sábado, 30 de maio de 2015

Fase inaugura exposição em comemoração ao Dia do Meio Ambiente

A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) vai comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente com a inauguração de uma exposição, dia 02 de junho, que reúne os projetos sociais e ambientais desenvolvidos com os alunos dos cursos de graduação da faculdade ao longo dos anos. A mostra Isso É Ciência – pesquisa e extensão na FMP/Fase ficará em cartaz de junho a outubro, no Centro Cultural da FMP/Fase, com entrada franca.

Dentre os projetos de pesquisa e extensão representados na exposição, estão: 280 dias - gravidez e adolescência; Invasão Ecogastronômica; Caravana Fase nas Escolas; Jardim da Felicidade; Medicina Regenerativa - Terapias Celulares e Bioengenharia; Observatório da Mulher; Agrotóxico; Horta da Vida; e Imunologia e Doenças Alérgicas e Autoimunes.

“Resolvemos falar da ciência através da arte. Escolhemos a estética como linguagem e abusamos das expressões artísticas – poesia, instalações, imagens e cores. Percebemos que, apesar da ciência que escolhemos mostrar se materializar em diferentes projetos, que em seu fazer, necessariamente, não se interagem, são parte de um mesmo sistema. E, como em uma floresta tropical, a diversidade compõe o todo da ciência realizada na FMP/Fase”, explica Ricardo Tammela, coordenador de Projetos e Extensão da FMP/Fase.

Segundo Tammela, os projetos escolhidos seguiram critérios particulares, das coordenações de pesquisa e extensão, pois representam apenas uma parte do que é desenvolvido por ambas as dimensões. “Cada projeto é constituído de um ambiente, construído com elementos que o caracterizam, com os personagens que o tornam realidade e com as informações imprescindíveis para a compreensão do visitante sobre o projeto. Nós desejamos que a exposição “Isso é ciência” possa deixar, em cada visitante, o desassossego primordial que move poetas e cientistas, que pode ser representado pela poesia de Manoel de Barros e que tanto sublima os homens e mulheres da arte e da ciência”, finaliza Ricardo.

A exposição Isso É Ciência – pesquisa e extensão na FMP/Fase revela o círculo e a linha como conceito estético, além de serem elementos figurativos da imagem de uma floresta tropical, com os troncos das árvores e suas copas, que também são elementos constitutivos da obra de arte.

A mostra é gratuita e aberta ao público, com visitação de segunda a sexta, das 09h às 21h, e sábado, das 09h às 18h.


Escola de Nutrição e Gastronomia da Fase oferece oficina de Cozinha Vegetariana

Estamos sempre em busca de novos sabores para expandir nossas possibilidades no momento de criar uma nova receita. A descoberta de um novo sabor é um trunfo que deve ser comemorado, principalmente quando o objetivo é surpreender uma visita ou mesmo aos familiares.

No entanto, muitas pessoas estão se tornando adeptas da filosofia de vida dos vegetarianos e, cada vez mais, se torna necessário investir em um prato diferenciado dos convencionais. Por isso, não basta saber cozinhar, é preciso aprender como fazer novas receitas vegetarianas criativas, que ofereçam variedade de ingredientes.

Pensando nisso, a Escola de Nutrição e Gastronomia da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para a oficina de Cozinha Vegetariana, que será realizada nos dias 16 e 17 de junho, das 18h às 22h.

A Chef Ana Salles vai ensinar aos participantes como preparar deliciosos pratos e oferecer sabores diferenciados durante as refeições. No cardápio estão: quibe de abóbora com coalhada seca, salpicão vegetariano, cocada de quinoa, ramequim de tofu, couscous de couve flor crocante com cogumelos e iogurte caseiro com frutas secas. As inscrições devem ser feitas clicando aqui, onde é possível obter outras informações, até o dia 12/06/15.


Oficina ensina como harmonizar o vinho e a comida no jantar

Há séculos, o vinho é conhecido como a bebida ideal para acompanhar as refeições.  Além de oferecer vários benefícios à saúde, o vinho dá um toque especial ao sabor dos alimentos, criando um conjunto sensorial de grande prazer.

O problema é que muitas pessoas não sabem como harmonizar a bebida com o alimento correto e, muitas vezes, a experiência não é tão agradável. Por isso, a oficina de Jantar Harmonizado, promovida pela Escola de Nutrição e Gastronomia da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), vai ensinar aos participantes como preparar uma refeição que torne suas experiências pessoais de combinação de vinhos e pratos, um grande sucesso.

A chef Ana Salles, master em Cozinha Italiana pelo Italian Culinary Institute for Foreigners, vai ensinar aos participantes como aproveitar o sabor do vinho, atrelado aos diferentes alimentos, durante um jantar.

Na oficina, os alunos vão preparar, com orientações da chef de cozinha, uma opção de entrada, de prato principal e de sobremesa para um jantar. Cada uma das preparações será harmonizada com um vinho e/ou espumante diferente. A harmonização será conduzida por um sommelier.

A oficina será realizada no Laboratório de Nutrição e Gastronomia da FMP/Fase, no próximo dia 08 de junho, das 18h às 22h. As inscrições devem ser feitas no site da faculdade, até o dia 04/06/15.