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com os processos de reingresso e transferência abertos. Os interessados em iniciar um novo curso na instituição e também aqueles que pretendem sair de outras unidades de ensino superior e ingressar na Fase devem ficar atentos em relação ao período de matrícula.

O processo de transferência contempla todos os cursos da Fase: Administração, Enfermagem, Licenciatura em Enfermagem, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Radiologia e Recursos Humanos. Os candidatos têm até o dia 05 de fevereiro para efetuarem a matrícula no curso desejado, no entanto, precisam estar atentos ao prazo para submissão da documentação e avaliação do pedido pela coordenação do curso desejado.

Vale ressaltar que os pedidos de transferência serão analisados pela coordenação acadêmica por ordem de inscrição e conforme a quantidade de vagas disponibilizadas para cada curso solicitado. As inscrições devem ser feitas na Secretaria da FMP/Fase. No site da instituição de ensino é possível ter acesso a outras informações, inclusive ao edital completo: http://www.fmpfase.edu.br/pdf/Transferencia/editalTranferenciaFase.pdf

O processo de reingresso é destinado às pessoas que já têm alguma formação, graduação ou tecnólogo, e querem ingressar em um outro curso oferecido pela Fase. Os detalhes sobre o processo estão disponíveis no edital: http://www.fmpfase.edu.br/univ/transfReingresso/pdf/docTransfReingres.pdf Todos os cursos da Fase estão abertos para o processo de reingresso e oferecem desconto de 30% para os candidatos, exceto o de Odontologia, com valor integral da matrícula.

Especialização em Psicologia


Com o objetivo de capacitar os profissionais da área de saúde mental, psicólogos ou psiquiatras para o exercício de atendimentos breves na clínica psicoterápica, seja em instituições públicas ou privadas e em consultórios particulares, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) oferece o curso de Especialização em Psicologia Clínica com ênfase nas Perspectivas Breves, com previsão de início para fevereiro deste ano. Os candidatos que efetuarem o pagamento até o dia 10 de cada mês terão 25% de desconto em todas as mensalidades a partir da 2ª parcela. Outras informações estão disponíveis no site: www.fmpfase.edu.br.

Programação da Semana de 14 a 20 de janeiro de 2018



 


PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

Programa EM QUESTÃO
Tema: Cuidados Paliativos
Existem as doenças que tem cura e tratamento bem definido. E existem as doenças que tem um quadro mais difícil, com manifestações progressivas. Doenças graves e degenerativas, que ameaçam a vida e exigem uma assistência especial. Ações realizadas para prevenir e aliviar o sofrimento. Melhorar a qualidade de vida do paciente e seus familiares. E demandam uma preparação especializada para identificar de forma precoce os sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais. Uma assistência que requer o trabalho colaborativo de equipe multidisciplinar. O tema Em Questão deste episódio são os cuidados paliativos, um dos assuntos discutidos na 23ª Semana Científica da FMP/Fase. Nossas convidadas são: a enfermeira Roberta de Lima, doutora em Enfermagem, que atua na Unidade de Cuidados Paliativos do INCA, Instituto Nacional de Câncer, e a enfermeira e doutora em Enfermagem, Márcia de Assunção Ferreira, professora da UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Em Questão: Domingo, 21h
Segunda, 15h
Terça, 20h
Quarta, 18h
Quinta, 12h
Sexta, 9h e 21h
Sábado, 12h e 18h
 
Programa ARTE & CULTURA
Tema: Paulo Carvalho: O Teatro como Ofício
Paulo Marcos de Carvalho é um artista múltiplo. Descobriu ainda na escola o talento para a arte dramática. Escrever sempre foi uma paixão. Mas as diferentes facetas da profissão foram aprendidas na prática, através das múltiplas experiências em grupos de teatro ao longo de sua trajetória. Atualmente, Paulo Carvalho dirige o curso de teatro Nova Geração de Talentos, na FMP/Fase.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
Segunda, 18h
Terça, 9h e 21h
Quarta, 15h
Quinta, 20h
Sexta, 18h
Sábado, 9h e 21h

 
 
Programa MINUTO FASE
Tema: A Academia na Serra– Simpósio de Celebração dos 50 anos FMP
Para comemorar os 50 anos de criação da Faculdade de Medicina de Petrópolis, uma celebração do conhecimento. O Simpósio "A Academia na Serra" contou com as parcerias da Fundação Oswaldo Cruz e da Academia Nacional de Medicina. Entre os palestrantes, os maiores especialistas do Brasil, como o neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho, e Paulo Saldiva, pesquisador dedicado aos impactos da poluição atmosférica na saúde.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.
 
 

Programa AO REDOR
Tema: Desnutrição/Laos - Reciclagem/Haiti - Geleiras/Bolívia
O programa mostra o projeto do Unicef para combater a desnutrição na República Democrática Popular do Laos, no sul da Ásia, onde 31 por cento das crianças menores de cinco anos sofrem com o problema. O episódio também revela como a reciclagem está ajudando a transformar a vida de centenas de jovens no Haiti, graças ao empenho de um voluntário da ONU. O Ao Redor apresenta também os impactos do derretimento da geleira Chacaltaya, na Bolívia, na vida dos moradores da região da Cordilheira dos Andes.
Ao Redor: Terça, 14h30
Sexta, 10h
Domingo, 13h

 
 
Programa COMO VAI VOCÊ?
Tema: Egressos de Medicina – 1974 - Antonio Carlos Maciel – Professor Titular de Clínica Cirúrgica/FMP
A formatura em 1974 não foi uma despedida da Faculdade de Medicina de Petrópolis para Antonio Carlos Maciel. Ele continuou na FMP, investindo na carreira acadêmica. Já são 48 anos de história na instituição, onde chegou a ser dirigente e hoje atua como professor titular de Clínica Cirúrgica. Querido pelos alunos e ex-alunos, frequentemente é chamado para participar das reuniões de egressos da faculdade, quando aproveita para matar a saudade dos antigos pupilos.
"Como vai você?": Nos intervalos, ao longo da programação.

 
 
FAIXA INTERATIVA

DOMINGO: Em Questão – Ansiedade

SEGUNDA: Em Questão – Equidade

TERÇA: Em Questão – Medicalização da Vida

QUARTA: Em Questão – Síndromes Conversivas

QUINTA: Em Questão – A Luta de Cada Um – Um Projeto de Inclusão

SEXTA: Em Questão – Depressão

SÁBADO: Em Questão – Neurociência

Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h

 
 
PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:

Programa TOME CIÊNCIA
Tema: Como conviver com o câncer
"Aquela doença", o misterioso câncer, era uma doença a qual, algum tempo atrás, ninguém ousava dizer o nome. Doença que não é só uma por sinal, pois existem cerca de 200 tipos de câncer. No momento em que o homem já desvendou o DNA, o genoma humano, e aspectos os mais detalhados dos funcionamentos celulares, porque ainda não se alcançou a cura do câncer? É bem verdade que, em alguns tipos, o percentual de cura já chegou a 80 por cento. Os especialistas convidados – por acaso todas mulheres – falam sobre o conhecimento acumulado da ciência sobre a doença e também esclarecem se estamos no caminho da cura. No mínimo para acabar com o preconceito com "aquela doença", o programa busca desvendar os mistérios do câncer.
Tome Ciência: Quarta, 21h
 Domingo, 15h

 
 
Programa LIGADO EM SAÚDE
Tema: Arboviroses
Arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. A classificação "arbovírus" engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos). Existem 545 espécies de arbovírus, sendo que 150 delas causam doenças em seres humanos. Apesar de a classificação arbovirose ser utilizada para classificar diversos tipos de vírus, como o mayaro, meningite e as encefalites virais, hoje a expressão tem sido mais usada para designar as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como o Zika vírus, febre chikungunya, dengue e febre amarela. A apresentadora Marcela Morato conversa sobre esse assunto com a infectologista – INI/Fiocruz, Otília Lupi.
Ligado em Saúde: Terça, 8h
Quarta, 14h
Domingo, 19h30

 
 
Programa CIÊNCIA & LETRAS
Tema: A Pequena Prisão
O livro do universitário e ativista político Igor Mendes, "A Pequena Prisão", fala sobre sua experiência no cárcere depois de passar seis meses preso após a jornada de protestos contra a Copa do Mundo no Brasil e por melhorias na saúde, educação e transportes públicos iniciada em 2013 e que se prolongou até 2014. O próprio autor conversa com o apresentador Renato Farias sobre o período e suas vivências no sistema prisional.
Ciência & Letras: Domingo, 14h
Segunda, 13h
Quinta, 19h30

 
 
Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA
Tema: MG – Juiz de Fora
Em Juiz de Fora, a Unidade Básica de Saúde do Bairro Santa Cecília realiza oficinas de Culinária para diabéticos e seus cuidadores.E ainda, o programa Esporte e Cidadania, promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer, onde os usuários buscam a melhoria das condições emocionais, físicas e sociais de jovens e adultos através da prática de esportes e atividades físicas, respeitando a pluralidade cultural.

Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
Sábado, 14h30

 
 
Programa EM FAMÍLIA
Tema: Lixo nosso de cada dia
Você já parou para pensar quanto lixo cada um de nós produz diariamente? E o volume de lixo produzido na sua rua, em seu bairro, ou em sua cidade, você sabe quanto é? Já imaginou qual o destino final de todo esse lixo? Você sabe para onde ele vai? Alguma vez você já se perguntou sobre as conseqüências negativas que o lixo produz ao meio ambiente? A maioria das pessoas não pára para pensar nessas coisas, pois muitos de nós não compreendemos muito bem esse assunto e alguns na verdade nem se importam tanto com todos os problemas que podem estar relacionados com o nosso lixo. O lixo que um bairro, uma cidade ou nação produz está intimamente ligado ao modo de vida de sua população. Para falar sobre esse assunto a apresentadora Yasmine Saboya conversa com o presidente da Comlurb, Rubens Teixeira; com a catadora, Sandra Lúcia Dasio; e com Tech Trash Brasil, Caio Miranda..
Em Família: Quarta, 16h
Domingo, 22h

  
Programa UNIDIVERSIDADE
Tema: Programa Jovens Jornalistas
Comunicação, empreendedorismo e juventude com foco na transformação social . Tudo começou nas Olímpiadas aqui no RJ, mas acabou indo muito além. O Jovem Jornalista começou dando voz a dez jovens cariocas estudantes da rede pública que, durante as Olimpíadas e as Paralimpíadas de 2016, atuaram como jornalistas voluntários identificando iniciativas inovadoras que contribuíram para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS da ONU e dando apoio a produção de matérias sobre a cidade maravilhosa. O programa vai contar a história desde o início e como está nos dias atuais.
Unidiversidade: Quinta, 16h
Domingo, 14h30

 
 
Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Festa
O Histórias de Mãe está em clima de festa! A organizadora de eventos, Lilian Viana Motta, mostra os temas mais pedidos e dicas sobre a quantidade certa de docinhos pra festa do seu filho. Na culinária, a chef de cozinha, Luciana Augusto, ensina duas receitas práticas e deliciosas pra você fazer na sua festa.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
Domingo, 13h30

 
 
Programa FASE.DOC 
Tema: Precisamos falar com os homens? Uma jornada pela igualdade de gêneros
O documentário "Precisamos falar com os homens? Uma jornada pela igualdade de gênero" procurará aproximar os homens desse tema tão importante. O objetivo é mostrar que a igualdade de gênero é uma questão que afeta a todos e todas e que, portanto, é benéfica a homens e mulheres. Nele investigamos como se formam, se sustentam e de que modo podemos desconstruir os estereótipos de gênero nocivos, que perpetuam o nosso cenário atual. O documentário é resultado de uma pesquisa qualitativa que rodou o Brasil e será complementado pela pesquisa quantitativa online ainda em curso.

A desigualdade de gênero é uma das violações mais persistentes de direitos humanos do nosso tempo. Ainda que estejamos caminhando para uma realidade mais igualitária entre homens e mulheres, ainda há muito a se construir.
FASE.DOC: Terça, 18h
Domingo, 20h

 
 
Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: I Conferência Nacional de Vigilância em Saúde
As 170 propostas para a etapa nacional da I Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, vem de cada Município, de cada macro região e de cada Estado. Durante todo este ano, gestores profissionais de saúde e usuários do SUS participaram das etapas da I CNVS, que tem como objetivo, propor diretrizes para formulação da política nacional de vigilância em saúde e o fortalecimento de ações de promoção e proteção à saúde. A I CNVS foi transferida para 27 de fevereiro a 2 de março de 2018 , em Brasília. O apresentador Renato Farias conversa sobre a Conferência com o coordenador geral adjunto/1ª CNVS, Fernando Pigatto; e com o coordenador da comissão de formulação e relatoria/1ª CNVS, Guilherme Franco Netto.
Sala de Convidados: Segunda, 21h Sábado, 15h

 
 
Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: VIII Congresso Interno – FIOCRUZ
O Congresso interno é a instância máxima de deliberação da Fiocruz. Esse evento é realizado desde 1988 e estabelece as diretrizes que vão direcionar a gestão da Instituição pelos próximos 4 anos. O apresentador Paulo Bellardi conversa com o vice presidente de gestão e desenvolvimento institucional/Fiocruz, Mario Moreira; e com a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30 Sábado, 19h

 
Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Arroz Ecológico
Fala sobre a abertura oficial da colheita do arroz agroecológico que mostra a qualidade e as possibilidades que um assentamento de reforma agrária tem para o Brasil.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
Sábado, 22h


Veja também o noticiário: Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30