sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Programação da semana de 20 a 26 de janeiro de 2019

 
PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

 

Programa EM QUESTÃO
Tema: Doenças de Pele
A pele é o maior órgão do corpo humano. É uma barreira de proteção natural. E, por isso mesmo, está em contato com o ambiente o tempo todo. Fica exposta a vírus, fungos, parasitas, raios solares e substâncias irritantes ou com potencial alérgico. Isso sem falar nos casos em que o problema também tem causas internas. O episódio sobre doenças de pele tem como convidada a dermatologista Fátima Minuzzo, professora da Faculdade de Medicina de Petrópolis.
Em Questão: Domingo, 21h
Segunda, 15h
Terça, 20h
Quarta, 18h
Quinta, 12h
Sexta, 9h e 21h
Sábado, 12h e 18h

Programa ARTE & CULTURA
Tema: Ariel Barbosa: Crescendo com o Teatro
Ariel Barbosa começou a fazer teatro aos 8 anos na Escola Municipal Bataillard, em Petrópolis. Descobriu uma paixão. Nunca mais largou os palcos. Aos 16, tirou o registro profissional. De lá para cá, participou de uma série de projetos culturais e também de experiências na TV. Atualmente, Ariel ajuda a formar novos atores no curso Nova Geração de Talentos.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
Segunda, 18h
Terça, 9h e 21h
Quarta, 15h
Quinta, 20h
Sexta, 18h
Sábado, 9h e 21h

Programa MINUTO FASE
Tema: Saúde e Favela -24ª Semana Científica FMP/Fase
A Saúde de quem vive nas favelas foi um dos assuntos abordados na 24ª Semana Científica da FMP/Fase. O médico Moises Nunes e a agente comunitária de saúde Elaine Eloi dividiram com os participantes do evento a experiência da Clínica da Família da Rocinha, no Rio de Janeiro. Eles abordaram os muitos desafios que as comunidades escondem no que se refere à promoção da saúde. A falta de saneamento básico, a coleta irregular de lixo, a dificuldade de acesso para transporte dos doentes, o alto índice de violência e o perigo dos deslizamentos de terra na época de chuvas, são fatores que impactam a saúde dos moradores das favelas. E teve até estrangeiro participando da palestra. Pedro Barreira veio de Portugal para aprender um pouco mais sobre as doenças que atingem esta população. Para ele, a semana científica é uma oportunidade para a troca de saberes.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa AO REDOR
Tema: Lâmpadas Solares de Garrafa
O programa acompanha a história de um empreendedor social das Filipinas que conseguiu, de forma simples e barata, diminuir o sofrimento das famílias que não tem acesso à energia: As lâmpadas solares de garrafa. Uma tecnologia desenvolvida com a ajuda de jovens universitários dos Estados Unidos.
Ao Redor: Terça, 14h30 Sexta, 10h Domingo, 13h

Programa COMO VAI VOCÊ?
Tema: Egressos de Medicina – Turma 1982 - Vilmar Mascangni – Pediatra e Médico de Família
O pediatra e médico de família Vilmar Mascangni, de Araraquara, São Paulo, reencontrou os amigos da turma de Medicina de 1982 pela primeira vez 36 anos depois da formatura. E não escondeu a alegria de rever os amigos e a faculdade. Ele, que mesmo aposentado continua atuando, falou sobre a importância da formação que recebeu em Petrópolis e de como enxerga o ofício como um sacerdócio.
“Como vai você?”: Nos intervalos, ao longo da programação.

FAIXA INTERATIVA

DOMINGO: Arte & Cultura - Fotógrafos Solidários: Imagens que mudam destinos

SEGUNDA: Arte & Cultura - Grupo Teatral Povo do Cafundó - Mergulho nas Tradições Populares

TERÇA: Arte & Cultura - Roberta Spindel: A Fina Flor da MPB

QUARTA: Arte & Cultura - Mulheres em Pixinguinha

QUINTA: Arte & Cultura - Fernanda Reis – Dançando com as cores

SEXTA: Arte & Cultura - Fabi Cunha: Traços da natureza

SÁBADO: Arte & Cultura - Começaria Tudo Outra Vez: Um Tributo a Gonzaguinha

Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h

PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:
Programa TOME CIÊNCIA
Tema: Águas da Amazônia
A primeira associação que se faz quando se fala em Amazônia é com florestas e água; muita água – uma bacia hidrográfica que fornece 20% do total de águas doces do mundo. Como então imaginar que a maioria da população é obrigada a beber água extraída de poços? E, mesmo assim, sem muita garantia de qualidade da água. Outro aspecto é que todo ano 500 mil quilômetros quadrados de árvores e plantas – praticamente uma vez e meia o Estado de São Paulo – são inundadas, alterando a vida vegetal e animal desta floresta, que sequer é citada no Código Florestal do Brasil. Os convidados para o debate são cientistas que vieram de todas as partes do país para viver e pesquisar o papel das águas de superfície e dos aquíferos do subsolo no meio ambiente e no clima da Região Amazônica.
Tome Ciência: Quarta, 21h
Domingo, 15h

Programa LIGADO EM SAÚDE
Tema: Animais de estimação e a sua saúde
Os benefícios à saúde de ter um animal de estimação, como a redução dos níveis de estresse e depressão, estão demonstrados em diversas pesquisas. Mas isso não quer dizer que não sejam necessários alguns cuidados para evitar doenças que podem passar dos bichos para a gente. O programa vai falar sobre esses cuidados como a higienização de arranhões causados por gatos e cachorros e as precauções na hora de limpar uma gaiola, por exemplo. Para saber mais sobre o assunto, a apresentadora Marcela Morato conversa com o médico veterinário do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), Sandro Pereira.
Ligado em Saúde: Terça, 8h
Quarta, 14h
Domingo, 19h30

Programa CIÊNCIA & LETRAS
Tema: A Filosofia de Viviane Mosé
O Ciência & Letras teve a honra de receber a filósofa, psicóloga, psicanalista e poeta Viviane Mosé para uma conversa muito especial. Neste episódio, o apresentador Renato Farias conversa com Viviane sobre Filosofia.
Ciência & Letras: Domingo, 14h
Segunda, 13h
Quinta, 19h30

Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA
Tema: PR - Palmeira e Rio Azul
Canal Saúde na Estrada - Paraná - Palmeira e Rio Azul: além da capital, Curitiba, a equipe do programa visitou as cidades de Palmeira e Rio Azul para conhecer o Projeto de Assistência Técnica de Extensão Rural (ATER) de Diversificação, que atua junto aos fumicultores (cultivadores de tabaco) da região para a promoção do desenvolvimento rural sustentável e a melhoria da qualidade de vida dos agricultores. Com ações em agroecologia, educação, controle social, saneamento e saúde, o objetivo é diminuir os riscos causados pela fumicultura, buscando alternativas em consonância com a Convenção Quadro para o Controle do Tabaco, da Organização Mundial da Saúde.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
Sábado, 14h30

Programa EM FAMÍLIA
Tema: Câncer de Mama
Existem vários tipos de câncer de mama. No Brasil a estimativa é de aproximadamente 57 mil novos casos por ano. É possível diagnosticar precocemente através do autoexame e mamografia. Tanto os exames quanto o tratamento são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde. Nesta edição do em Família, Yasmine Saboya conversa sobre o assunto com a enfermeira, Ana Paula Monteiro; com a psicóloga, Márcia Parga e com o fotógrafo, Marcony dos Reis Luz.
Em Família: Quarta, 16h
Domingo, 22h

Programa UNIDIVERSIDADE
Tema: Física Quântica
Para a maioria das pessoas, quando se fala em Física Quântica o que vem à mente é que algo muito complicado e difícil de entender. Mas será este ramo teórico da Física dedicado ao estudo de fenômenos que acontecem com partículas atômicas ou subatômicas é assim tão inalcançável para nós pobres mortais? Ou será que com uma boa pincelada, feita por quem entende do assunto, a gente consegue trazer essa teoria mais para perto, para despertar o interesse das pessoas? É o que o programa irá responder.
Unidiversidade: Quinta, 16h
Domingo, 14h30

Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Beleza e Saúde da Gestante
Hoje nós vamos focar na beleza e nos cuidados com a saúde da gestante. E que tal falar sobre moda? Você não pode perder! Eu e a nossa consultora de moda Suellen de Oliveira fomos até um brechó mostrar que você pode ficar bonita pagando pouco. Ela deu dicas para gente de roupas que você deve ter no armário e como combiná-las. E quem sabe você ganhar um dinheiro com as roupas que você tem em casa e não usa mais?! Ainda falando sobre a beleza da mulher, a ginecologista e obstetra, Dra. Ana Claudia Seidinger explica se a gestante pode pintar o cabelo, dourar os pelos do corpo, fazer alisamento no cabelo e usar salto alto. Nesse programa temos dicas para você, mãe e mulher, ficar linda!
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
Domingo, 13h30

Programa FASE.DOC
Tema: Há 40 anos, livro de Abdias Nascimento denunciava violência contra população negra do Brasil
Quarenta anos depois, o livro de Abdias Nascimento – uma obra de referência no debate étnico-racial – é relançado para denunciar a violência contra a população negra no Brasil. Falecido em 2011, aos 97 anos, Abdias deixou um legado de luta contra o racismo na literatura, na política e em muitos aspectos da sociedade brasileira. O ativista – que viveu exilado entre 68 e 81, durante a ditadura militar – foi senador, deputado, escultor, ator e fundador do Teatro Experimental do Negro.

Tema: Com apoio do Brasil e ONU, Moçambique avança na proteção dos direitos das mulheres
As mulheres no centro do desenvolvimento sustentável e da cooperação entre Brasil e Moçambique foi o foco do projeto Brasil e África, realizado, entre 2015 e 2017, pelos governos do Brasil e de Moçambique e apoiado por agências das Nações Unidas – ONU Mulheres, UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas) e PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). O projeto promoveu visitas técnicas, cursos de formação de agentes públicos em saúde e segurança e intercâmbio de boas práticas entre governos e sociedade civil para o enfrentamento à violência contra as mulheres e a promoção do empoderamento econômico das mulheres.

Tema: Libéria: um legado de paz
Depois de 15 anos, a missão de paz das Nações Unidas na Libéria chegou ao fim. Deixa um legado de paz e união nacional em prol do desenvolvimento sustentável e dos direitos humanos.
FASE.DOC: Terça, 18h
Domingo, 20h

Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Álcool e Saúde Pública
Esta edição do Sala de Convidados discute o tema Álcool e Saúde Pública, debate as estratégias para reduzir o consumo nocivo de bebidas, fala sobre como fortalecer a prevenção ao abuso e discutir seus impactos no Sistema Único de Saúde (SUS). Os convidados que falam sobre o tema são o psicólogo e coordenador executivo do Programa Institucional Álcool, Crack e outras Drogas, da Fundação Oswaldo Cruz (PACD/Fiocruz), Francisco Netto; o antropólogo social, pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) e coordenador editorial da Revista Platô: drogas e políticas, Maurício Fiore; e o médico psiquiatra do Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB) e coordenador do Programa de Estudos e Assistência ao Uso Indevido de Drogas (PROJAD), Marcelo Cruz.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
Sábado, 15h

Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Prêmio Oswaldo Cruz de Teses 2018 - Aderita Sena
No terceiro programa da série especial sobre o Prêmio Oswaldo Cruz de Teses 2018, promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para valorizar a pesquisa e a educação, o apresentador Paulo Bellardi entrevista a pesquisadora do Observatório Nacional de Clima e Saúde/Icict-Fiocruz, Aderita Ricarda Martins de Sena, premiada na categoria Saúde Coletiva pela tese “Seca, vulnerabilidade socioambiental e saúde: impactos no Semiárido Brasileiro”.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
Sábado, 19h

Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Refloresta
No começo dos anos 80, agricultores do sul do Brasil, expulsos de sua região pelo latifúndio, chegaram à fronteira do acre com Rondônia para ocupar terras públicas. Enquanto tentaram reproduzir no Norte os modelos de produção que utilizavam no sul, atravessaram um difícil período de pobreza e precariedade. Mas o aprendizado com extrativistas locais, a formação de uma associação e a reorientação radical da produção em direção ao extrativismo de produtos da floresta transformaram suas histórias. Em Nova Califórnia, Rondônia, vamos conhecer o projeto Reca, cooperativa que produz e comercializa em escala produtos da floresta amazônica.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
Sábado, 22h

 

Veja também o noticiário: Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30.

Petrópolis tem seu 1º Congresso de Recursos Humanos


Com o objetivo de apresentar os principais desafios e as práticas de sucesso das organizações e incentivar o networking humanizado, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) vai sediar o I Congresso de Recursos Humanos de Petrópolis, no dia 21 de fevereiro, quinta-feira, das 14 às 21h. O evento está sendo promovido em parceria com o Grupo RH Petrópolis, que reúne cerca de 60 empresas da cidade e região.

O tema central do encontro será “Humanize”, que trará importantes reflexões sobre a área de atuação. A programação tem início com Julio Talon, diretor presidente da GE Celma, que vai ministrar palestra sobre “A Importância do RH dentro de uma Organização”, seguido de Rodrigo Garcia, professor da Fundação Getúlio Vargas, UNESA e BBS Angola, que vai abordar “Design Thinking para RH”, e a partner e trainer da Sociedade Brasileira de Coaching, Alessa Mendes, que vai falar sobre o “RH como parceiro estratégico das organizações”.

À tarde, um painel sobre RH na Prática contará com a participação de Ananisa de Souza, profissional com experiência em gestão do desempenho, do conhecimento, da carreira, da sucessão e de talentos, e em processos de revisão de estruturas organizacionais, processo de mudança, engajamento e cultura. Ela dividirá o debate com a coach Fernanda Santoro, que já atuou em empresas como a Gerdau, FMC Technologies e ZEISS, e a psicóloga Cátia Leal, que trabalha a promoção da saúde mental e qualidade de vida em empresas. O público poderá fazer perguntas, que serão conduzidas por Luciana Magalhães, gerente de RH da FMP/Fase.

Encerrando o ciclo de palestras, o “Desenvolvimento das habilidades comportamentais como exigência para as profissões do século XXI” será abordado por Marcilene Scantamburlo, professora da FMP/Fase e CEO da Web Road Mídias e Sistemas, empresa de desenvolvimento de aplicativos e projetos de inteligência artificial, e da MentorApp, startup integrante do IBM Global Entrepreneur

O evento será apresentado por Keli Areias, especialista em Gestão de Pessoas. Grupos de empresas, com o mínimo de três funcionários, e estudantes de Ensino Superior têm desconto. As inscrições vão até o dia 19/02, no site da faculdade http://www.fmpfase.edu.br/curso/20183_Evento/1398ICongressodeRHPetr%C3%B3polis2018