segunda-feira, 18 de março de 2013

PSF Estrada da Saudade comemora uma década de atuação com a presença de autoridades municipais


Na última quinta-feira (14/03), o PSF Estrada da Saudade fechou com chave de ouro as atividades comemorativas pelos dez anos de atuação na localidade. O posto realizou um coquetel, que contou com a participação do prefeito Rubens Bomtempo, autoridades municipais, diretores da FMP/Fase, equipes de saúde e a comunidade, estes últimos, os grandes homenageados do evento. Com motivos de sobra para comemorar, a unidade, gerida pela FMP/Fase, foi a segunda a ser implantada por meio da parceria entre a faculdade e o governo municipal, sendo responsável por mais de 70 mil atendimentos. 


Além do prefeito, o evento de encerramento teve a participação da primeira dama e Chefe de Gabinete, Luciane Bomtempo e o vereador Luizinho Sorriso que, ao prestigiarem a celebração, conheceram o trabalho realizado pelas equipes de saúde e os projetos sociais de economia sustentável desenvolvidos pela unidade que, hoje, já somam 35. “Fico feliz em participar desse momento tão especial para a comunidade e as equipes de saúde do posto. Sempre acreditei no trabalho da Faculdade de Medicina, que teve a iniciativa de nos procurar para propor essa parceria, garantindo a qualidade no atendimento da população”, destacou o prefeito. 


No evento, as alunas de um dos projetos sociais, “Era Lixo virou Luxo” realizaram uma exposição com objetos produzidos a partir de materiais reciclados. Um dos grandes destaques foi um berço, construído de garrafa PET, que foi o primeiro a ser criado no mundo.  A idealizadora do projeto, a agente comunitária Sueli Vieira, conta como surgiu a inciativa, que foi agraciada com o prêmio “Relato de Experiência de Agente Comunitário de Saúde”, em Brasília. “Fui visitar uma família, em que todas as crianças dormiam no chão. Fiquei sensibilizada com a situação, mas como não tinha condições de comprar colchões para todos, tive a ideia de criar o berço”, explica. 


Outro projeto de sucesso destacado no evento, foi o “Florescer”, que consiste em atividades artísticas. Há cincos anos participante da ação, a aposentada Amélia Rosa de Souza, 69 anos, conta como o projeto tem mudado a sua vida. “Eu já bordava, mas surgiu o interesse em aprender a pintar, quando soube que o posto ministraria essa aula, decidi me inscrever. Estou muito satisfeita em participar do projeto, somos uma grande família. Além disso, consegui aumentar a minha renda, vendendo os tecidos que pinto”, comenta.


Presente na comemoração, Maria Isabel de Sá Earp, diretora geral da FMP/Fase, agradeceu o empenho da equipe da unidade, que tem auxiliado na formação dos alunos e também no desenvolvimento social da comunidade. “Consideramos a unidade um posto-escola, pois os atendimentos contribuem para a formação dos nossos alunos nas áreas de Medicina e Enfermagem e, consequentemente, para melhorar a qualidade de vida da comunidade. Hoje, a festa é de todos nós e temos orgulho de dividir essa alegria com o prefeito, que está aqui para valorizar aquilo que foi implantado há dez anos no seu governo”, ressaltou.


A diretora homenageou o professor Paulo Sá, coordenador do Núcleo de Atenção Básica da FMP/Fase, pelo esforço e dedicação para estimular a comunidade a ter autonomia financeira. E ainda destacou a trajetória profissional da aluna, hoje médica, Isabel Vogel, que fez residência no posto, passou para o cargo de médica e, atualmente, é professora da FMP/Fase. 


Comemoração 10 anos

Entre os dias 11 e 14, o PSF Estrada da Saudade esteve em festa. O posto realizou uma série de atividades, que consistiram na exposição e venda de produtos artesanais, oficinas, apresentações artísticas e culturais, que contaram com a participação da comunidade envolvida nos projetos da unidade.


Nesses 10 anos, a unidade atendeu cerca de 70 mil pessoas nos serviços de assistência médica e de enfermagem e realizou mais de 124 mil visitas domiciliares por meio dos agentes comunitários de saúde. Cerca de 42% da população de Petrópolis tem atendimento realizado por Postos de Saúde da Família, dos quais 25% estão a cargo da FMP/Fase. 

 Paulo Sá, coordenador do Núcleo de Atenção Básica da FMP/Fase, Luciane Bomtempo, primeira-dama e chefe de Gabinete da Prefeitura de Petrópolis, prefeito Rubens Bomtempo, vereador Luizinho Sorriso e Maria Isabel de Sá Earp, diretora Geral da Fase.