segunda-feira, 29 de maio de 2017

Terceira idade requer cuidados especiais com a alimentação

 

Manter bons hábitos alimentares é importante em qualquer momento da vida. Afinal, o consumo de alimentos mais saudáveis ajuda a prolongar a longevidade e ainda previne o aparecimento de doenças como colesterol alto, hipertensão e sobrepeso. Mas, uma dúvida muito recorrente é a respeito da alimentação do idoso. Na terceira idade é importante ter o acompanhamento de um nutricionista?

“É necessário planejar condutas que contribuam para a qualidade de vida dos idosos, sendo o nutricionista o profissional capacitado para fazer as orientações, de acordo com as necessidades de cada idoso. Nenhum alimento deve ser excluído da alimentação de uma pessoa idosa saudável, já que todos exercem funções diferenciadas no organismo. Deve-se verificar as quantidades consumidas, a qualidade e a variedade”, explica a nutricionista Elenice Araújo, professora do curso de Nutrição da FMP/Fase.

Aliada à alimentação equilibrada, a atividade física regular é importante, como caminhadas e atividades aquáticas específicas para terceira idade, assim como a ingestão de líquidos para evitar a desidratação. Quando necessário, também é recomendado fazer a suplementação de Cálcio, Vitamina D e Vitamina B12, nutrientes comumente deficitários em idosos. Além dessas práticas, muitas pessoas buscam no consumo de plantas e ervas o restabelecimento da saúde.

“A fitoterapia vem sendo utilizada ao longo dos séculos por diversas culturas e, atualmente, é difundida no mundo todo como método natural preventivo e curativo. Muitos países já adotaram a prática como política pública de saúde pelo seu valor clínico, farmacêutico e econômico. Os idosos podem se beneficiar de tal terapêutica, mas é preciso ter conhecimentos sobre as propriedades das plantas medicinais utilizadas, seu preparo, cuidados, dosagens, indicações e contraindicações”, alerta a nutricionista.
 

 

Projeto Livro Solto distribui mais de 100 exemplares em praça pública


Em comemoração ao Dia da Língua Nacional, celebrado no último dia 21, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) realizou uma distribuição gratuita de livros, nesta sexta-feira (26), na Praça Pasteur. A atividade, que faz parte do Projeto Livro Solto, promovida em frente à Escola Municipal São Cristóvão, aproveitou o horário de saída dos alunos para disseminar o prazer da leitura, entregando exemplares de livros dos mais variados temas e categorias para os estudantes e também para seus familiares.

“Eu adorei essa iniciativa. Penso que a leitura é fundamental para a formação dos meus filhos, pois assim eles vão aprender a se expressar melhor e ter a oportunidade de conhecer novas palavras, ampliando também o vocabulário”, frisa Cíntia Prates, vendedora e mãe de três alunos da escola.

Na ocasião foram distribuídos 140 livros de autores consagrados, como: Eça de Queirós, Machado de Assis, Carlos Drummond, Camões, Thalita Rebouças, Clarice Lispector, Ziraldo, Jorge Amado, Ruth Rocha, Ariano Suassuna, Ganymédes, Guimarães Rosa e Lygia Bojunca, entre outros.

“A gente observa que os pais não têm o hábito de ler para as crianças e nem mesmo de estimular a curiosidade delas para a leitura. Como no ambiente escolar não há tanta variedade de livros no acervo, essa iniciativa, que permite aos estudantes escolher qual livro quer ler, sem ter que pagar por isso, é muito importante. Assim, as crianças desenvolvem o raciocínio e aprendem a interpretar o que leem”, destaca Vanessa Vizeu, professora do 3º ano Fundamental da Escola Municipal São Cristóvão.

Os pequenos aproveitaram a doação para garantir a leitura de clássicos da língua portuguesa e também para desbravar outras categorias de livros. “Eu gosto muito de ler, pois sempre que leio consigo conhecer histórias diferentes, personagens que me encantam, além de poder viajar para lugares distantes, mesmo estando sentada na escola ou em casa”, explica Ana Lívia Prates, aluna de 11 anos.

Desde 2012, o projeto Livro Solto conta com 4.644 livros em circulação no município. Os participantes da atividade também tiveram acesso a dois livros de Drummond autografados por Guimarães Rosa, que foram doados ao projeto por uma aluna da FMP/Fase.

“A ideia da doação dos livros é fazer com que eles circulem pela cidade e ofereçam a oportunidade de disseminação de conhecimentos para os moradores da região. Nessa era digital, a faculdade considera importante incentivar o hábito da leitura desde cedo, pois muitas crianças não têm acesso a bons livros, apenas usam os aparelhos eletrônicos como forma de diversão”, destaca Nycole Portella, Assessora de Projetos da FMP/Fase.

Qualquer pessoa pode pegar o livro sem necessidade de cadastro, somente com o compromisso de devolvê-lo ao local onde o pegou ou passá-lo adiante para que mais pessoas possam ter acesso à leitura gratuita e de qualidade. Doações podem ser feitas no campus da faculdade, localizado na Avenida Barão do Rio Branco, nº 1003, Centro - Petrópolis/RJ.

“Decidi me dedicar a esse projeto por saber que ele garante a oportunidade de acesso a bons livros, sem custo. Quando estudava no ensino fundamental não tive a mesma sorte e vejo como é importante as pessoas terem acesso desde cedo, pois a leitura realmente pode transformar a realidade de muitas pessoas”, observa Sheyla Fabiula Gomes, aluna de Nutrição e monitora do Centro Cultural da FMP/Fase.
 







 

Petrópolis recebe eventos sobre Otorrinolaringologia e Imunologia


Com o objetivo de oferecer aprimoramento e reciclagem sobre as patologias otorrinolaringológicas e imunológicas, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) vai sediar a Jornada Serrana Itinerante da SORL/RJ, a XIII Reunião de Otorrinolaringologia, Alergia e Imunologia de Petrópolis e a Jornada Serrana Itinerante da Asbai/RJ. Os eventos serão realizados juntos, no dia 03 de junho de 2017, das 08h30 às 16h30, na Sala Arthur de Sá Earp Neto.
 
“É importante que os profissionais participem desse encontro para atualização e reciclagem, pois há troca de experiências no tratamento destas patologias. Petrópolis apresenta um grande número de pessoas com problemas respiratórios. Nesse sentido, a atualização médica traz muitos benefícios para a população, pois sempre há novidades para abordagem e tratamento destas doenças”, explica o otorrinolaringologista Carlos Augusto Ferreira de Araújo, professor da FMP/Fase e responsável pelo evento.
 
O médico explica que o outono e o inverno são estações muito mais propícias para instalações das doenças respiratórias. Como Petrópolis é uma cidade úmida e que apresenta temperaturas muito baixas durante esse período, a atualização médica é de suma importância, uma vez que surgem novos medicamentos e processos de tratamento que precisam ser avaliados para aplicação nos consultórios.
 
“A demanda de pacientes neste período de frio aumenta em nossos consultórios em, no mínimo, 50%. Com o avanço da pesquisa de medicamentos, todo ano surgem novidades referentes às patologias que serão abordadas no evento. Notadamente, na Rinopatia Alérgica existem novidades medicamentosas e imunoterapia “vacinas", que trarão muito alívio em pacientes com estas patologias”, destaca.
 
As inscrições, que devem ser realizadas até o dia 01 de junho, a programação completa e outras informações estão disponíveis no site: www.fmpfase.edu.br.