quarta-feira, 18 de março de 2015

Diretora da FMP/Fase é homenageada pela Câmara Municipal de Vereadores

A homenagem foi realizada durante a 1ª edição do Prêmio Zilda Arns, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Em celebração ao mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Câmara de Vereadores de Petrópolis realizou a primeira edição do Prêmio Drª Zilda Arns, concedido a mulheres de reconhecido mérito e notoriedade por ações realizadas à sociedade petropolitana. Uma das homenageadas foi a diretora da Fase, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves.

As competências de Maria Isabel de Sá Earp já foram reconhecidas em outras ocasiões, com a entrega da “Medalha Koeller”, título concedido anualmente a personalidades que contribuem para o desenvolvimento da cidade, e o título “Mulheres de Ouro”, fornecido pelo pároco da Catedral São Pedro de Alcântara, padre José Augusto Carneiro. A educadora, que tem como área de formação o Direito, também ocupa uma cadeira na Academia Petropolitana de Letras, desde 1998.

“Maria Isabel, além de ser uma grande amiga é uma empreendedora que luta para formar pessoas importantes para esse país. A FMP/Fase é referência na cidade por causa da pessoa batalhadora, dinâmica e guerreira que ela é, que abraçou a causa e sente prazer no que faz”, comentou o vereador Jorge Banerge, responsável pela indicação da diretora ao prêmio.

Para Maria Isabel, ser homenageada pela Câmara é uma honra e aumenta ainda mais seu compromisso perante a sociedade. “Receber esse prêmio só aumenta a nossa responsabilidade de desenvolver um trabalho que não só tenha como foco o direito e a promoção da mulher, mas também de toda a sociedade, principalmente da população mais excluída desse meio social”, disse.

A FMP/Fase apoia a campanha de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e, no ano passado, criou o Observatório da Mulher, uma instância que conta com a parceria do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), para o mapeamento da aplicação das políticas e programas voltados para a Mulher em suas diferentes dimensões. Para isso, o projeto envolve alunos e profissionais de diversas áreas e aborda temas como o relacionamento entre as pessoas; a visão integral do indivíduo e da situação com a perspectiva de promoção da saúde; a consciência crítica do papel social e político das profissões; entre outros.


O Prêmio


O Prêmio Drª Zilda Arns foi criado em 2014, por iniciativa da vereadora Gilda Beatriz, onde cada parlamentar do Legislativo municipal pode agraciar anualmente uma mulher, sempre por indicação de livre escolha do autor, no mês de comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março. O prêmio também é uma homenagem a Zilda Arns Neumann, fundadora da Pastoral da Criança, morta no terremoto ocorrido na cidade de Porto Príncipe, no Haiti, no dia 12 de janeiro de 2010.

Diretora da Fase, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves
recebendo o prêmio do Vereador Jorginho Banerge.
Professora Vânia Lopes e Dra Maria Isabel
Da esquerda para direita:  a Defensora Pública Marília Pimenta, a Agente Comunitária de Saúde -Estrada da Saudade Zélia Maria de Souza e a Diretora da Fase Maria Isabel.

Programação Fase TV - de 15 a 21 de março


Programas produzidos pela FASE TV:

·         Programa Arte & Cultura                Tema: ”Mulheres na Arte – Giulia Marchesini”:

o    Cantora desde os 14 anos, Giulia Marchesini tem grande experiência na área musical. Em sua infância, teve aulas de música e flauta doce e mais tarde atuou como cantora e solista em corais petropolitanos durante 7 anos, onde teve aulas de teoria musical e técnica vocal. O episódio da série Mulheres na Arte apresenta a vida da cantora, seus desafios e planos para o futuro de sua carreira.

·         Programa Minuto Fase                   Tema: “Colônia de Férias”:

o    Preocupados em desenvolver princípios sustentáveis e de preservação do meio ambiente com as crianças da comunidade do Amazonas, no bairro Quitandinha, os alunos de Enfermagem da Fase criaram a colônia de férias Horta da Vida. O episódio fala sobre o projeto que fez sucesso entre a criançada, onde foram realizadas atividades com materiais recicláveis, pintura, leitura, colagem, plantio de hortaliças e caminhadas durante uma semana.

·         Programa Em Questão                   Tema: “Empreendedorismo Social”:
o    O Em Questão entrevista o empreendedor Alan Maia, diretor da Agência do Bem, criada há 10 anos no Rio de Janeiro e que hoje atende 500 pessoas em três comunidades da zona oeste da cidade. No episódio, ele fala da importância dos projetos sociais desenvolvidos por Ongs, da responsabilidade social das empresas e do papel das universidades como espaço de desenvolvimento de tecnologias sociais e da formação de novos empreendedores.

·         Programa Ao Redor                         Tema: “Patrimônio Mundial Marinho/Caribe/Peixe-Leão/Concerto de NY”:

o    O episódio aborda a importância do programa do Patrimônio Mundial Marinho da Unesco, que inclui 47 áreas estratégicas para conservação, mostrando 3 delas: O Parque Isimangaliso Wetland na África do Sul, o recife de corais de Aldabra, no Oceano Índico, e Glacier Bay, no sudeste do Alasca. O programa também apresenta o depoimento de um pescador da República Dominicana sobre o impacto de uma espécie invasora, o peixe-leão, nas águas do Caribe e como a comunidade está enfrentando o problema. O Ao Redor traz ainda a participação de 18 jovens músicos brasileiros, integrantes de um projeto social da Bahia, no Concerto da ONU em Nova York.

·         Programa Cinema Livre                 Tema: “Imagem Mulher/Fortes Mulheres”:

o    O primeiro documentário “Imagem Mulher” nasce da hipótese de que a idealização da mulher na mídia contribui para a violência contra a mulher. É um olhar que se debruça sobre a mídia e sobre a rotina de três mulheres, Ana Cláudia Martins, Norma Cubillos e Sandra Regina Alves, buscando estabelecer um paralelo. Se a hipótese inicial é válida? As descobertas, compartilhamos com o público.  O segundo documentário “Fortes Mulheres” mostra o fascínio pela figura feminina e seu poder de agregar a família que inspiraram  André François a buscar emocionantes histórias de amor e desafios por todo o Brasil. Em suas viagens, o fotógrafo encontrou mulheres de várias idades, que são um exemplo para seu país, sua comunidade, sua família e para si mesmas.

O documentário aborda questões como gravidez na adolescência, relações familiares, violência doméstica e o enfrentamento de doenças como o câncer: grandes temas que circundam a saúde e o bem-estar da mulher brasileira. Com depoimentos fortes e sinceros, essas jovens e senhoras contam seus relatos e suas experiências de cabeça erguida, com a certeza de que a superação é o caminho para vencer as dificuldades e seguir adiante.


·         Programa Faixa Interativa              Em Questão – Tema: “Outubro Rosa”:
o    O câncer da mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Com mais de 50 mil novos casos por ano, só no Brasil. No mês de outubro uma campanha mundial visa conscientizar as mulheres sobre a importância da realização do autoexame e da detecção precoce da doença. O programa conta com as participações do mastologista Carlos Vinícius Pereira Leite, que é professor de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia da FMP/Fase, e da presidente da Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, Ana Cristina Mattos.

Programas produzidos pelo Canal Saúde da FIOCRUZ:

·         Programa Ligado em Saúde          Tema: “Trabalhadores Noturnos”:
o    O trabalho noturno levou uma pesquisadora da Fiocruz a investigar os impactos na vida das pessoas. A pesquisadora do laboratório de educação em ambiente e saúde do IOC da Fiocruz, Lúcia Rotenberg fala sobre os impactos na saúde das pessoas que trabalham a noite e a qualidade do sono que acontece pela manhã. E fala também sobre a responsabilidade das empresas e o que devemos fazer para amenizar os efeitos dessa rotina.
·         Programa Ciência e Letras                        Tema: “Grupo de Pesquisas Espinoza e Nietzsche”:
o    O coordenador do Grupo de Estudos SpiN/UFRJ, André Martins explica a trajetória de Espinoza e Nietzsche, filósofos que não seguiram à risca a tradição da história da Filosofia.
·         Programa Canal Saúde na Estrada         Tema: “Aracajú-SE”:
o    Mais Médicos - a reportagem apresenta a experiência do município de N S das Dores com a implantação do programa Mais Médicos. Além de mostrar o dia a dia dos médicos cubanos em N S das Dores, mostra também como os profissionais foram recebidos e quais os resultados para a saúde da população. Tuberculose - em Aracajú, o Programa de Saúde da Família faz a busca ativa dos casos de Tuberculose na cidade. A reportagem mostra o trabalho da equipe desde o encontro com os possíveis casos, até o acompanhamento do tratamento dos pacientes. Mostra ainda, os resultados do programa na diminuição dos índices da doença na cidade.
·         Programa Unidiversidade                          Tema: “Mapa da Violência”:
o    O programa fala sobre a ausência de políticas públicas, o panorama da violência no Brasil, o surgimento das UPPs, a formação da polícia civil e da militar, a relação entre educação e violência e das áreas mais carentes do nosso país. Gravado no Instituto de Estudos da Religião- ISER/RJ.
·         Programa Em Família                                 Tema: “Quando as contas não fecham”:

o    A atriz, Glaucia Rodrigues, a coordenadora do curso de Economia Doméstica - UFRRJ, Patricia Freitas e o antropólogo, João Baptista conversam conosco sobre a as dificuldades em administrar o orçamento doméstico.



Residência em Medicina da Família tem vagas em Petrópolis

A Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) está com sete vagas abertas para a Residência em Medicina da Família e Comunidade. O curso tem duração de dois anos. Essa é atualmente uma das especialidades mais valorizadas pelo poder público, por ser a porta de entrada do paciente na rede SUS, segundo o supervisor do curso, o médico Carlos Gazanego.

Para atrair o interesse dos profissionais, o governo federal está oferecendo 10% de pontuação extra em programas de residência para aqueles que ingressarem em Medicina da Família e Comunidade em 2015. 

Em Petrópolis, o curso surgiu na FMP/Fase no ano de 2001. Forma médicos que irão atuar na atenção básica, junto às comunidades, no atendimento primário da população. Os residentes atuam nos cinco Postos de Saúde da Família (PSFs) coordenados pela FMP, além de dois outros PSFs da prefeitura.

Segundo Carlos Gazanego, os residentes também passam parte da formação nas enfermarias do Hospital de ensino Alcides Carneiro e em outras unidades públicas da cidade, além de terem contato com os indicadores de saúde da secretaria municipal da área.

As inscrições para a residência na FMP/Fase vão até dia 20. O edital pode ser conferido emhttp://fmpfase.edu.br/curso/med_resid/9115residMed2015/