sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Dia Mundial do Coração

No dia 29 de setembro é celebrado o Dia Mundial do Coração, no intuito de alertar a população sobre a importância de hábitos saudáveis para prevenir doenças cardiovasculares. Em comemoração a essa data e com esse objetivo, alunos de Nutrição, Medicina e Enfermagem da FMP/Fase, junto com a equipe da Unidade de Saúde da Família do Boa Vista, gerida pela instituição, promoveram um dia de atividades para moradores da comunidade. Na ocasião, dinâmicas para reconhecer alimentos saudáveis e não saudáveis, caminhos para chegar ao coração saudável com os hábitos corretos e exercícios de alongamento fizeram parte da programação. Além disso, os pacientes também foram orientados sobre o risco cardiovascular, receberam dicas nutricionais, lanche e lembrancinhas.



Programação da Semana de 30 de setembro a 06 de outubro de 2018


 


PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

 Programa EM QUESTÃO
Tema: Série 3ª idade – Direitos dos Idosos

O envelhecimento da população é um fenômeno mundial, que exige uma adaptação urgente das cidades e das políticas públicas. No Brasil, em pouco mais de uma década, teremos mais idosos que crianças e adolescentes. Como garantir qualidade de vida e o cumprimento dos direitos das pessoas da terceira idade? No primeiro episódio da série 3ª Idade, O Em Questão aborda os direitos dos idosos, com as participações da presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Gabriela Falconi, e do advogado Marcelo Schaefer, presidente da OAB – Petrópolis.
Em Questão: Domingo, 21h

Segunda, 15h

Terça, 20h

Quarta, 18h

Quinta, 12h

Sexta, 9h e 21h

Sábado, 12h e 18h

  
Programa ARTE & CULTURA
Tema: Série Veteranos - Carlos Watkins: O Som da Experiência
Carlos Watkins ganhou o primeiro piano do avô, aos 6 anos. A partir daí, ele e a música não se separaram mais. A paixão virou profissão aos 17 anos, quando começou a tocar nos bares de Copacabana. Com graduação em Educação Musical e especialização na Berklee College of Music, em Boston, nos Estados Unidos, o músico se orgulha de nunca ter parado de estudar e compartilhar sua experiência. Além do piano, seu instrumento de base, também se dedica ao saxofone. Aos 68 anos, é um dos integrantes do grupo de choro Taruíra e não se vê sem a música. Embora abra mão das noitadas nessa nova fase da vida, garante que o talento e o prazer em tocar continuam ilimitados.

Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h

Segunda, 18h

Terça, 9h e 21h

Quarta, 15h

Quinta, 20h

Sexta, 18h

Sábado, 9h e 21h

 

Programa MINUTO FASE
Tema: Semana de Nutrição 2018
A Semana de Nutrição 2018 marcou a comemoração dos 20 anos do curso, com debates sobre o cenário atual da alimentação e da nutrição. Entre os temas discutidos, o uso de agrotóxicos no campo e as consequências para a saúde. Em pauta também os impactos da flexibilização da legislação ambiental e o papel do nutricionista no acesso da população a alimentos seguros.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa AO REDOR  Tema: Togo/Moringa – Quirguistão/ Nogueiras - Chile / Segurança Alimentar

O Ao Redor vai ao Togo, na África Ocidental, para mostrar a moringa: árvore que serve de fonte de alimento e também ajuda a recuperar solos degradados pelo desmatamento. O episódio faz uma escala no Quirguistão, na Ásia Central, e revela como um programa de gestão de recursos naturais e uma lei de arrendamento de florestas estão ajudando a proteger as maiores e mais antigas florestas de nogueiras do mundo. O programa termina a viagem no Chile, na América do Sul, falando de um tema que preocupa as Nações Unidas: o uso de produtos químicos na produção de alimentos. Você vai saber o que está sendo feito para incentivar técnicas alternativas que reduzam os riscos à saúde humana e ao meio ambiente.
Ao Redor: Terça, 14h30

Sexta, 10h

Domingo, 13h

Programa COMO VAI VOCÊ?
Tema: Egressos de Medicina – Turma de 1987 - Regina Fátima Freire Quintaes – Cirurgiã geral
Regina Fátima Freire Quintaes trocou o Rio de Janeiro por Petrópolis para realizar o sonho de ser médica. E não se arrepende. Pelo contrário: tem a certeza de ter tomado a melhor decisão. Na FMP, construiu a base profissional e também fez amigos para a vida. Regina se especializou em cirurgia geral e retornou à faculdade, como professora, em 2012. Hoje atua no Rio de Janeiro, como médica, e em Petrópolis, como preceptora dos residentes no Hospital de Ensino Alcides Carneiro.
“Como vai você?”: Nos intervalos, ao longo da programação.

 FAIXA INTERATIVA

DOMINGO: Em Questão - Alzheimer


SEGUNDA: Ligado em Saúde – Epilepsia no Idoso + Em Família – Trabalho na Terceira Idade

TERÇA: Ligado em Saúde – Menarca e Menopausa precoces + Em Família – Informatização na Terceira Idade
QUARTA: Unidiversidade – Teatro Depois dos 70 + Em Família – Aposentadoria

QUINTA: Em Família – Viuvez + Bate-papo na Saúde – Políticas Públicas para Pessoas Idosas
SEXTA: Sala de Convidados – Envelhecimento Saudável Sem SUS

SÁBADO: Em Questão - Série Nutrição nos Ciclos Da Vida: Alimentação na Fase Adulta e na Terceira Idade
Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h

 

PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:

 
Programa TOME CIÊNCIA
Tema: De onde viemos, para onde vamos
Completados 150 anos – em julho de 2008 – da teoria da evolução, de Charles Darwin, o ser humano ainda se interroga sobre suas origens. Basta lembrar os criacionistas, que defendem a existência de uma inteligência superior por trás de todos os eventos de criação da vida. Neste mesmo ano de 2008, cientistas do mundo inteiro se juntaram para colocar em funcionamento, um túnel subterrâneo de 27 quilômetros de circunferência, só para poder examinar as condições do Big Bang – para muitos a origem do universo. O que também é contestado. Afinal, do ponto de vista científico, como teria surgido a vida humana em nosso planeta? E o próprio planeta? E como anda a nossa evolução biológica? Superada pelas intervenções da medicina? Mais dependentes da cultura?
Tome Ciência: Quarta, 21h
Domingo, 15h

Programa LIGADO EM SAÚDE Tema: PICS: Florais


Dando seguimento à série sobre as Práticas Integrativas e Complementares do SUS (PICS), neste episódio vamos falar sobre a terapia de florais, que visam contribuir para o equilíbrio emocional do paciente. E, para entrender um pouco mais sobre o funcionamento das essências, a apresentadora Marcela Morato conversa com a presidente honorária do Conselho Nacional de Autoregulamentação da Terapia Floral (Conaflor) e da Associação dos Terapeutas de Essências Florais (Rioflor), Lizete de Paula.
Ligado em Saúde: Terça, 8h
Quarta, 14h
Domingo, 19h30

Programa CIÊNCIA & LETRAS Tema: A Poesia de Elizeu Braga
Radicado no Rio, o poeta nascido na comunidade ribeirinha de Itacoã, nos arredores de Porto Velho, em Rondônia, Elizeu Braga, já chegou a esconder sua origem por medo de preconceito. Mas hoje ele tem orgulho de suas raízes e do seu aprendizado com poetas locais. E é com esse rondoniense, que foi um dos realizadores do Espaço Cultural Arigóca, dedicado a incentivar a prática de leitura e poesia em Porto Velho, que o apresentador Renato Farias conversa no Ciência & Letras.



Ciência & Letras: Domingo, 14h

Segunda, 13h

Quinta, 19h30

 
Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA Tema: AL – Junqueiro e Arapiraca Em Junqueiro encontramos um projeto inovador: o “Bocha Adaptada”. Modalidade em que o Brasil é destaque nas paralimpíadas, o esporte é utilizado pela rede de saúde do município para atender usuários com deficiência física ou paralisia cerebral com comprometimento motor. Com apoio do NASF, além de inclusão, o projeto desenvolve diversas habilidades, ampliando as capacidades físicas e intelectuais dos participantes. E no agreste alagoano conhecemos o programa "Arapiraca Garante a Primeira Infância” (AGAPI), um amplo processo de educação permanente e ações em rede, envolvendo saúde e assistência social para o fortalecimento de laços familiares e desenvolvimento de potencialidades infantis desde a gestação. Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h




Sábado, 14h30

 
Programa EM FAMÍLIA Tema: Abuso Sexual Infantil e Justiça O abuso sexual infantil é um problema gravíssimo, que causa danos de longo prazo nas crianças que passam por esse tipo de situação. Detectar esse crime muitas vezes é difícil porque é comum não haver provas físicas do abuso e a criança não sabe expressar o que ocorreu ou não recebe a devida atenção às indicações que dá. Frente a esse quadro, como é a atuação da Justiça? Esta edição do Em Família discute o assunto.


Em Família: Quarta, 16h
Domingo, 22h

 Programa UNIDIVERSIDADE Tema: Internet e Saúde


O programa foi gravado no pré-congresso que antecedeu o 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, realizado na UERJ, e discute com os participantes do evento as relações entre internet e saúde, desde os benefícios que o uso da rede mundial de computadores pode trazer para a área até os riscos da sua má utilização, como nos casos de disseminação de boatos e fake-news.
Unidiversidade: Quinta, 16h

Domingo, 14h30

Programa HISTÓRIAS DE MÃE

Tema: Petrópolis para crianças e educação ambiental
O “Histórias de Mãe” foi um curtir um piquenique com as crianças, no Parque Cremerie. A tarde foi super gostosa, teve brinquedos antigos, troca de livros e teatro infantil. E, que tal aprender a fazer uma hortinha em casa/ apartamento? Visitamos uma escola que ensina desde cedo a criançada a cuidar do meio ambiente.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
Domingo, 13h30

 Programa FASE.DOC
Tema: Você sabe como é ter 100 anos de idade?


Você sabe como é ter 100 anos de idade? Centenários têm vidas bastante ocupadas e plenas, e estão sempre fazendo planos para o futuro. Madeline Scotto, 101. Ida Keeling, 100. Lilian Pollak, 100. Maude Pettus, 101 – confira os pontos de vista destas pessoas inspiradoras sobre o tema. Confira este vídeo inspirador, baseado no trabalho da renomada organização Gray Panthers (graypanthersnyc.org) e no Comitê de ONGs sobre o Envelhecimento (ngocoa-ny.org), e produzido pelo escritório do Ponto Focal da ONU sobre o Envelhecimento.

 Tema: Há 40 anos, livro de Abdias Nascimento denunciava violência contra população negra do Brasil
Quarenta anos depois, o livro de Abdias Nascimento – uma obra de referência no debate étnico-racial – é relançado para denunciar a violência contra a população negra no Brasil. Falecido em 2011, aos 97 anos, Abdias deixou um legado de luta contra o racismo na literatura, na política e em muitos aspectos da sociedade brasileira. O ativista – que viveu exilado entre 68 e 81, durante a ditadura militar – foi senador, deputado, escultor, ator e fundador do Teatro Experimental do Negro.



Tema: Com apoio do Brasil e ONU, Moçambique avança na proteção dos direitos das mulheres As mulheres no centro do desenvolvimento sustentável e da cooperação entre Brasil e Moçambique foi o foco do projeto Brasil e África, realizado, entre 2015 e 2017, pelos governos do Brasil e de Moçambique e apoiado por agências das Nações Unidas – ONU Mulheres, UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas) e PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). O projeto promoveu visitas técnicas, cursos de formação de agentes públicos em saúde e segurança e intercâmbio de boas práticas entre governos e sociedade civil para o enfrentamento à violência contra as mulheres e a promoção do empoderamento econômico das mulheres.


FASE.DOC: Terça, 18h
Domingo, 20h



 Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Doação de Sangue


As transfusões de sangue e seus componentes são imprescindíveis para salvar milhões de pessoas em todo o mundo. O sangue não tem substituto e a doação pode salvar muitas vidas. Para conversar sobre a vital importância desse ato de solidariedade, que é a doação de sangue, o apresentador Renato Farias recebe o membro da Associação Brasileira de Hemotologia, Hemoterapia e Terapia Celular, Luiz Amorim Filho; com o representante da Associação de Hemofílicos e Pessoas com Doenças Hemorrágicas e Hereditárias, Manoel Rodrigues dos Santos e com a assistente social do Hemorio, Ana Ester Machado.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
Sábado, 15h

 Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: 10 anos da Lei Seca
A legislação sempre proibiu dirigir depois de consumir álcool, mas após a Lei Seca, criada em 2008,a fiscalização aumentou e foi reduzida a tolerância para a quantidade de álcool no organismo. Tal medida já evitou a morte de mais de 40 mil pessoas. Neste programa, o apresentador Paulo Bellardi conversa com o coord. de Educação da Operação Lei Seca/ RJ, Francisco Edson Granado e com o aluno de pós-graduação do Icict/Fiocruz, Lucas Ribeiro.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
Sábado, 19h

Programa: CURTA AGROECOLOGIA

Tema: A saúde esta entre nós
Conta a história do Bairro de Vargem Grande (Zona Oeste do RJ) e de seus moradores que plantam e cultivam nos jardins das suas casas plantas frutíferas e medicinais.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
Sábado, 22h


Veja também o noticiário: Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30.













Comissão de Acessibilidade FMP/Fase


As integrantes da Comissão de Acessibilidade da FMP/Fase, Ana Helena Tibiriçá e Fátima Schmitt, participaram, na quarta-feira (26), da audiência pública sobre “Acessibilização: Sensibilizar e mostrar a legislação”, realizada na Câmara de Vereadores de Petrópolis. A FMP/Fase foi a única Instituição de Ensino a participar do encontro, que reuniu vereadores, representantes do Ministério do Trabalho, Defesa Civil, Associação dos Deficientes Visuais, Associação dos Cadeirantes, e a empresa Biomob – Soluções Inovadoras para Acessibilidade. No início do mês, a também integrante da Comissão de Acessibilidade da faculdade, Ana Carolina de Sá Earp de Resende Chaves, participou do I Fórum dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/RJ. O evento celebrou os 10 anos da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPD – OAB/RJ), e debateu sobre diversas temáticas da área, como a Lei Brasileira de Inclusão.
 
 Fátima Schmitt e Ana Helena Tibiriçá durante a audiência pública, na Câmara dos Vereadores de Petrópolis.


Ana Carolina de Sá Earp de Resende Chaves acompanhada de Luís Cláudio da Silva, presidente da CDPD, e de Caio Silva de Souza, vice-presidente da CDPD.

 

 

Comércio Exterior é tema de curso na Fase


Em outubro, a  Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) promove o curso “Introdução ao Comércio Exterior”, que tem o objetivo de capacitar estudantes e  profissionais para o entendimento da dinâmica de importação e exportação.

Com carga horária de 9 horas e emissão de certificado, as aulas serão realizadas nos dias 06, 20 e 27 de outubro, sábados, das 13h30 às 16h30, no campus da instituição. O curso visa facilitar, com análise de exemplos, o entendimento e o planejamento de ações dentro dos vários ramos de atividade contidos no tema, além dos profissionais envolvidos.

Durante as aulas, serão abordados os seguintes tópicos: conceitos básicos; credenciamento, habilitação e desembaraço aduaneiro; classificação fiscal de mercadoria - tributação; incoterms – modais de transporte; e processos de importação e exportação.

O curso será coordenado por Carla Troyack, que tem 25 anos de experiência na área de comércio exterior, com ampla atuação em ajuste, elaboração e coordenação de processo operacional para importação e exportação, tendo trabalhado com companhias marítimo-aéreas, agentes de carga, despachantes aduaneiros, transportadoras para coordenação logística, entre outras.

Os interessados podem se inscrever até 03 de outubro, no site http://www.fmpfase.edu.br/curso/20183_Curso/8218IntroducaoComercioExterior2018