segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Balanço da Semana Científica 2014

A 20ª Semana Científica da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) foi encerrada na última sexta-feira (05), quando a organização do evento destacou o avanço na qualidade dos trabalhos apresentados, que totalizaram 76 projetos, incluindo Práticas Inovadoras.

Com um total de 18 palestras, 39 palestrantes de diversas instituições do país, e uma vasta programação cultural, o evento reuniu 904 pessoas durante os quatro dias de duração. Vale destacar a participação expressiva dos estudantes nesta edição, que contou com 15 monitores e 33 alunos de ligas e diretórios acadêmicos da FMP/Fase.

Confira o ranking dos Trabalhos Científicos/Práticas Inovadoras vencedores:


1º - Jardim da Felicidade: Uma Experiência para Contar 
 - Risco de Paternidade ou Maternidade Prejudicada: Crianças em Idade Escolar na Estratégia Saúde da Família
3º - A Gestão de Determinantes Sociais no Contexto Neoliberal
4º - Como os Líderes Influenciam no Desempenho das Equipes Organizacionais
5º - Pesquisa de Satisfação do Cliente Interno e Externo do AMBE
6º - Identificação de Frações do T. Cruzi que Apresentam Capacidade de Indução da Molécula de PD-L1, no Modelo Experimental de Diabetes Autoimune
7º - Estratificação do Risco Cardiovascular Global de Indivíduos com Hipertensão Arterial no Ambulatório Escola da Faculdade de Medicina de Petrópolis-RJ

Veja as fotos do último dia de atividades da 20ª Semana Científica:

 Trabalho "A Gestão de Determinantes Sociais no Contexto Neoliberal"

 Trabalho "Como os Líderes Influenciam no Desempenho das Equipes Organizacionais"

Trabalho "Estratificação do Risco Cardiovascular Global de Indivíduos com Hipertensão Arterial no Ambulatório Escola da Faculdade de Medicina de Petrópolis-RJ"

Trabalho "Jardim da Felicidade: Uma Experiência para Contar"

 Trabalho "Pesquisa de Satisfação do Cliente Interno e Externo do AMBE"

Trabalho "Risco de Paternidade ou Maternidade Prejudicada: Crianças em Idade Escolar na Estratégia Saúde da Familia"

Crianças da Estrada da Saudade decoram consultório da USF

A Unidade de Saúde da Família Estrada da Saudade realizou uma atividade de integração com as crianças, entre 6 e 12 anos de idade, do bairro. A ideia, batizada de “Consultório Interativo” pela equipe, tem como objetivo inserir as crianças assistidas pela unidade no cotidiano do posto, através da pintura e decoração do consultório onde são atendidas.

A iniciativa de transformar o local partiu do enfermeiro Maycon Theobald, que fará uma pesquisa com os pacientes para analisar os reflexos da mudança no visual da sala de atendimento. “A transformação do consultório remete a um ambiente mais humano, deixa de ser padrão. As pessoas acabam se sentindo mais à vontade com o ambiente mais neutro, com expressão da pessoa e isso acaba influenciando na consulta. Mais para frente pretendo realizar uma pesquisa com essa questão, aqui mesmo na unidade”, relata.

Também foram oferecidas atividades de Educação em Saúde, onde as crianças aprenderam um pouco mais sobre alimentação saudável, com os alunos do 2º ano de Medicina. Após experimentarem uma salada de frutas, as crianças aprenderam a escovar os dentes de maneira correta com o dentista da unidade.

Todas as atividades desenvolvidas pelas Unidades de Saúde da Família têm como objetivo contribuir para a promoção da saúde dos moradores, através da ocupação com tarefas ligadas ao dia a dia da comunidade, a socialização e orientações sobre temas variados.

Confira as fotos!