terça-feira, 13 de novembro de 2012

Inscrições para Vestibular Unificado da Fundação Cesgranrio vão até 30 de novembro


A Fundação Cesgranrio já abriu as inscrições para o Vestibular Unificado, que ocorre no dia 06 de janeiro de 2013. Os candidatos interessados devem preencher o Requerimento de Inscrição no site da instituição (www.cesgranrio.org.br) até o dia 30/11/2012. O valor é de R$ 200. Cada curso terá 50% de suas cadeiras destinadas aos alunos que concorrem através do resultado do ENEM 2012.

A prova vale para os cursos de Graduação e Superiores de Tecnologia (Tecnólogos) das Instituições de Ensino Superior Unificadas. Dentre elas, a Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP), que disponibilizará 50 vagas. A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Fase) abre vagas para os cursos de Enfermagem, Nutrição, Administração, Gestão Pública e Gestão de Recursos Humanos.

Para ajudar os vestibulandos a economizar durante a estadia na cidade de Petrópolis, alguns hotéis e pousadas, em parceria com o PC&VB, oferecerão tarifas com desconto. No site da FMP/Fase é possível encontrar a listagem destes estabelecimentos.

Vestibular Unificado Fundação Cesgranrio
Data da prova: 06/01/2013
Incrições: até 30/11/2012
Valor: R$ 200
Mais informações: cpe@fmpfase.edu.br ou (24)2244-6471

Noite Ilustre


Na última sexta-feira (09), a FMP/Fase reuniu nomes de peso em um debate realizado após a apresentação do filme “Batismo de Sangue”, no auditório da instituição. O evento contou com a presença do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos e do teólogo Leonardo Boff, presidente de honra do Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH) de Petrópolis, que com base no filme, discutiram sobre os principais aspectos da ditadura militar. Os palestrantes foram recepcionados pela educadora Maria Isabel de Sá Earp, diretora da Fase. 

O evento faz parte do Circuito Cine Memória e Verdade, promovido pelo CDDH de Petrópolis e pelo Centro de Referência em Direitos Humanos. O debate e as entrevistas com os debatedores estão disponíveis para download em http://www.directlive.com.br/fasetv/index.php?h=1983.

 O sociólogo Boaventura de Sousa Santos durante o debate

 A diretora da Fase e o coordenador geral de Ensino, prof. Abílio Aranha, 
ao lado do teólogo Leonardo Boff

FMP/Fase participa da 12ª edição do Petrópolis Gourmet


A instituição realizará palestras e oficinas que incentivarão os participantes a aprenderem a arte de cozinhar

A Faculdade de Medicina de Petrópolis/Faculdade Arthur Sá Earp Neto é uma das instituições participantes do festival gastronômico, Petrópolis Gourmet. Com uma programação variada, a instituição, que também patrocina o evento, realizará palestras e oficinas para estimular a arte de cozinhar, entre os dias 12 e 20 de novembro, incluindo uma atividade especial em escolas da Comunidade 24 de Maio. 

É a 8ª vez que a instituição participa do festival, que neste ano, está na 12ª edição, com a previsão de receber mais de 15 mil participantes. Com o tema “Os Sabores da Nossa Terra”, o evento conta com a participação de 28 restaurantes que farão uma homenagem à gastronomia dos estados da Região Sudeste. Além de apreciar a boa culinária, o festival trará oficinas para mostrar que qualquer pessoa está apta a cozinhar. 

“Para a faculdade é uma grande satisfação participar de um evento como esse, que apresenta o melhor da gastronomia brasileira, reúne sabor e história, promove o turismo e ainda promove oportunidades de participação da comunidade em oficinas que integram nutrição, educação para a saúde e arte. É também a oportunidade de mostrar que qualquer um pode produzir um prato bonito, saboroso e nutritivo, a partir da experiência que pode ser adquirida nas oficinas”, destaca Maria Isabel de Sá Earp, diretora da Fase. 

A programação inclui técnicas de conservação e de higienização de alimentos, preparo de cup cakes, feijoda light e dicas para servir em taças. As atividades promovidas pela FMP/Fase contam com a colaboração de alunos e professores do curso de Nutrição. Outra atividade de destaque é a oficina “Fazendo Arte Semeando Especiarias”, realizada em duas escolas da Comunidade 24 de maio. Ministrada pelas professoras Maria Helena Oliveira e Elenice de Araújo e pela aluna Daniela Minuzzo, a atividade demonstra o plantio de pequenas hortas em garrafas PET.  “Essa oficina é a única da programação que também será realizada em uma comunidade ao invés do Palácio de Cristal. Desta forma, conseguiremos integrar a comunidade ao circuito do evento, utilizando a gastronomia como um fator comum”, explicou uma das coordenadoras da oficina, Elenice de Araújo. 

A programação contou ainda com a participação da nutricionista e gastrônoma Caroline Geoffroy, coordenadora dos cursos de extensão em Gastronomia da FMP/Fase. Com uma vasta experiência em estabelecimentos comerciais, que inclui a famosa Confeitaria Colombo, ela ministrou a oficina “Verrines Doces e Salgadas: A arte de servir em taças".

Programação
DIA
LOCAL
HORÁRIO
OFICINA
ALUNOS
PROFESSORES
12/11
PALÁCIO DE CRISTAL

9h às 11h
PALESTRA:
TÉCNICAS DE HIGIENIZAÇÃO
6º período
CINTIA RAMOS PEREIRA AZARA
12/11
PALÁCIO DE CRISTAL

13h30 às 15h30
ARTE COM SABOR:
CUP CAKE

MARIANA RAESK DE CARVALHO
MARIA HELENA OLIVEIRA DA SILVA E ELENICE MARIA GONCALVES DE ARAUJO
13/11
PALÁCIO DE CRISTAL

14h30 às 16h30
VERRINES DOCES E SALGADAS: A ARTE DE SERVIR EM TAÇAS

CAROLINE GEOFFOY
13 /11
ESCOLA NA COMUNIDADE 24 DE MAIO (E. M. Clemente Fernandes e E.E. Augusto Meschick)
14h às 16h
FAZENDO ARTE SEMEANDO ESPECIARIAS

DANIELA ALVES MINUZZO
MARIA HELENA OLIVEIRA DA SILVA E ELENICE MARIA GONCALVES DE ARAUJO
16/11
PALÁCIO DE CRISTAL

9h às 12h
SOUS VIDE
NOVA TECNOLOGIA NO PREPARO E CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS
LILIAN KLING CASTRO MIRANDA E DANIELA ALVES MINUZZO
ANETE CORREA ESTEVES E ELENICE MARIA GONCALVES DE ARAUJO
17/11
PALÁCIO DE CRISTAL

13h às 14h30
FAZENDO ARTE SEMEANDO ESPECIARIAS

DANIELA ALVES MINUZZO
MARIA HELENA OLIVEIRA DA SILVA E ELENICE MARIA GONCALVES DE ARAUJO
20/11
PALÁCIO DE CRISTAL

9h às 12h
COMIDA REGIONAL
FEIJOADA LIGHT

DANIELA ALVES MINUZZO E MARIA EDUARDA DE S. LOPES CARDOSO
MARIA HELENA OLIVEIRA DA SILVA E ELENICE MARIA GONCALVES DE ARAUJO