terça-feira, 27 de novembro de 2012

Últimos dias para conferir a exposição 280 DIAS: ADOLESCÊNCIA & GRAVIDEZ na FMP/Fase


A exposição 280 DIAS: ADOLESCÊNCIA & GRAVIDEZ, promovida pela FMP/Fase, chega em sua reta final com um número recorde de visitantes. Mais de três mil pessoas visitaram a mostra, entre os visitantes, alunos de mais de 30 escolas públicas e privadas de ensino, com idades entre 6 e 17 anos de idade. O público tem até o dia 03 de dezembro para conferir a exposição, no Centro Cultural da faculdade. 

Em exibição há quatro meses, a mostra tem a curadoria de Claudio Partes, “a exposição tem como objetivo fazer provocar e convidar os visitantes a refletir sobre a questão, sem entrar no mérito de certo ou errado, e para alcançarmos esse objetivo utilizamos recursos sonoros, instalações de arte e outros elementos que têm esse componente, o de aguçar nossa percepção, que vai além da textual", explica o gestor do Centro Cultural FASE-FMP, Ricardo Tammela.  

Segundo dados da Casa do Adolescente, programa da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, a cada 18 minutos, uma jovem entre 10 e 14 anos dá à luz um bebê, no Brasil. Se aumentarmos a faixa de idade para 10 a 20 anos, o número de nascimentos sobe para um a cada minuto.  

A mostra da faculdade foi baseada em um estudo sobre gravidez entre as jovens petropolitanas, fruto de uma parceria entre a FMP/Fase e o Ministério da Saúde, através do PET Saúde II – Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – e compreendeu dados qualitativos sobre o tema em Petrópolis, onde foram entrevistadas adolescentes grávidas ou no período de até 42 dias após o parto (puerpério), e jovens mães com idade até 24 anos, grávidas na adolescência. 

Um dos elementos que mais tem atraído a atenção do público é o chamado “túnel das opções”. Nele, os visitantes se deparam com diversas situações em que devem escolher uma opção de vida e seguir pelo caminho ao qual as escolhas os levaram. No final da atração, eles saem por uma das duas portas que representam a consequência dos atos de cada um. Em uma delas, não há consequência alguma, na outra, a pessoa sai grávida e terá que vestir uma barriga de gestante durante toda a visita.  

Ricardo conta que a mostra é baseada em três eixos principais da vida das jovens grávidas: o pessoal, o escolar e o futuro. “A exposição passeia por esses eixos, mostrando os pontos que estão em questão quando uma adolescente se vê nessa situação. O que muda em nossa vida? Em nosso corpo?”, indaga. 

Com o intuito de ser prestigiada pelo maior número possível de pessoas, a mostra também é itinerante, podendo ser apresentada em diversos locais, como praças e escolas. Dentre os elementos do evento, destacam-se um muro de fraldas, uma instalação construída a partir de preservativos, exibição de gráficos, e áudio com os depoimentos das adolescentes entrevistadas durante a pesquisa que deu origem à exposição.

Exposição 280 DIAS: ADOLESCÊNCIA & GRAVIDEZ
Data: de segunda a sábado
Horário: 9 às 21h (seg a sex.) e 9 às 18h (sab.)
Local: Centro Cultural da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase), localizado na Avenida Barão do Rio Branco, 1003, Centro.
Para realizar visitas guiadas de grupos, entre em contato: (24) 2244-6471 / cpe@fmpfase.edu.br.


Oficinas gastronômicas inéditas na programação da FMP/Fase


No mês de dezembro, os amantes da boa culinária terão motivos de sobra para comemorar. É que a Faculdade de Medicina de Petrópolis/ Faculdade Arthur Sá Earp Neto realiza, a partir do dia 3, duas oficinas inéditas que deixarão os visitantes com água na boca.  Com uma programação diversificada, a Chef Caroline Geoffroy ministrará os cursos “Oficina de Natal” e “Cozinha Asiática”. Os interessados já podem se inscrever pelo site: www.fmpfase.edu.br. 

Entre os dias 3 e 5 de dezembro, acontece a Oficina de Cozinha Asiática que contará com a elaboração de pratos variados da Tailândia, Indonésia e Índia, com destaque para o rolinho primavera, pudim de arroz preto e curry de camarões com leite de côco. O curso é exclusivo para participantes do módulo I, que nessa oficina também aprenderão a decorar cada um dos pratos.

Já a Oficina de Natal é aberta a qualquer interessado em saber mais sobre a culinária típica da data. Nos dias 10 e 11 de dezembro, os visitantes aprenderão a cozinhar pratos sofisticados para a ceia natalina, como brandade de bacallhau com crispies de alho poró, peru recheado com farofa de quinua e várias sobremesas, entre elas, a torta de nozes com mousse de canela.

Os cursos serão minitrados pela renomada Chef Caroline Geoffroy, formada em Nutrição pela FMP/Fase e em Gastronomia pela Unirio.  Com uma vasta experiência, ela já atuou na famosa Confeitaria Colombo, Restaurante Garcia & Rodrigues e Bistrô Villarino.

Mais Informações

Cozinha Asiática
Datas: 3, 4 e 5 de dezembro
Horário: 18h às 22h

Oficina de Natal
Datas: 10 e 11 de dezembro
Horário: 18h às 22h
Local das Oficinas: Laboratório de Gastronomia da FMP/Fase (Av. Barão do Rio Branco, 1003)
Informações: (24) 2244-6464
Inscrições: www.fmpfase.edu.br





Dia Mundial de Luta Contra a AIDS é celebrado com peça de teatro gratuita na FMP/Fase


Em virtude do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, celebrado em 1º de dezembro, a Faculdade de Medicina de Petrópolis/Faculdade Arthur Sá Earp Neto recebe, no dia 3 de dezembro, às 18h, a remontagem da peça ‘sAIDS Baixo que a Coisa tá Feia’, desenvolvida por profissionais e acadêmicos em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa DST/Aids. A entrada é franca.

A peça se passa em uma república estudantil onde um grupo de jovens precisa lidar com um problema real, perigoso e atual: a Aids. Dúvidas sobre formas de contágio e de prevenção, estigmas e dilemas enfrentados por diversas pessoas no mundo são abordados numa história de grande impacto e sem papas na língua, onde os temas são as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e o uso de entorpecentes.

O texto, escrito em 1995 pelo Dr. Miguel Abud Marcelino, professor do curso de Medicina da FMP/Fase, e colaboradores, foi desenvolvido através de uma parceria firmada entre a faculdade e o Programa Municipal de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Unimed Petrópolis, em conformidade com ações preventivas do Programa Nacional de DST & Aids do Ministério da Saúde.

Esta nova versão foi organizada por alunos do 7º período de Enfermagem da Fase e orientada pela professora e coordenadora do Programa de DST/Aids do município de Petrópolis, Maria Inês Ferreira. Indicada a todos os públicos, principalmente aos jovens, a peça costuma ser encenada em escolas. O agendamento para as apresentações em 2013 pode ser realizado através da Secretaria Municipal de Educação, conforme disponibilidade do grupo de acadêmicos, pelo telefone (24) 2246-8661.


Saiba mais sobre a peça   

No período de agosto de 1995 a março de 2006 foram realizadas 117 apresentações em Petrópolis, para um público de 21.558 espectadores. Há registros de inúmeras encenações em outros municípios, na íntegra ou adaptadas, a cargo de grupos teatrais.

O material poderá ser utilizado por grupos de todo o país que estejam interessados em encenar a peça na íntegra ou adaptada. As adaptações que exijam modificações no conteúdo do texto deverão ter o cuidado de não comprometer as informações técnicas da obra, de modo que a autorização para a montagem seja apreciada previamente pela Coordenação do Projeto, para registro da abrangência do trabalho.


Serviços:
Data: 03 de dezembro de 2012, às 18h
Local: FMP/Fase – Sala Arthur de Sá Earp Neto.
Avenida Barão do Rio Branco, nº 1003, Centro – Petrópolis/RJ.
Agendamento para escolas: (24) 2246-8661
Classificação: Livre
Entrada: Gratuita