terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

FMP/ FASE foi aprovada no Programa de Educação Tutorial - Pet Saúde

Depois de muita espera do resultado, a Faculdade de Medicina de Petrópolis/ Faculdade Arthur Sá Earp Neto foi contemplada com o Programa de Educação Tutorial - Pet Saúde.
O resultado dos projetos aprovados foi publicado no último sábado (31/01/2009).

O que é o Pet Saúde?

O Pet Saúde é uma parceria firmada entre o Ministério da Saúde e Educação e tem como objetivo incentivar o trabalho através da iniciação científica e atenção básica na Saúde da Família. A entrega dos projetos foi realizada até dezembro do ano passado e Instituições de ensino superior de todo o país, que tenham o curso de medicina, entregaram trabalhos parceiros da secretaria municipal de saúde. Os projetos classificados ganham bolsas de ajuda de custo para os tutores (professores), preceptores (profissionais), alunos monitores e alunos participantes. O valor para as bolsas de Tutor acadêmico e de Preceptor é de R$ 1.045,89 e a bolsa incentivo para os estudantes é de R$ 300,00, correspondente ao valor da bolsa de iniciação científica. “O governo vai ajudar que os profissionais da rede recebam e sintam incluídos no mercado acadêmico”, comenta a coordenadora do curso de Medicina da FMP, Claúdia Vasconcellos.
Um dos pontos positivos, segundo a coordenadora, é que os alunos vão aprender na prática e entender a realidade do serviço em que vão trabalhar, já que a maioria dos estudantes acaba o curso e trabalham no Sistema Único de Saúde. Os profissionais acabam orientando e participando de pesquisas científicas.

Objetivos do PET Saúde:

- facilitar o processo de integração ensino-serviço;
- institucionalizar as atividades pedagógicas dos profissionais do serviço;
- valorizar esta atividade pedagógica;
- promover a capacitação docente dos profissionais do serviço;
- estimular a inserção das necessidades do serviço como fonte de produção de conhecimento e pesquisa na universidade;
- estimular o ingresso de profissionais do serviço na carreira docente.

Segundo a assessoria de comunicação do Ministério da Saúde, o PET Saúde contribui para a consolidação da estratégia Saúde da Família, que hoje conta com mais de 27 mil equipes (formadas por um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e até seis agentes comunitários) responsáveis pelo acompanhamento básico da população com atenção integral à saúde. Isso porque uma das principais dificuldades encontradas na Saúde da Família está na formação e qualificação das equipes.
De acordo Cláudia Vasconcellos, o interessante é que desde sempre a Instituição trabalhou focada na atenção básica da saúde pública e da família, através dos postos de saúde da família e outras unidades, o que contribuiu para a classificação do projeto.

Colaboradoras do AMBE e PSF Nova Cascatinha fazem tarde de artesanato

A cada 15 dias, cerca de 10 profissionais do Ambulatório Escola decidem ter um momento de terapia no ambiente de trabalho. Após o expediente, as colaboradoras se reúnem para fazer artesanato. Segundo as participantes o objetivo é unir e integrar os diferentes setores.
Desde novembro, elas fazem ponto cruz, tricô e crochê. Quem já sabe fazer algum artesanato ensina e quem não sabe aprende e bem rápido. Foi o caso da atendente Márcia Marinho, ela viu as meninas bordando e se animou e em apenas 15 dias já tinha encomendas de toalhas: “a professora me explicou e fui praticando, eu me surpreendi com o resultado, aprendi muito rápido”.
A troca de informações e conhecimento acaba se tornando um momento de distração: “é uma terapia”, comenta a administradora Regina Bosio.
Daqui para frente, as participantes querem aprender novos pontos e técnicas e já pensam em ter aulas de pintura em madeira: “eu queria fazer um ponto diferente de tricô e aprendi”, ressaltou Tereza Stefaniak.

O que saiu na imprensa

Tribuna de Petrópolis

Terça-feira, 03/02/2009


Fase inicia aulas com 100 novos alunos


O dia foi dedicado às apresentações da Fase aos novos alunos que estão ingressando no Ensino Superior.
Com o fim das férias escolares, ontem, Petrópolis voltou à sua rotina diária. As instituições de ensino privadas, entre elas as universidades, deram início ao ano letivo de 2009. Na Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Fase), o dia foi dedicado às apresentações da instituição aos novos alunos que estão ingressando no universo do Ensino Superior.Ao todo, 100 novos estudantes compareceram ao primeiro dia de aula na Fase. A rotina começou de uma forma diferente: batizado de Recepção de Calouros, o evento reuniu os novos alunos para mostrar um pouco mais sobre os cursos escolhidos por eles, sobre a faculdade e sobre o ensino superior. Realizado a cada início de semestre, o evento tem como objetivo ambientar os estudantes à rotina diferenciada do ensino superior, esclarecer dúvidas e ajudar a reduzir a ansiedade que cerca esta nova etapa na vida dos jovens.Além da apresentação, que contou com a participação da direção da Fase e dos coordenadores de curso, os alunos participaram de seminários apresentados pelos colegas de curso de outros períodos, fizeram um tour pelo campus e participaram de atividades no Centro Cultural Casa Hercílio Esteves. Participaram da recepção os novos alunos dos cursos de Administração, Nutrição e Enfermagem. Além de apresentar a faculdade e os cursos, o evento também tem por objetivo gerar uma integração entre os novos estudantes, que, juntos, vão percorrer os anos que os separam da vida profissional propriamente dita.