quinta-feira, 14 de março de 2019

Novos alunos de Medicina iniciam ano letivo com atividades de acolhimento

Os novos alunos da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) deram início ao ano letivo esta semana. Durante a cerimônia de recepção aos estudantes vindos de diferentes estados, dentre eles, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal, Espírito Santo, Santa Catarina e Tocantins, a direção ressaltou a trajetória de formação de excelência da faculdade no município e toda a riqueza histórica e cultural que a Cidade Imperial oferece.

“Eu espero fazer muitos amigos aqui, porque quando eu estive em Belo Horizonte não consegui fazer muitas amizades. Cheguei no segundo semestre e as pessoas não foram tão acolhedoras quanto estão sendo aqui. Eu passei sete meses num colégio muito bom, mas a recepção da FMP, logo no primeiro dia, já me encantou de uma forma diferente”, conta o novo estudante de Medicina, João Victor Kengen, morador de Macaé.

Os alunos realizaram diversas atividades no campus da faculdade, que consistiram em oficina de acessibilidade, com a professora Clévia Sies, que além de coordenar a pós em Psicologia do Esporte, também leciona as disciplinas de Libras, Estudos sobre Deficiências, Psicologia do Esporte e Psicologia do Desenvolvimento, para os cursos de graduação da FMP/Fase.



“A minha expectativa é, além de ter uma formação de excelência, como a gente já sabe que a faculdade é reconhecida pelo MEC com nota máxima, de ter essa formação multipolarizada. Esse foco na questão social, não só na tradicional de conhecimento científico, mas também de relacionamento, engajamento em políticas públicas e sociais. Eu acho que esse é um diferencial incrível da faculdade, porque eu já recebi feedback de outros alunos, até de pessoas que se formaram aqui, e isso tudo contribuiu para que eu escolhesse a instituição”, explica a aluna Anna Carolina de Souza, moradora de Petrópolis.

Os novos acadêmicos também fizeram um tour pelo campus universitário e tiveram um encontro com as representações estudantis, seguido de bate-papo sobre a vida universitária e saúde mental. Esse ano, duas irmãs gêmeas ingressaram no curso de Medicina. Vindas do Rio de Janeiro, Flávia e Eduarda Loureiro, de 19 anos, estão animadas com o início das aulas e declararam: “Escolhemos a FMP por termos algumas amigas que fazem o curso aqui e sempre falam que a estrutura oferecida é muito boa. As pessoas estão sendo muito acolhedoras”.



No encontro com os estudantes, a direção da FMP/Fase ressaltou a proibição do trote e citou o documento desenvolvido pela comunidade acadêmica que apresenta a resolução aprovada pelo CONSUP, em 2017, (Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão) da FMP/Fase que regulamenta sanções mais rígidas, tipificando o trote. O documento apresenta sanções de punição não apenas para os veteranos, mas também para os ingressantes que participarem do trote e para os professores e colaboradores da faculdade que forem coniventes com essa forma de recepção aos alunos. Além disso, o diretor da instituição de ensino também abordou a trajetória da FMP até ser instalada no atual campus, para que os alunos pudessem conhecer um pouco mais sobre a família na qual estão ingressando, a Faculdade de Medicina de Petrópolis/Fase.



“A FMP começou de uma forma muito modesta na Estrada da Saudade. No sentido físico, porque já tinha um corpo docente fabuloso e vem melhorando a cada dia que passa. Mesmo com toda a adversidade que está acontecendo no município, no estado e na federação, a FMP continua melhorando a cada dia. E isso é muito importante para os alunos, que vão precisar se formar em uma faculdade boa, conceituada, pois irão levar essa sigla ‘FMP’ até o último dia da vida profissional deles”, finaliza Paulo Cesar Guimarães, diretor da FMP.

À tarde, os alunos de Nutrição fizeram uma avaliação dos ingressantes, com relação a hábitos alimentares e prática de esportes, seguida de pesagem e medição da altura e circunferência abdominal. Na quadra poliesportiva, inaugurada recentemente na FMP/Fase, os alunos da Associação Atlética de Medicina realizaram diversos jogos de integração com os ingressantes.






Farmacobotânica, Fitoterápicos e Imunomodulação


A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para o novo curso de extensão em Farmacobotânica, Fitoterápicos e Imunomodulação. O objetivo do curso é evidenciar os efeitos dos fito-adaptógenos para a imunomodulação inespecífica e a importância da biotecnologia para a pesquisa de produtos fitoterápicos em imunomodulação, a partir do conhecimento de etnobotânica, etnofarmacologia, etnomedicina e a correlação com o conhecimento tradicional e o conhecimento tradicional associado. As aulas estão previstas para os dias 06, 13 e 27 de abril de 2019 (sábados), das 14h às 18h. Outras informações estão disponíveis no site: www.fmpfase.edu.br.

Café Filosófico Quântico


No próximo dia 05 de abril, o Café Filosófico da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), vai abordar o tema: “Etnobotânica Indígena e Saúde”. O encontro gratuito é realizado toda primeira sexta-feira de cada mês, das 12h às 13h, no auditório do Centro Cultural da faculdade. O objetivo do projeto é apresentar conteúdos semiológicos de especialidades médicas sob o contexto da Bioética e discutir sua relevância na atual sociedade brasileira.

Fase oferece curso de extensão em Farmacobotânica, Fitoterápicos e Imunomodulação

Com o objetivo de evidenciar os efeitos dos fito-adaptógenos para a imunomodulação inespecífica e a importância da biotecnologia para a pesquisa de produtos fitoterápicos em imunomodulação, a partir do conhecimento de etnobotânica, etnofarmacologia, etnomedicina e a correlação com o conhecimento tradicional e o conhecimento tradicional associado, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para o novo curso de extensão em Farmacobotânica, Fitoterápicos e Imunomodulação.

As aulas serão realizadas nos dias 06, 13 e 27 de abril de 2019 (sábados), das 14h às 18h, no auditório do Centro Cultural da FMP/Fase. O curso conta com a coordenação de Marcia Varricchio, responsável pelo projeto Café Filosófico Quântico que, há 11 anos, ocorre na faculdade. Marcia também é professora convidada em Saúde Ambiental e Espiritual e em Ética Ambiental pelas Residências Multiprofissional e Médica da FMP/Fase.

Outras informações e as inscrições para o curso de extensão da FMP/Fase estão disponíveis no site: www.fmpfase.edu.br.

Saúde Espiritual


No dia 30 de março, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto vai realizar o I Encontro de Saúde Espiritual e a I Jornada de Fito-Imunomodulação, Bioética da Clínica Interétnica e Intercultural, e Diálogo Inter-religioso, promovido pelo projeto Café Filosófico Quântico, que existe há 11 anos na instituição de ensino. Com o objetivo de evidenciar a correlação sobre a co-evolução planta/humanidade, os cuidados bioéticos e a legislação vigente perante o acesso ao conhecimento tradicional e étnico, o evento gratuito será realizado das 09h às 14h, no auditório do prédio anexo, no campus da FMP/Fase. Outras informações no site: www.fmpfase.edu.br.