sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Programação da semana de 13 a 19 de janeiro de 2019



 


PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

 

Programa EM QUESTÃO
Tema: Os Desafios das Mulheres no século XXI
No Brasil, uma mulher é agredida a cada 4 minutos. Um caso de estupro acontece a cada 11 minutos. Uma mulher é assassinada a cada duas horas. No ranking mundial, o Brasil ocupa o 5º lugar entre os maiores índices de violência contra as mulheres. O combate à violência, às desigualdades no mercado de trabalho e a busca por maior representatividade política são algumas das bandeiras dos movimentos feministas atuais. Uma história de luta marcada por muitas conquistas, mas também por uma série de barreiras a serem vencidas. Uma delas é a cultural. O episódio sobre Os Desafios das Mulheres no século XXI tem como convidada a filósofa Julia Casamasso.
Em Questão: Domingo, 21h
Segunda, 15h
Terça, 20h
Quarta, 18h
Quinta, 12h
Sexta, 9h e 21h
Sábado, 12h e 18h

Programa ARTE & CULTURA
Tema: Marco Lobo: A Magia do Som
O percussionista baiano Marco Lobo foi, durante muitos anos, integrante de bandas de músicos consagrados de nossa MPB, como Milton Nascimento, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gilberto Gil, João Bosco, Ivan Lins, Marisa Monte, Lenine e Vanessa da Mata, entre outros. Desde 2006, o músico segue carreira solo e já lançou três discos. Paralelamente, o percussionista também realiza trabalhos com amigos da música: o Duo, com o Pianista Rafael Vernet, o "Trio Elf" (com músicos alemães), que fez turnês no Brasil e na Europa, e o grupo internacional WPE (World Percussion Ensemble), que veio ao Brasil em 2013.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
Segunda, 18h
Terça, 9h e 21h
Quarta, 15h
Quinta, 20h
Sexta, 18h
Sábado, 9h e 21h

Programa MINUTO FASE
Tema: 24ª Semana Científica da FMP/Fase
Com o tema “Não Somos Iguais: por uma ciência com mais consciência”, a 24ª Semana Científica da FMP/Fase abordou os diferentes cenários de desigualdades no Brasil. A meta é encontrar caminhos, através da ciência, para a inclusão social, econômica e política de todos, sem barreiras de idade, gênero, deficiência, etnia, origem ou religião. Os participantes do evento conheceram algumas pesquisas que mostram os avanços tecnológicos da medicina. Uma semana rica em conhecimento, com troca de saberes entre profissionais brasileiros e internacionais, como pesquisadores da Alemanha e da Argentina. Ao todo, o evento reuniu mais de mil participantes e contou com a apresentação de 98 trabalhos científicos, 65 palestras, 31 mesas-redondas, 5 cursos, 9 atividades culturais, além de um espaço comunitário e um circuito educativo.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa AO REDOR
Tema: Festival Internacional de Curtas Sobre Florestas
O programa apresenta três dos cinco vencedores do Festival Internacional de Curtas sobre Florestas, que tem como objetivo destacar os esforços criativos de cineastas que capturam a relação dinâmica e única entre as florestas e as pessoas. 128 curtas de 38 países concorreram ao prêmio. O Ao Redor apresenta, na íntegra, os vencedores: “Feel like a mountain”, do Peru,“Ma Forêt”, da Bélgica, e “Amazing Gracie”, da África.
Ao Redor: Terça, 14h30
Sexta, 10h
Domingo, 13h

Programa COMO VAI VOCÊ?
Tema: Como Vai Você – Egressos de Administração - Turma de 2013 - Victor Amaro
Formado em Administração hospitalar pela FMP/Fase, Victor Amaro, trabalha há 12 anos na Associação Congregação Santa Catarina (ACSC), que administra 11 hospitais no Brasil. O gerente regional de contas médicas da ACSC diz que a faculdade foi um divisor de águas em sua carreira e ressalta que o atual cenário brasileiro da saúde precisa muito de bons gestores.
“Como vai você?”: Nos intervalos, ao longo da programação.

FAIXA INTERATIVA

DOMINGO: Arte & Cultura - Bia Sabino: Conexão com a Música

SEGUNDA: Arte & cultura: Igor Romão – A Vibração do Sertanejo Universitário

TERÇA: Arte & Cultura - Rodolfo Medeiros: Diversidade em cena

QUARTA: Arte & Cultura - Série: Talentos Universitários - Ana Beatriz Goettnauer: A Dança Como Expressão

QUINTA: Arte &Cultura - O Alfaiate de Asas - Claudio Partes

SEXTA: Arte &Cultura – Laell Rocha: Um Agente Transformador

SÁBADO: Arte &Cultura – Alvaro Assis: Pintando Poemas

Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h

 
PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:

 

Programa TOME CIÊNCIA
Tema: Remédios que vêm das plantas
Muita gente não sabe, mas os primeiros remédios de que se tem conhecimento no mundo, surgiram das plantas, lá nos anos 1500, Antes de Cristo. Em alguns momentos o uso de ervas e infusões chegou a ser considerado bruxaria. Mas com o desenvolvimento do conhecimento humano ficou mais do que natural vivermos tomando vacinas e comprimidos, muitas vezes até em demasia. Atualmente, as plantas são até modificadas geneticamente para produzir substâncias que podem curar. E cada vez mais os brasileiros tendem a adotar tratamentos à base de plantas medicinais. Entre 2013 e 2015 a procura por esses produtos no Sistema Único de Saúde (SUS) mais que dobrou – cresceu 161%.
Tome Ciência: Quarta, 21h
Domingo, 15h

Programa LIGADO EM SAÚDE
Tema: Câncer de Mama
A apresentadora Marcela Morato recebe o mastologista do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) e diretor do HC3, Marcelo Bello, e a psicóloga da Santa da Casa do Rio de Janeiro, Márcia Regina Costa para explicar o tratamento do câncer de mama e seus efeitos físicos e psicológicos nos pacientes com essa doença.
Ligado em Saúde: Terça, 8h
Quarta, 14h
Domingo, 19h30

Programa CIÊNCIA & LETRAS
Tema: O Jogo como Prática de Saúde
O livro “O jogo como prática de saúde”, que propõe valorizar o jogo como uma prática humana e social passível de ser integrada às práticas de saúde, é o tema deste episódio do Ciência & Letras, no qual o apresentador Renato Farias recebe dois dos autores da publicação, o coordenador do Polo de Jogos e Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Marcelo Simão de Vasconcellos, e a pesquisadora do Icict/Fiocruz Flávia Garcia de Carvalho.
Ciência & Letras: Domingo, 14h
Segunda, 13h
Quinta, 19h30

Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA
Tema: RJ- Paraty
A equipe do Canal Saúde na estrada esteve em Paraty, Costa Verde do estado do Rio de Janeiro, para conhecer a atuação do Observatório dos Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS). Fruto da parceria entre Fiocruz, Funasa e Fórum das Comunidades Tradicionais de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba (FCT), o Observatório desenvolve soluções baseadas na ecologia de saberes, visando a garantia dos direitos à cultura, às atividades tradicionais, à saúde e à qualidade de vida. São ações em saneamento ecológico, educação diferenciada, agroecologia, turismo de base comunitária, entre outros, na região onde vivem cerca de cinquenta comunidades tradicionais caiçaras, indígenas e quilombolas.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
Sábado, 14h30

Programa EM FAMÍLIA
Tema: Viajar
Se você é daqueles que cita Mario Quintana e vive dizendo que “viajar é mudar a roupa da alma”, acompanha sites, blogs e perfis de redes sociais dedicados a viagens, tem a frase “navegar é preciso, viver não é preciso” escrita no caderninho, ou até na própria pele, está sempre pensando na próxima vez que vai pegar a estrada, o barco, o avião ou imagina a família junta, rumo à praia ou à serra, fazendo pacote em agência de turismo, vai se identificar com esta edição do Em Família, que conversa sobre o tema com a doutora em Antropologia, Maria Amália Oliveira; com a guia de turismo, Lais Tammela e com a geneticista, Cinthia Stemberg.
Em Família: Quarta, 16h
Domingo, 22h

Programa UNIDIVERSIDADE
Tema: Movimentos identitários – Parte 2
Eles ocupam um espaço dentro dos movimentos sociais relacionado às identidades daqueles que os compõe. Movimentos de gênero, movimentos de mulheres, movimentos de homossexuais, movimentos de afro-brasileiros e o movimento indígena são alguns dos exemplos dos que têm maiores representações no Brasil. O programa traz a segunda parte para tentar entender melhor o que são esses movimentos identitários, como eles atuam e o espaço que eles ocupam dentro dos movimentos sociais.
Unidiversidade: Quinta, 16h
Domingo, 14h30

Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Receitas de Lanches para a Volta às Aulas
No Histórias de Mãe vamos falar sobre o Zika Vírus, esse vilão que preocupa as mulheres que pretendem engravidar. Conversei com o pediatra/infectologista Dr. Paulo César Guimarães sobre os aspectos da doença e de que maneira podemos nos prevenir. Foi um bate papo informativo e descontraído. A Chef de cozinha Luciana Augusto vai ensinar para a gente receitas deliciosas para as mães que tem que ter criatividade para preparar o lanche dos pequenos. Que tal um danoninho caseiro? Saudável, barato e delicioso?
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
Domingo, 13h30

Programa FASE.DOC
 
Tema: Chico Mendes: um legado a defender
Vídeo produzido para o "Encontro Chico Mendes 30 anos: Uma Memória a Honrar. Um Legado a Defender", realizado de 15 a 17 de dezembro, no município de Xapuri (AC).

Tema: Abrolhos Terra e Mar - conheça os projetos de conservação da natureza
Nesse vídeo da Conservação Internacional, a instituição mostra que o desafio de proteger o território de Abrolhos (Terra e Mar), no Sul da Bahia, abraçado há 20 anos, ganhou reforços. A parceria com a Toyota do Brasil faz toda a diferença na hora de percorrermos os caminhos da natureza, passando por áreas protegidas, comunidades, terra e mar.

Tema: Pesca+Sustentável na Lagoa de Araruama
Conheça como o programa Pesca+Sustentável pode proporcionar uma relação justa e consciente entre pescadores, restaurantes e consumidores.

Tema: A agricultura familiar na produção de palma sustentável
Benedita conta sua relação com a produção de palma sustentável e a necessidade de manter áreas de floresta conservadas. No Pará, esta atividade gera oportunidades na região do Centro de Endemismo Belém. Bom para a população da região, excelente para a natureza.
FASE.DOC: Terça, 18h
Domingo, 20h

Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Saúde Mental e Trabalho
Esta edição do Sala de Convidados trata de um assunto urgente no mundo contemporâneo: saúde mental e trabalho. A relação entre ambos circula em uma via de mão dupla hoje, já que, se por um lado transtornos mentais como depressão e ansiedade afastam cada vez mais pessoas de seus postos de trabalho, em muitos casos é o próprio trabalho que contribui para o adoecimento das pessoas, com ambientes de grande pressão e altos níveis de estresse. O programa discute a preocupação com a saúde mental do trabalhador e os principais problemas que têm afetado as pessoas, como estresse, fadiga crônica, depressão e síndrome de burnout, e debater como anda o amparo à população nessa área.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
Sábado, 15h

Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Plano Municipal de Saneamento Básico
A Lei nº 11.445/2007 é considerada um marco para o setor de saneamento no Brasil e estabelece as diretrizes e princípios para a universalização do acesso a esse serviço essencial. Ela determina que toda cidade deve elaborar um Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) para tratar de abastecimento de água potável, esgoto, manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo de águas pluviais urbanas. No entanto, segundo dados do IBGE, um quarto dos municípios brasileiros não tem e nem estão desenvolvendo uma política pública ou plano estruturado para gestão dos sistemas de saneamento básico. Para aprofundar as questões relacionadas à importância desse planejamento e discutir os dados referentes ao assunto, no próximo Bate Papo na Saúde, o apresentador Paulo Bellardi entrevista o coordenador do Laboratório da Hidrologia da COPPE-UFRJ, Paulo Canedo, e a pesquisadora titular do Departamento de Saneamento e Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (DSSA/ENSP/Fiocruz), Débora Cynamon Kligerman.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
Sábado, 19h

Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Arroz Ecológico
Fala sobre a abertura oficial da colheita do arroz agroecológico que mostra a qualidade e as possibilidades que um assentamento de reforma agrária tem para o Brasil.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h Sábado, 22h

 
Veja também o noticiário: Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30.