segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Café Filosófico Quântico aborda a ecoespiritualidade em 2012

O mês de março marca a volta do Café Filosófico Quântico (CFQ), com a realização de encontros, durante o ano de 2012, sobre “ecoespiritualidade” – termo utilizado para se referir a uma vida pautada em valores que restaurem a ligação entre o ser humano e a natureza. No dia 13 de março (terça-feira), os organizadores do evento explicarão aos participantes assuntos pertinentes ao tema central.

Segundo a médica e pesquisadora em biotecnologia vegetal, Márcia Varrichio, “o mundo vive a ampliação de paradigmas. A reunião de saberes e ciência tem propiciado um vislumbre da possibilidade de um mundo sustentável. A inteligência espiritual ou a inteligência dos valores éticos, e de suas variadas formas de expressão, vem sendo assim trabalhada. Desta forma, pretendemos ter como tema central a ecoespiritualidade”, explicou Márcia, uma das organizadoras do CFQ.

Durante o primeiro ano de Café Filosófico Quântico foram realizados encontros para a compreensão das noções quânticas com um novo paradigma, sob coordenação do professor Marcos Tadeu Varricchio. Em 2010 foram apresentados diversificados modelos de pesquisa nas três grandes áreas de formação (Ciências Exatas, Humanas e Biológicas), quando o CFQ recebeu convidados de diversas instituições de pesquisa de Petrópolis e do Rio de Janeiro. No ano passado, a professora doutora em filosofia, Márcia do Amaral, debateu a evolução histórica do conceito de ciência.

Este ano, o CFQ ocorre em novo horário: toda 1ª terça do mês, às 20h30, no auditório do Centro Cultural. O evento é gratuito e aberto a todos.


*Válido como atividade complementar.

A Qualidade das Relações com os Alunos

No dia 14 de fevereiro (terça-feira) será realizada uma reunião sobre “A Qualidade das Relações com os Alunos”, que visa unir alunos, funcionários e professores da instituição no processo de atualização dos valores acadêmicos e na permanente discussão e avaliação da comunidade acadêmica.


Na ocasião, a professora Virgínia Ferreira ministrará uma mini-palestra sobre Ética, Pós-Modernidade e Comunidade Acadêmica. O encontro será realizado na sala A27, às 16h30, e todos que se enquadram nos três grupos citados estão convidados a participar.


Contamos com sua presença!



*Válido como atividade complementar.