segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Programação da Semana de 9 a 15 de outubro de 2016


PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

Programa EM QUESTÃO
Tema: Oncoimagem
Existem doenças que além de afetar o corpo, impactam demais o paciente também no aspecto psicológico. É o caso do câncer, que interfere diretamente na autoimagem da pessoa. Queda de cabelo, emagrecimento, a retirada de um seio, tudo faz com que a imagem refletida no espelho cause um certo estranhamento ou até mesmo uma rejeição? Como ajudar esse paciente a reconstruir a própria identidade? Essa é a meta do projeto Oncoimagem Brasil. O Em Questão aborda o tema com a idealizadora do projeto, a visagista Priz Azeredo
Em Questão: Domingo, 21h

                     Segunda, 15h
                     Terça, 20h
                     Quarta, 18h
                     Quinta, 12h
                     Sexta, 9h e 21h
                     Sábado, 12h e 18h
                    
Programa ARTE & CULTURA                
Tema: Daniel Miranda – A música me define

O violonista Daniel Miranda chegou a dividir sua paixão pela música com a carreira de geógrafo (formado pela UFRJ), mas a vocação musical falou mais alto. Sorte de quem aprecia boa música, que pode continuar apreciando o trabalho do artista. O contato com as partituras começou bem cedo. Aos 12 anos, já estudava no Instituto Ian Guest, no Rio de Janeiro. Integrou o Rio Trio, de música de câmara, com o qual excursionou pelo Brasil e Estados Unidos.  O próximo destino foi a Europa: Em 2001, gravou em Bruxelas o primeiro de uma série de discos produzidos por gravadoras europeias. Em 2003, outro marco: participou do prestigiado espetáculo musical “Si c'est Chanté c'est pas Perdu”, na Bélgica. Daniel também participou de programas de world music e levou o projeto
"O Brasil em 17 Cordas" para uma rede de escolas belgas, divulgando a música brasileira. De volta ao Brasil, foi contratado como professor pela Orquestra da Fundação Oswaldo Cruz e como concertista do Palácio Itaboraí Ensemble. Atualmente, está à frente dos projetos “Quartas Culturais” e “Concertos na Fiocruz”, que acontecem todo mês no Palácio Itaboraí, em Petrópolis.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
                            Segunda, 18h
                            Terça, 9h e 21h
                            Quarta, 15h
                            Quinta, 20h
                            Sexta, 18h
                            Sábado, 9h e 21h
                           

Programa AO REDOR
Tema: FMI/China – Flores/Japão – Energia Geotérmica/Quênia
O episódio revela a preocupação do Fundo Monetário Internacional com a redução no ritmo de crescimento da China. O programa também mostra o Centro de Pesquisa onde são desenvolvidas novas variedades de flores no Japão. O Ao Redor mostra ainda a descoberta do potencial geotérmico do Grande Vale Rift, uma fenda vulcânica de 900 quilômetros de extensão, no Quênia.

Ao Redor: Terça, 14h30
                  Sexta, 10h
                  Domingo, 13h
                   

Programa MINUTO FASE
Tema: Semana de Nutrição 2016


A Semana de Nutrição 2016 da FMP/Fase apresentou um panorama atualizado das diversas áreas de atuação do nutricionista. No centro dos debates, as principais questões em discussão no momento, no que se refere à alimentação ou suplementação. “Nutrição esportiva e paralímpica”, “Alimentos Funcionais e nutracêuticos” e “Nutrição no auxílio de doenças especiais” foram alguns dos temas em debate.
Programa MINUTO FASE
Tema: Lançamento do curso de Psicologia


Mais um passo importante para consolidar a FMP/FASE como referência em ensino superior na área de saúde: o lançamento do curso de Psicologia.  Com uma palestra do coordenador do Laboratório de Estudos Contemporâneos e ex-reitor da Uerj, Ricardo Vieiralves de Castro, a instituição apresentou oficialmente à comunidade seu mais novo curso de graduação.     
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

FAIXA INTERATIVA - Semana Especial

DOMINGO –  EM QUESTÃO –
COMO LIDAR COM O DIAGNÓSTICO DO CÂNCER
SEGUNDA – EM QUESTÃO –OS DESAFIOS DA PSIQUIATRIA
TERÇA – ARTE & CULTURA – ACESSIBILIDADE + JOVEM PIANISTAS
QUARTA – EM QUESTÃO – OBESIDADE 
QUINTA –
EM QUESTÃO - SÉRIE NUTRIÇÃO NOS CICLOS DA VIDA: ALIMENTAÇÃO NA FASE ADULTA E NA TERCEIRA IDADE
SEXTA –  
EM QUESTÃO - A EVOLUÇÃO NO TRATAMENTO DO CÂNCER
SÁBADO – EM QUESTÃO –  MAMOGRAFIA
Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h

PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:
Programa TOME CIÊNCIA             
Tema: Doenças degenerativas

Perda de memória, dificuldade para executar tarefas, para falar, câimbras, perda de equilíbrio, tremores. Antigamente se dizia que era coisa de velho, virou gagá e outros desprezos de mau gosto. Com o aumento da sobrevida da população, cresceu a consciência de que esses sintomas podem ser de doenças degenerativas, responsáveis pela morte de milhões de pessoas por ano. Alzheimer, Parkinson e a Esclerose Lateral Amiotrófica – a ELA – são as doenças neurodegenerativas mais frequentes na terceira idade.  No Brasil, estima-se que um milhão e duzentos mil idosos possuam algum tipo de comprometimento cognitivo. O tratamento é difícil, tanto para o paciente quanto para a família e as pessoas ao redor. Os especialistas convidados ajudam a explicar mais sobre essas doenças.
Tome Ciência: Quarta, 21h                                                                                                             Domingo, 15h


Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Como acessar o SUS

Você já enfrentou a fila de uma emergência em busca de atendimento e depois ficou sabendo que poderia ter resolvido o seu problema na unidade básica de saúde perto da sua casa? Esse é um exemplo de uma situação bastante frequente no SUS. Sistema que realiza desde uma consulta médica de rotina até o transplante de um órgão. Tudo de forma gratuita e para todo o brasileiro. Mas para que esse sistema funcione bem, é necessário que a gente entenda a função de cada serviço oferecido e a forma de ter acesso a cada um deles. Garantindo mais agilidade no atendimento e mais eficiência na resolução dos problemas.
Ligado em Saúde: Terça, 8h
    Quarta, 14h       
    Domingo, 19h30

Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: BR Trans

Criado a partir de fragmentos de histórias reais, coletadas em conversas com travestis, transexuais e transformistas, a peça BR-Trans apresenta os sonhos, os desejos, as vivências, as conquistas, além de relatos de exclusão e violência, presentes no cotidiano desta população de norte a sul do país. Fruto de um processo de pesquisa cênica, realizado pelo ator e dramaturgo cearense Silvero Pereira, nas ruas e casas de show de Porto Alegre, unido às suas vivências pessoais no universo trans de Fortaleza, o monólogo entrelaça as vidas das personagens criadas a partir da investigação, compondo um retrato do que é ser transgênero no Brasil.
Ciência & Letras: Domingo, 14h
                               Segunda, 13h
                               Quinta, 19h30


Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: Joinville – SC

Em Joinville, Santa Catarina, programas de saúde atendem moradores de rua por meio do Consultório de Rua, CAPS AD e o Centro POP Porto Seguro que, além do acolhimento, faz atendimento psicológico, oferece oficinas de artes, grupos de cidadania e cursos de jardinagem e paisagismo. Outro projeto que visa promover cidadania é o “Jovem Vencedor”, iniciativa da UBSF Jardim Sofia, que visa combater a vulnerabilidade dos jovens do bairro, incentivando-os para a prática de esportes, promoção da cultura, convivência comunitária e cuidados com o meio ambiente, além de encaminhá-los ao mercado de trabalho como jovens aprendizes.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
                                         Sábado, 14h30

Programa EM FAMÍLIA                      
Tema: Trabalho na 3ª idade  

Muita gente associa trabalho a sofrimento. Mas também há quem diga que o trabalho enobrece o homem e Mario Quintana ainda ousou dizer que trabalho é a farra dos velhos. O fato é que, cada vez mais, mais gente continua trabalhando depois que se aposenta em busca de uma nova fonte de renda ou de ocupação. Segundo o IBGE, dos mais de vinte milhões de idosos brasileiros, um terço ainda é responsável pelo sustento da família. Foi-se o tempo em que a aposentadoria era um ponto final na trajetória profissional.
Em Família: Quarta, 16h
                    Domingo, 22h

Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Legados olímpicos
   
Além da emoção dos jogos, o que ficou das olimpíadas Rio 2016? O Unidiversidade discute essa questão.
Unidiversidade: Quinta, 16h
                          Domingo, 14h30


Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Mães solteiras e manhas da gravidez

Toda mãe tem uma história diferente para contar e por isso o programa ouve várias mães. Experiências, momentos marcantes, medos, cada história é especial. Dani conversa com a Nathali, mãe da Maria Laura. Quando ela engravidou, além de ser muito jovem, tinha o desafio de cuidar da filha sozinha. Natali compartilhou como está sendo a nova vida como mãe. Outro assunto abordado é o cuidado com a pele da gestante. O episódio conta com a participação da dermatologista Dra. Luciana Velloso, que fala sobre manchas na pele, estrias, cabelos e muito mais.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
                              Domingo, 13h30

Programa FASE.DOC
Tema: Saúde da criança

Em um instante, uma nova vida. Um ser indefeso, dependente, necessitando de todo cuidado para se desenvolver forte e capaz. No Brasil, nascem por ano 3 milhões de crianças. O programa fala sobre os cuidados com a saúde de cada uma delas.        FASE.Doc: Terça, 18h
                  Domingo, 20h

Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Vamos falar de suicídio

A cada quarenta segundos uma pessoa morre no mundo, vítima de suicídio. A cada quarenta e cinco minutos, um brasileiro tira a própria vida.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
                                  Sábado, 15h

Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: 30 anos da 8ª Conferência Nacional de Saúde  

O programa dessa semana vai resgatar um dos principais momentos da luta pela universalização da saúde no Brasil.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
                                   Sábado, 19h

  

Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Minha Vida

"Minha vida é no meio do mundo" conta a história de mulheres agricultoras da região da Borborema, na Paraíba, que enfrentaram a desvalorização de seu trabalho e a violência doméstica. Organizadas no Polo Sindical da Borborema, com a assessoria da AS-PTA - organização não governamental que promove a agricultura familiar e a agroecologia - essas mulheres transformaram suas vidas. Foram capazes de valorizar o "arredor de casa", espaço tradicionalmente gerido pelas mulheres , que hoje gera renda para a família. Essas mudanças, contudo, trouxeram conflitos com a cultura machista da região.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
                                  Sábado, 22h

Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30