terça-feira, 30 de julho de 2019

Artista francesa leva #Miscigenação em pintura molecular para o Centro Cultural da FMP/Fase

Champanhe, rosa, areia e vela são alguns dos elementos utilizados em suas obras.

O Centro Cultural da FMP/Fase recebe, em curta temporada no Brasil, a artista plástica francesa StelH, que de 03 a 17 de agosto apresentará sua arte evolutiva com a temática da miscigenação. As obras terão a participação de artistas locais e do Rio de Janeiro. A inauguração da mostra está marcada para o dia 02 de agosto, às 18h.

StelH trabalha com o que chama de pintura molecular. Utilizando os quatro elementos fundamentais da natureza, água, ar, terra e fogo, ela mistura matérias vivas, vibrações e sentimentos, traduzindo o que entende por diversidade, fraternidade, vida. A artista deseja que o espectador se torne ator e explore livremente as próprias sensações nas criações propostas. “Eu me inspirei na pluralidade de identidade do Brasil para criar uma exposição onde a arte se torna alquimia, no intuito de conectar nossas humanidades, liberando as semelhanças delas para entregar uma mensagem de paz”, conta.

O curador da mostra, Claudio Partes, ressalta que a proposta vai além de uma exposição, mas pretende proporcionar, principalmente, a troca de experiências artísticas, técnicas e culturais entre StelH e artistas brasileiros. “Outro aspecto inovador e de grande diferencial nesse sentido é o Centro Cultural da FMP/Fase promover essa aproximação, esse intercâmbio, que irá gerar essa troca envolvendo artistas e público, visto não ser algo comum nos espaços culturais da cidade”, destaca o artista plástico.

Formada em Marketing, StelH (nome artístico de Estelle H.) nasceu em 1973, em Montauban, no Sul da França, e chegou à arte como autodidata. Seja em escultura, em poesia ou em pintura, suas obras são sempre cheias de humanidade e emoção. A artista utiliza materiais inusitados para compor suas obras, como champanhe, rosas, areia e vela. “As moléculas do vegetal interagem com a tela, as suas cores evoluem com o tempo de acordo com as suas interações químicas: numa tela, o mesmo vinho passará de rubi a rosa velho; numa outra, ele será azul acinzentado. As moléculas, em movimento, entram em diálogo, têm vida própria. O aleatório se imiscui nas peças de forma que surja a ordem ocultada na desordem aparente do real”, explica.

O Centro Cultural da FMP/Fase funciona de segunda a sexta-feira, das 09 às 21h, e sábado, das 09 às 18h. A entrada é franca.



Família aposta na excelência do ensino como herança de conhecimento e formação profissional


Ingressar no ensino superior vai muito além de se inscrever em um curso, pois essa decisão está totalmente atrelada a uma escolha que irá comprometer todo o currículo do futuro profissional. Isso porque a qualidade do ensino, o reconhecimento de excelência da instituição educadora e toda a experiência prática adquirida ao longo do período de estudos serão diferenciais para a inserção no mercado de trabalho, após adquirir o tão desejado diploma.

É exatamente neste contexto e com o entendimento de que o diploma deve ser bem mais do que um papel que atesta o conhecimento teórico, que uma família decidiu escolher a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) como a instituição de formação profissional familiar.

 Andrea, Yuri, Maria Rita e Amanda contam as experiências que têm com a FMP/Fase.


O primeiro contato da família com a FMP/Fase foi através da experiência vivida por Amanda, que se formou em Administração na Fase, em 2017. Durante a vida acadêmica, a administradora participou de vários projetos oferecidos pela instituição de ensino, dentre eles a empresa Jr e a parte de monitoria, que segundo ela, fizeram total diferença na formação profissional.


“Eu acredito que a Fase dá a oportunidade aos alunos de conhecerem muitos vieses da profissão. Mesmo na faculdade, poder vivenciar na prática o que é uma consultoria, o dia a dia em uma empresa, além de aplicar monitoria. Eu fiz parte da monitoria aplicada na matéria de matemática financeira e descobri que tenho muita vontade de dar aulas. Então, é muito interessante você se descobrir dentro do curso, vendo várias vertentes de atuação disponíveis”, ressalta Amanda Gonçalves, formada em Administração pela FMP/Fase.

A vivência prática dos alunos durante o período de formação acadêmica chamou a atenção da Andrea, que inspirada em campanhas de incentivo à retomada dos estudos por pessoas mais maduras, resolveu realizar um sonho antigo de estudar Psicologia, que deixou de lado para cuidar de seu primeiro filho. Ela tem outras duas filhas, a Amanda, já formada pela instituição, e a Maria Rita, que vai iniciar as aulas em agosto deste ano, além do afilhado, Yuri, que está no 5º período do curso de Administração. A FMP/Fase implantou a campanha 50+, que oferece desconto de 50% em todas as mensalidades dos cursos de Administração, Psicologia, Recursos Humanos, Gestão Pública, Nutrição e Radiologia para as pessoas com 50 anos ou mais.

Andrea Ristow se inspirou em campanhas como a 50+, da FMP/Fase, para retornar aos estudos e realizar o sonho de se formar em Psicologia.


“Nós viemos fazer o vestibular juntas e foi muito bacana. Eu achei interessante a Fase ter proporcionado essa oportunidade do vestibular diferenciado para as pessoas de 50 anos ou mais. Isso me agradou muito. Depois de uma certa idade, de uma vida inteira construída, entrar numa faculdade onde a maior parte dos alunos a gente imagina que seja da idade dos nossos filhos, nos deixa com um certo receio, mas eu fui muito bem recebida e estou muito feliz. A história da nossa família com a Fase é realmente muito forte, pois a minha filha Amanda se formou aqui e por avaliarmos a qualidade do ensino, decidimos que queríamos prestar o vestibular”, explica Andrea Ristow, aluna do 2º período de Psicologia da FMP/Fase.

Vista aérea do Campus da FMP/Fase, na Avenida Barão do Rio Branco (Centro). As diversas salas multimídia, laboratórios com equipamentos de última geração e variados ambientes de estudo em contato com a natureza são grandes diferenciais observados pela família.


Na época em que prestaram vestibular, Andrea ingressou no curso de Psicologia da FMP/Fase e Maria Rita, que conseguiu passar para uma faculdade federal, até iniciou os estudos em outra cidade, mas optou por fazer transferência para o curso da Fase.

“Ao analisarmos a diferença do conteúdo estudado pela Amanda e o que a Maria Rita estava estudando, ficamos impressionadas. Não estou falando contra uma federal, mas realmente a Fase me encantou em todos os sentidos. O conteúdo, além da estrutura da faculdade, na minha opinião, realmente são os melhores para formar um excelente profissional. E aí, a Maria Rita decidiu vir para a Fase também”, comenta Andrea.

A filha caçula de Andrea vai iniciar os estudos na primeira semana de agosto deste ano, mas está ansiosa com tantas novidades. Diante do que a mãe, a irmã e o primo contam das experiências vividas na Fase, a expectativa para começar as aulas está muito alta.

“Eu vim para a Fase pela experiência positiva da minha família. Eu estudava em uma federal, mas acabei transferindo por conta da diferença de conteúdo que eu observava e o compromisso com os alunos. Já fiz o curso de teatro aqui na Fase e foi de grande importância para mim, porque era uma coisa que eu já sonhava em fazer e a oportunidade que me deu de conhecer outras pessoas foi incrível. Estou muito animada, porque amo interagir com as pessoas, fazer novas amizades”, conta Maria Rita Gonçalves, aluna do 1º período de Administração da FMP/Fase.

Totalmente informatizada, a Biblioteca da FMP/Fase conta com um acervo superior a 27 mil exemplares de livros, revistas e periódicos impressos e digitais.


Depois de analisar os diferenciais do curso de Administração da Fase, Yuri decidiu fazer a transferência, pois já havia concluído o primeiro período em outra universidade privada. A empresa de consultoria conduzida pelos alunos de Administração da Fase, a Petrópolis Jr., foi um grande atrativo para o aluno, além da didática aplicada logo no início do curso com o método Pitch, técnica que ensina os alunos a sintetizar em um discurso de cinco minutos a apresentação verbal concisa sobre uma empresa.

“A maior diferença que eu vi na Fase é o contato que os alunos têm com a coordenação e com os professores. O acesso direto a eles, pessoalmente e também através das plataformas digitais, enriquece muito o nosso processo de aprendizagem. Outra coisa que me atraiu foram os cursos de extensão, que são paralelos às disciplinas e nos possibilita ter acesso a outros profissionais atuantes no mercado de trabalho. Quando eu entrei na empresa Jr, estando no segundo período, fiquei encantado com a possibilidade de vivenciar na prática o que estudo. Atualmente, estou no cargo de diretor financeiro e está sendo muito legal”, destaca Yuri França, aluno do 5º período de Administração da FMP/Fase.

Garantindo a democratização do saber e o acesso ao ensino de qualidade, a Fase oferece diferentes formas para facilitar o ingresso no Ensino Superior de excelência. No processo seletivo do dia 08 de agosto, além da campanha 50+, a instituição de ensino também está oferecendo bolsas de até 50% de desconto nos cursos de Administração, Enfermagem, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Radiologia e Recursos Humanos. São bolsas sociais e bolsas específicas para Técnicos de Enfermagem, Técnicos de Radiologia e Técnicos em demais áreas do conhecimento. Além disso, ainda são ofertados descontos de 30% para transferência e segunda graduação e 20% para funcionários de empresas conveniadas à FMP/Fase e seus dependentes, e ingresso através dos programas do governo: Fies e Prouni. Outras informações estão disponíveis no site www.fmpfase.edu.br ou pelos telefones (24) 2244-6471 e WhatsApp (24) 9 8865-0693.