quinta-feira, 5 de julho de 2018

Programação da Semana de 08 a 14 de julho de 2018



 
PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

 

Programa EM QUESTÃO
Tema: Nutrição Esportiva e Estética
Já se sabe hoje que praticar esportes é uma questão de saúde. Os exercícios físicos são essenciais na estratégia de prevenção de doenças como hipertensão e diabetes. Além disso, as pesquisas têm revelado que permanecer ativo à medida que envelhecemos, reduz o declínio muscular e melhora a resposta do sistema imunológico: as nossas defesas. Desempenho que está diretamente ligado à qualidade da alimentação. Não é à toa, que a nutrição esportiva vem crescendo nos últimos anos. Qual a importância da dieta na preparação do corpo para o treino e depois, na recuperação pós-esforço? O nutricionista esportivo Valentim Magalhães, mestre em Ciências da Saúde pela Fiocruz e também professor do curso de pós-graduação em Nutrição Esportiva e Estética da FMP/Fase, é o convidado deste episódio.
 Em Questão: Domingo, 21h
                     Segunda, 15h
                     Terça, 20h
                     Quarta, 18h
                     Quinta, 12h
                     Sexta, 9h e 21h
                     Sábado, 12h e 18h


 
Programa ARTE & CULTURA                
Tema: Paulo Loureiro: talento múltiplo a serviço da música
Um artista múltiplo e eclético. Assim é Paulo Loureiro. Cantor, multi-instrumentista, compositor e produtor musical, ele atua profissionalmente desde 1983.  O primeiro disco, Anno Luz, foi dedicado à música progressiva. O talento e a técnica apurada, reconhecidos por grandes nomes da música como Djavan, renderam parcerias nacionais e internacionais e trabalhos com artistas como Sandra de Sá, Celso Blues Boy e Flavio Venturini. Paulo Loureiro chegou a morar em Minnesotta, nos Estados Unidos, por um período. No início dos anos 2000, lançou o CD “Your song” com releituras intimistas de clássicos do pop de língua inglesa. Artista consciente, luta pela democratização da música, pela liberdade da criação e por espaço para todos os estilos, sem a necessidade de enquadramento em padrões pré-estabelecidos pelo mercado.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
                            Segunda, 18h
                            Terça, 9h e 21h
                            Quarta, 15h
                            Quinta, 20h
                            Sexta, 18h
                            Sábado, 9h e 21h                     


 
Programa MINUTO FASE
Tema: Pró - qualidade de Vida -  Nutrição
O projeto Pró-Qualidade de Vida, criado pelo Núcleo Pedagógico da FMP/Fase, traz a cada mês um tema diferente voltado para o bem-estar dos estudantes, professores e funcionários da faculdade. Nesta edição, a preparação do conteúdo foi feita por alunos do curso de Nutrição.  Os estudantes foram divididos em cinco grupos, com temas como probióticos, whey protein (proteína do soro do leite) e o consumo de café como estimulante  pelos estudantes.

 
Tema: O Cenário da Residência no Brasil – 23ª Semana Científica
O cenário atual da Residência Médica no Brasil. Esse foi um dos temas discutidos na vigésima terceira Semana Científica da FMP/Fase. Uma oportunidade para os alunos da área de saúde esclarecerem suas dúvidas sobre o assunto. O debate contou com a participação de representantes da Comissão Estadual de Residência Médica do Rio de Janeiro. Os participantes também puderam conhecer os programas de residência oferecidos pela FMP/Fase. São doze especialidades, nas áreas Médica, Multiprofissional, além da Área Profissional da Saúde. Um serviço que começou a ser oferecido pela instituição em 2001.

Tema: Doença Periodontal e Diabetes – 23ª Semana Científica
O diabetes é uma doença do metabolismo que afeta o organismo como um todo. A principal característica é o fato de o corpo não produzir adequadamente o hormônio responsável pela conversão do açúcar em energia. Um dos sinais mais evidentes é o alto índice de glicose, ou açúcar, no sangue. Os impactos da doença são sentidos principalmente nos olhos, nos rins e nos nervos. Mas a saúde bucal também é afetada. Pessoas com diabetes têm um risco duas vezes e meia maior de desenvolver a chamada doença periodontal: uma infecção crônica na gengiva e nas estruturas de suporte do dente, que pode levar à perda dentária. A relação entre a doença periodontal e o diabetes foi um dos temas abordados na 23ª Semana Científica da FMP/Fase.

Tema: Como Vai Você? -  Palestra “A mulher e o mercado de trabalho”
Elas são maioria nas salas de aula das universidades, mas ainda têm um longo caminho até conquistar a igualdade no mercado de trabalho. No Dia Internacional da Mulher, o projeto “Como Vai Você?” apresentou as vivências de três ex-alunas do curso de Administração da FMP/Fase, que hoje se destacam profissionalmente. O curso completa 20 anos em 2018, com a nota máxima do MEC: conceito 5. A ideia do projeto “Como vai você?” é aproximar os ex-alunos dos novos estudantes, criando oportunidades para que eles possam compartilhar suas experiências.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

 
Programa AO REDOR
Tema: Café
Os cafés especiais estão garantindo um ganho extra para os agricultores. O preço pago pela saca do grão pode ser de 30% até 100% maior que o valor do produto tradicional. O episódio apresenta o programa de capacitação criado pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola para garantir o acesso dos pequenos agricultores ao mercado de Produtos Sustentáveis Certificados desta que a terceira bebida mais popular do mundo.
Ao Redor: Terça, 14h30
                 Sexta, 10h
                 Domingo, 13h      


Programa COMO VAI VOCÊ?
Tema: Carolina Torres – Nutricionista - Turma de 2013
Nutricionista, mestre em Psicologia, e empreendedora, Carolina Torres é a responsável técnica por uma empresa de massas, tem consultório próprio e é uma das donas da MarmiFit, empresa de comidas congeladas saudáveis. Essa versatilidade, ela atribui à formação profissional que recebeu na FMP/Fase e ao estímulo recebido dos professores. Formada em 2013, Carolina participou do Seminário de Nutrição da faculdade apresentando aos alunos sua experiência no mercado.
 “Como vai você?”: Nos intervalos, ao longo da programação.

 
FAIXA INTERATIVA 

17 -Dia Mundial contra a Seca e a Desertificação

17 - Dia de Proteção às Florestas

DOMINGO: Arte & Cultura - Maestro Rodrigo D'Ávila

SEGUNDA: Arte & Cultura - Mulheres em Pixinguinha

TERÇA: Arte & Cultura - Aline Klem: A Superação Através da Arte
 
QUARTA: Arte & Cultura - Projeto DAMI: Digitalização do Acervo do Museu Imperial

QUINTA: Em Questão – O Papel Social dos Esportes de Alto Desempenho

SEXTA: Em Questão – Responsabilidade Social

SÁBADO:  Arte & Cultura - Fotógrafos Solidários: Imagens que mudam destinos

Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h

 

PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:
Programa TOME CIÊNCIA            
Tema: Química além das fórmulas
Quando uma pessoa diz que “rolou uma química” em relação a outra pessoa, todo mundo entende que tipo de atração é, sem precisar decorar fórmulas nem misturar letras e números, tarefa que já complicou muita gente no ensino médio. Afinal, as pessoas não param para pensar nisso, mas o próprio ato de pensar depende de reações químicas, pois são substâncias químicas que produzem as transmissões elétricas de um neurônio para outro. Na verdade a química está presente em tudo: borracha, plástico, celulose; tudo depende de compostos e reações químicas. E se a ciência da química permitiu transformar petróleo em plástico – hoje vilão na natureza por conta da dificuldade de decomposição, poluindo o meio ambiente – pode estar na química também a solução para reciclagens, filtragens e despoluição. O mundo da química e dos químicos no Brasil, na proximidade do Ano Internacional da Química, em 2011, motivam nosso debate do programa.
Tome Ciência: Quarta, 21h
                        Domingo, 15h


 
Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Placenta
O programa tira todas as dúvidas relacionadas a possíveis problemas com a placenta que podem ocorrer durante a gestação. Para entender o assunto, a apresentadora Marcela Morato conversa com o pesquisador de Medicina Fetal do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) e professor de Medicina Obstetrícia, Renato Sá.
Ligado em Saúde: Terça, 8h

    Quarta, 14h       

    Domingo, 19h30

 
Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: Cíntia Moscovich - Parte 1
A escritora, jornalista e mestre em Teoria Literária Cíntia Moscovich será tema de duas edições do Ciência & Letras. No episódio da próxima semana, a própria Cíntia conversa com o apresentador Renato Farias sobre sua premiada obra, publicada no Brasil e no exterior.
Ciência & Letras: Domingo, 14h
                           
Segunda, 13h

                          
Quinta, 19h30

 
Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: SP - Guarulhos - São Paulo
No estado de São Paulo, apresentaremos dois projetos:em Guarulhos, o Projeto Tear e sua parceria com o programa de Saúde Mental do SUS e em São Paulo, Hospital Geral São Matheus, política de humanização no atendimento.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
                                        Sábado, 14h30


 
Programa EM FAMÍLIA                      
Tema: Relações Afetivas de Qualidade
É comum ouvir falar em relações tóxicas. Mas também há o meio do caminho. Relações românticas que não são prejudiciais, mas que também não acrescentam muito a quem as vive. A apresentadora Yasmine Saboya conversa com a psicóloga e coaching, Renata de Azevedo; com a produtora editorial, Lea Simone de Carvalho; e com a professora de filosofia, Sharlenn Carvalho sobre como seriam relações amorosas de qualidade.
Em Família: Quarta, 16h
                   Domingo, 22h

Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Bibliotecas Públicas
Bibliotecas são como templos do saber, espaços abertos ao público para a aquisição de conhecimento e também locais de democratização da cultura por meio de sua programação de atividades. O programa vai mergulhar nesse universo para saber como andam as bibliotecas públicas atualmente.

Unidiversidade: Quinta, 16h
                          Domingo, 14h30

Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Shantala
O Histórias de Mãe, vai falar sobre um assunto delicioso, a Shantala. Você conhece? É uma massagem feita em bebês e crianças, que traz inúmeros benefícios.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
                              Domingo, 13h30


Programa FASE.DOC
Tema: ONU: mundo enfrenta uma crise de água e precisa reagir
O mundo enfrenta uma crise de água. A água é um recurso precioso e um dos maiores riscos globais para o progresso econômico, a erradicação da pobreza, a paz e a segurança e o desenvolvimento sustentável. Essa crise se deve a grandes lacunas no acesso ao abastecimento de água e saneamento, ao crescimento das populações, à poluição, à degradação dos ecossistemas e aos efeitos das mudanças climáticas. O Painel de Alto Nível sobre Água das Nações Unidas propõe uma nova Agenda de Ação pela Água, transformando nosso desafio da água em uma oportunidade. Precisamos fazer cada gota contar. A Década Internacional de Ação Água para o Desenvolvimento Sustentável começa hoje, 22 de março de 2018, Dia Mundial da Água. O que você vai começar a fazer – hoje – pelo futuro da água no único planeta que temos?

Tema: Seca e conflitos aumentaram a fome de milhões em 2017, alerta novo relatório
Impulsionados principalmente por desastres climáticos e conflitos, os níveis de fome aumentaram em 2017, deixando cerca de 124 milhões de pessoas em 51 países enfrentando crises de fome. Esse número representa 11 milhões a mais do que no ano anterior, segundo um novo relatório apoiado pelas Nações Unidas. Apresentado pela FAO, Programa Mundial de Alimentos (PMA) e União Europeia, o Relatório Global sobre Crises Alimentares revelou que as emergências alimentares são cada vez mais determinadas por causas complexas como conflitos, choques climáticos e preços elevados de alimentos básicos – fatores que, muitas vezes, agem ao mesmo tempo.

Tema: Como alimentar cada vez mais pessoas de modo sustentável?

Se a população mundial e o consumo de alimentos continuarem crescendo, em 2050 o mundo precisará de 60% mais comida em relação à disponível atualmente. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a agência da ONU sobre alimentação e agricultura, a maior parte deste consumo adicional terá de vir através da Intensificação Sustentável da Produção Agrícola (ISPA).

Tema: Na República do Congo, envolver comunidades no manejo florestal sustentável traz benefícios

A República do Congo, país centro-africano com mais de 4,7 milhões de pessoas, é altamente dependente dos recursos florestais para os meios de subsistência. Apesar de ser o segundo recurso natural mais valioso depois do petróleo, a contribuição das florestas para a economia nacional é relativamente baixa. As taxas de desmatamento e de degradação, embora baixas em relação aos padrões internacionais, têm crescido rapidamente nos últimos anos. Prevê-se que se acelerem ainda mais à medida que o país tenta desenvolver áreas florestais, e à medida que a população cresce cerca de 3% ao ano.

Tema: Precisamos de soluções baseadas na floresta para melhorar a vida das pessoas
Atualmente, as florestas cobrem 30% da área terrestre do planeta, ou quase 4 bilhões de hectares. As florestas geridas de forma sustentável são ecossistemas saudáveis, produtivos, resilientes e renováveis, que fornecem bens vitais e serviços a pessoas em todo o mundo. Estima-se que 25% da população mundial – 1,6 bilhão de pessoas – depende das florestas para sua subsistência. A ONU lançou em 2017 um plano estratégico para as florestas e para as pessoas.
FASE.DOC: Terça, 18h
                  Domingo, 20h


Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: HIV/AIDS e Prevenção
Entre os reforços mais recentes na prevenção ao HIV, está a adoção do protocolo de profilaxia pré-exposição, ou PrEP, pelo Ministério da Saúde. A PrEP envolve o uso de medicamentos que diminuem as chances de contaminação por pessoas que não têm o vírus, mas, por algum motivo, se expõem a situações de maior risco. Esse protocolo começou a ser posto em prática pelo SUS e para falar mais sobre esse assunto o apresentador Renato Farias conversa com a Diretora do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas da Fiocruz, Valdiléa Veloso; com a coordenadora de mobilização comunitária do Projeto ImPrEP/Fiocruz, Alessandra Ramos; e com o coordenador da área de promoção da ABIA, Juan Carlos Raxach.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
                                  Sábado, 15h


Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Novo Modelo de Financiamento para o SUS
O novo modelo de financiamento para o Sistema Único de Saúde (SUS) mudou a forma que os repasses dos recursos são feitos. Antes, eram realizados em seis blocos temáticos. Agora, eles são feitos em duas categorias, basicamente custeio e investimento. Para discutir como anda essa mudança e suas implicações, o apresentador Paulo Bellardi conversa com o sanitarista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Oscar Berro, e o professor do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz, Daniel Soranz.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
                                   Sábado, 19h


 
Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Arroz Ecológico
Fala sobre a abertura oficial da colheita do arroz agroecológico que mostra a qualidade e as possibilidades que um assentamento de reforma agrária tem para o Brasil.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
                                 Sábado, 22h


 
Veja também o noticiário: Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30.