segunda-feira, 25 de julho de 2016

Programação da Semana de 24 a 30 de julho de 2016



PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

 ·         Programa EM QUESTÃO
Tema: Intercâmbio Estudantil 
o    Estudar fora do país é mais que uma oportunidade de imersão no idioma estrangeiro. Ajuda a ver a profissão de uma outra perspectiva. E favorece o desenvolvimento de uma série de competências valorizadas como importantes diferenciais no mercado de trabalho. Motivos que têm feito o intercâmbio estudantil crescer ano a ano. O programa sobre Intercâmbio Estudantil recebe como convidados os estudantes Yuri Martins e Alexandre Almeida, da CLEV, Coordenação Local de Estágios e Vivências, da Faculdade de Medicina de Petrópolis, e Kamila Burg Bronguel, aluna do 6º ano de Medicina da FMP/Fase.
Em Questão: Segunda, 20h
                                Terça, 21h30
                                Quarta, 22h30
                                Quinta, 21h30
                                Sexta, 22h
                                Sábado, 14h30
                                Domingo, 13h e 22h30

·         Programa ARTE & CULTURA
Tema: Gigante do Papelão

o    Artista autodidata, Sergio Cezar dá um novo significado a objetos descartados. Com seu olhar apurado, enxerga beleza e harmonia onde a visão comum não vê função. Sua predileção por um desses materiais, deu a ele um codinome: Gigante do Papelão. Suas obras já correram o mundo. E puderam ser vistas em todo o Brasil em horário nobre,   na abertura da novela  “Duas caras”, da Rede Globo. Em seu depoimento ao Arte & Cultura, Sergio Cezar fala sobre sua trajetória e sobre o papel social da arte, como instrumento de transformação.

Arte & Cultura – Segunda, 21h30
Terça, 20h
Quarta, 20h30
Quinta, 22h30
Sábado, 17h
Domingo, 20h30


·         Programa Ao Redor
      Tema: Arquipélago Fiji/Ilha orgânica – Tecnologia/Mudanças Climáticas – Palestina/Moda:

o    O programa fala sobre as mais de 300 Ilhas do Arquipélago Fiji, que são mundialmente conhecidas pela beleza. Atualmente, uma delas ganhou um novo destaque: O titulo oficial de ilha orgânica. O episódio também fala sobre o software criado pela ONU para monitorar as mudanças climáticas, onde a tecnologia se tornou uma aliada na definição de medidas de combate aos efeitos dessas mudanças. O programa mostra ainda o palestino que lançou um desfile diferente, onde a linguagem da moda fala sobre questões sociais e mostra a outra face da Palestina.
o Redor: Terça, 11h                                                                                                                                                              Quinta, 20h30
                   Domingo, 22h

·         Programa MINUTO FASE
Tema: Projeto Com Viver
o    Exercitar o corpo, com um aulão de dança... Aprender a cuidar da alimentação, com uma oficina de nutrição... e checar como anda a saúde, com a aferição de pressão arterial e glicemia. Os alunos do primeiro e segundo anos de Medicina da FMP/Fase levaram para a Comunidade Nova Cascatinha o projeto Com Viver. Um sábado diferente para os moradores, que puderam aprender também sobre as arboviroses mais prevalentes no momento: dengue, zika vírus e chicungunya. O projeto tem como proposta promover a saúde a partir da prevenção e de um conceito mais amplo de qualidade de vida.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: MÉDICO

o    O primeiro episódio do Minuto Fase Profissões apresenta a rotina e as atribuições do médico. Um dia a dia feito de diagnósticos, exames, cirurgias, mas também do planejamento de ações de prevenção e saúde coletiva. O programa mostra o que o curso de medicina oferece, as expectativas dos estudantes e também profissionais que estão no mercado. O Minuto Fase também aborda uma área ainda pouco explorada pelos médicos brasileiros: a pesquisa clínica. E traz o exemplo do pesquisador Marcus Conde, professor convidado da FMP/Fase, premiado internacionalmente pela pesquisa que permitiu um tratamento mais rápido para pacientes que contraem o bacilo da tuberculose.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: NUTRICIONISTA

o    O episódio apresenta a rotina e as atribuições do nutricionista. A contribuição da alimentação para a qualidade de vida é o principal alvo desse profissional, com muitos campos de atuação. O programa mostra também como o curso da FMP/Fase prepara os futuros nutricionistas, com uma formação pautada pelas necessidades do mercado, a inovação e o compromisso com a saúde da população.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ENFERMEIRO

o    A missão de cuidar do ser humano. O programa apresenta os desafios do enfermeiro e como ele deve estar preparado para enfrentar diferentes situações, com o objetivo de promover e manter a qualidade de vida da população.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ADMINISTRADOR

o    O episódio mostra a responsabilidade do profissional de administração: planejar e cuidar do funcionamento das empresas, desenvolvendo estratégias de mercado e implantando métodos de trabalho. O programa também aborda a importância da formação do administrador, para que ele possa atuar de forma criativa e empreendedora, acompanhando sempre as inovações do mercado.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: RECURSOS HUMANOS

o    Contribuir para o bom relacionamento e a troca eficiente de informações dentro de uma instituição, e também desenvolver ações para uma relação positiva entre os colaboradores da empresa, a comunidade e a sociedade. O quinto episódio do Minuto Fase Profissões mostra que o profissional de Recursos Humanos deve atuar de forma empreendedora, criando soluções  que gerem produtividade e qualidade no trabalho.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA

o    Investigar processos internos do organismo sem que seja preciso acessar diretamente os órgãos envolvidos, evitando a necessidade de cirurgias ou outros procedimentos invasivos. Verificar funções cognitivas, como linguagem e memória, enquanto o paciente o está sendo submetido a um exame. A tecnologia avança e o trabalho do especialista também se torna mais complexo, exigindo cada vez mais capacitação. Preparar profissionais habilitados para os desafios desse mercado em constante expansão é a meta da FMP/Fase com o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia. 
Minuto Fase Profissões: Nos intervalos, ao longo da programação.


·         Programa FAIXA INTERATIVA

Segunda – Feira:
·         Tema: Comunidades Tradicionais    – Arte&Cultura
o    Guardiãs das nossas memórias mais ancestrais, as comunidades tradicionais enfrentam uma série de desafios para continuar a preservar esses fragmentos da nossa identidade cultural. Entre as ameaças, a dificuldade em manter o próprio território, que muitas vezes é alvo da especulação imobiliária. O programa mostra a importância das comunidades para a cultura brasileira e a mobilização para preservar esse patrimônio, com depoimentos de representantes de quilombolas, caiçaras e indígenas.

·         Tema: Monte Roraima  – Arte&Cultura

o    Localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, o Monte Roraima foi escalado pela primeira vez em 1884, por uma expedição britânica chefiada por Everard Ferdinand im Thurn. Apesar das diversas expedições posteriores, sua fauna, flora e geologia ainda permanecem largamente desconhecidas. O episódio fala sobre a ecologia e a mística do monte Roraima pelos olhos do biólogo e cineasta Ricardo Braun.


Terça – Feira :
·         Tema: Igualdade Racial – Em Questão
o   A política de cotas nas universidades, a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial e a aplicação da lei 10.639 que determina a obrigatoriedade do ensino da História da África e da cultura afrodescendente nas escolas. As conquistas e barreiras enfrentadas pelo movimento negro nos últimos anos foram debatidas pelo Em Questão com o Vice-presidente do Conselho de Promoção da Igualdade Racial de Petrópolis, Pedro Fernandes.


Quarta- Feira

·  Tema: Banda The Fog Session  – Arte&Cultura


o    Tudo começou em 2011, quando a proposta era fazer um tributo à banda Pearl Jam.  A partir da grande afinidade, os integrantes começaram naturalmente a compor músicas autorais, que hoje fazem parte do vasto repertório da The Fog Session. O episódio fala sobre como tudo começou, a trajetória e os sonhos da banda que toca sob influência do grunge, hard rock, metal e blues. 

·         Tema: Quarteto Kawabanga – Arte&Cultura

o    O programa apresenta o Quarteto Kawabanga. Criado em 2011 por músicos experientes, vindos de outros grupos reconhecidos de Petrópolis, como o Taruíra e o Chutando o Balde, o quarteto é formado por João Felippe Ramos (cavaquinho e cavaco de 5 cordas), Guto Menezes (violão, cavaquinho e viola caipira), Leandro Mattos (pandeiro e percussão) e Yuri Garrido (bateria e percussão). Com repertório eclético que revisita clássicos da MPB, do baião à bossa nova, o grupo também garante nova roupagem a músicas internacionais e aposta em canções autorais. No episódio, os músicos falam da parceria dentro e fora do palco.

Quinta – Feira:
·       Tema: Ansiedade – Em Questão

o    A ansiedade é uma reação normal diante de situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa. Ela funciona como um estímulo, ajudando cada um de nós, a entrar em ação.  Mas em excesso, ela faz exatamente o contrário: impedindo nossas reações. E quando se torna constante e desproporcional aos acontecimentos, pode se transformar em um transtorno, causando sofrimento e interferindo na qualidade de vida. O tema é debatido com a psicóloga Priscila Tenenbaum, representante do programa Friends no Brasil, recomendado pela Organização Mundial de Saúde para a prevenção de ansiedade e depressão.


Sexta – Feira:

·       Tema: Museologia Social – Arte&Cultura

o    A memória é fundamental para a constituição do ser humano como ser humano. Os museus são os corações das memórias, e tomaram a dimensão de espaço aberto ao público na Europa do século XVIII, onde podemos citar exemplos clássicos como o Museu Britânico e o Museu do Louvre. O episódio conta sobre o início, a trajetória e as dimensões dos museus pelo mundo.

·       Tema: Exposição Carybé  – Arte & Cultura


o    Argentino, naturalizado brasileiro, Hector Bernabó ganhou o apelido de Carybé ainda na infância. Multifacetado, Carybé utilizou diferentes suportes e técnicas. Produziu pinturas, gravuras, ilustrações, painéis, murais e esculturas. É considerado o argentino mais baiano da história. Retratou, como ninguém, os costumes e a fé da Bahia de seu tempo. O organizador da mostra exposta no Centro de Cultura Raul de Leoni, em Petrópolis, Paulo Campinho, conta sobre a vida e o legado de Carybé.

Sábado:

·         Tema: Equidade – Em Questão

o    Equidade é sinônimo de igualdade, justiça social. O último relatório divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento revela que o mundo nunca esteve tão rico, mas também está cada vez mais desigual. No planeta, 1% da população mais rica detém 40% dos bens globais, enquanto 2 bilhões e 200 milhões de pessoas vivem na miséria ou no limiar da pobreza. O programa ouve a opinião da doutora em Ciência Política e especialista em direitos humanos, Sônia Fleury.


Domingo:

·         Tema: Cellograff Brasil– Arte&Cultura

o    O programa apresenta a técnica do cellograff, o grafite feito sobre uma superfície transparente de papel filme, criada na França em 2009. Em Petrópolis, o movimento é liderado pelo grafiteiro Rodrigo CB. O Arte & Cultura mostra as novas possibilidades criadas pela técnica. Entre elas, a interação do grafite com a arquitetura das cidades e com a natureza.

·       Tema: Nova Geração de Pianistas – Arte&Cultura
o    O programa apresenta jovens músicos que se destacam no cenário nacional e que tem em comum a paixão pelo piano. O instrumento chegou ao Brasil com a Família Real portuguesa, em 1808, e conquistou rapidamente a sociedade carioca. Os pianistas falam das influências artísticas, da árdua rotina de estudos e dos desafios que a carreira impõe.

Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h


PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:


·         Programa TOME CIÊNCIA
Tema: Esporte tem ciência
o    Por trás dos momentos de magia e emoção das manifestações esportivas, existe uma intensa atividade científica. A educação física está cada vez mais organizada academicamente – e já começa a ser identificada como Motricidade Humana ou Cinesiologia. A aplicação da bioquímica e da biomecânica são exemplos da contribuição da ciência que se refletem no esporte de alto desempenho. Sem falar nos avanços nas técnicas de treinamento e no desenvolvimento de novos equipamentos. Com a ajuda da ciência o homem desafia constantemente seus próprios limites, batendo recordes e superando desafios. Algumas vezes usando novas substâncias, o que é proibido e acaba motivando cientistas a criarem métodos cada vez mais eficazes para barrar o uso do doping.
Tome Ciência: Quarta, 16h 

                             Domingo, 14h


·         Programa LIGADO EM SAÚDE
Tema: Arritmias cardíacas

o    Quem pensa que a arritmia cardíaca só acontece com pessoas idosas, está enganado. Pessoas de qualquer idade e até atletas podem ter uma arritmia sem saber. O problema disso é que mesmo quando não provoca sintomas, a arritmia pode ser grave.
Ligado em Saúde: Terça, 21h
Quarta, 10h
Sábado, 11h

·         Programa CIÊNCIA & LETRAS
Tema: História da física em sala de aula

o    O livro “História da Física na Sala de Aula”, de Elika Takimoto, é o tema do programa da semana.
Ciência & Letras: Domingo, 15h
Segunda, 22h30
Quinta, 20h


·         Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA
Tema: Brasília – DF

o    O programa aborda a XV Conferência Nacional de Saúde, que aconteceu de 1 a 4 de dezembro de 2015. Uma mobilização que reuniu a sociedade civil em torno da bandeira de fortalecer o SUS, melhorar a oferta de serviços e criar novas fontes de financiamento. Os debates seguiram um eixo transversal: “Reformas democráticas e populares do Estado” e sete eixos temáticos: “Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade” “Participação e controle social” “Valorização do trabalho e da educação em saúde” “Financiamento do SUS e relacionamento público-privado” “Gestão do SUS e modelos de atenção à saúde” “Informação, educação e política de comunicação do SUS” e “Ciência, tecnologia e inovação no SUS”, amplamente discutidos nos diversos grupos de trabalho que geraram propostas, votadas em plenárias e inseridas em um relatório final, importante documento para nortear ações de saúde pública para os próximos anos.

Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30
                                            Terça, 23h


·         Programa EM FAMÍLIA
Tema: Primeiro diploma da família

o    Entrar em uma faculdade e concluir o ensino superior é o sonho de muita gente. Para alguns, um sonho quase impossível que requer resiliência e determinação e se perde no caminho de quase 60% dos estudantes que ingressam nas faculdades brasileiras. Trabalho em tempo integral e filhos para cuidar estão entre os maiores desafios, mas muitos brasileiros estão enfrentando essas dificuldades e hoje 35% dos formandos são os primeiros de sua família a conquistar o diploma universitário.
Em Família: Quarta, 20h
Domingo, 16h
Sábado, 22h

·         Programa UNIDIVERSIDADE
Tema: Ondas gravitacionais

o    “O começo de todas as ciências é um espanto das coisas serem o que são”. Tendo a frase de Aristóteles como norteadora, o programa aborda as ondas gravitacionais.
Unidiversidade: Quinta, 18h
Domingo, 10h e 16h30


Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde em 4 horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35