segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Programação da Semana de 06 a 12 de dezembro 2015


Programa EM QUESTÃO

Tema: Terapia Celular

  • O corpo humano possui 216 tipos diferentes de tecidos. As células-tronco têm a capacidade de se transformar em qualquer um deles. Um potencial terapêutico ainda incalculável. A esperança de cura para milhares de pessoas com doenças crônicas ou degenerativas. É o caso do Mal de Parkinson. Um grupo de cientistas brasileiros conseguiu reverter os sintomas da doença em camundongos, usando células-tronco embrionárias. O Em Questão conversa com uma integrante do grupo: a pesquisadora Mariana Acquarone, que é doutora em Morfologia, mestre em Biologia Celular e Molecular, e também professora da FMP/Fase.

Em Questão: Segunda, 20h - Terça, 21h30 - Quarta, 22h30 - Quinta, 21h30 - Sexta, 22h - Sábado, 14h30 - Domingo, 13h e 22h30
Programa ARTE & CULTURA
Tema: Coral Dó Ré Mi

  • O Arte & Cultura traz o Coral Dó Ré Mi, formado por 43 meninos e meninas da Escola Municipal São Judas Tadeu, em Petrópolis. Os pequenos cantores, entre 8 e 15 anos de idade, têm uma atuação diferenciada: apresentam as canções com coreografias e encenações no palco. Sob a direção e a regência do maestro Leonardo Randolfo, o grupo musical foi fundado por ele em 2002 juntamente com Mônica Chung, diretora da escola. Em 2012, o maestro reeditou o Dó Ré Mi como Coro Modelo do Programa Canta Petrópolis, que já criou 36 corais nas escolas do município, multiplicando os conhecimentos musicais através de regentes aprendizes.

Arte & Cultura: Segunda, 21h30 - Terça, 20h - Quarta, 20h30 - Quinta, 22h30 - Sábado, 17h - Domingo, 20h30
Programa AO REDOR 
Tema: Arquipélago Fiji/Ilha orgânica – Tecnologia/Mudanças Climáticas – Palestina/Moda

  • O programa fala sobre as mais de 300 Ilhas do Arquipélago Fiji, que são mundialmente conhecidas pela beleza. Atualmente, uma delas ganhou um novo destaque: O titulo oficial de ilha orgânica. O episódio também fala sobre o software criado pela ONU para monitorar as mudanças climáticas, onde a tecnologia se tornou uma aliada na definição de medidas de combate aos efeitos dessas mudanças. O programa mostra ainda o palestino que lançou um desfile diferente, onde a linguagem da moda fala sobre questões sociais e mostra a outra face da Palestina.

Ao Redor: Terça, 11h - Quinta, 20h30 - Domingo, 22h
Programa MINUTO FASE
Tema: Saúde bucal

  • O projeto “Higiene Bucal na Saúde Escolar” leva orientação sobre os cuidados necessários no dia a dia para evitar cáries e outras doenças que atingem a boca. O projeto é desenvolvido por alunos do curso de enfermagem da FMP/Fase. Além da aula de prevenção, as crianças das escolas do município também aprendem na prática o passo a passo de uma escovação correta.

Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.
Programa MINUTO FASE - Profissões

Odontologia

  • Um cuidado que vai além da estética. O cirurgião-dentista é o profissional habilitado para promover a saúde bucal como um todo: Da cárie ao câncer. Ele realiza restaurações, extrações, limpeza e clareamento dos dentes, projeta e instala próteses. Também trata doenças da gengiva, da bochecha e da língua, além de problemas relacionados à dor orofacial e à mordida. O dentista pode optar por uma série de especializações. Entre elas, a ortodontia, a periodontia, a endodontia, a traumatologia e a estomatologia. Para exercer a profissão é obrigatório o registro no Conselho regional de Odontologia. Com nota 5, classificação máxima na aprovação do MEC, o Curso de Odontologia da FMP/Fase tem sua proposta pedagógica baseada na atenção integral à saúde. Integrando ensino e comunidade, o curso de odontologia da FMP/Fase contribui ainda com a assistência coletiva, reduzindo a carência do serviço no município.

Medicina

  • O primeiro episódio do Minuto Fase Profissões apresenta a rotina e as atribuições do médico. Um dia a dia feito de diagnósticos, exames, cirurgias, mas também do planejamento de ações de prevenção e saúde coletiva. O programa mostra o que o curso de medicina oferece, as expectativas dos estudantes e também profissionais que estão no mercado. O Minuto Fase também aborda uma área ainda pouco explorada pelos médicos brasileiros: a pesquisa clínica. E traz o exemplo do pesquisador Marcus Conde, professor convidado da FMP/Fase, premiado internacionalmente pela pesquisa que permitiu um tratamento mais rápido para pacientes que contraem o bacilo da tuberculose.

Nutrição

  • O episódio apresenta a rotina e as atribuições do nutricionista. A contribuição da alimentação para a qualidade de vida é o principal alvo desse profissional, com muitos campos de atuação. O programa mostra também como o curso da FMP/Fase prepara os futuros nutricionistas, com uma formação pautada pelas necessidades do mercado, a inovação e o compromisso com a saúde da população.

Enfermagem

  • A missão de cuidar do ser humano. O programa apresenta os desafios do enfermeiro e como ele deve estar preparado para enfrentar diferentes situações, com o objetivo de promover e manter a qualidade de vida da população.

Administração 

  • O episódio mostra a responsabilidade do profissional de administração: planejar e cuidar do funcionamento das empresas, desenvolvendo estratégias de mercado e implantando métodos de trabalho. O programa também aborda a importância da formação do administrador, para que ele possa atuar de forma criativa e empreendedora, acompanhando sempre as inovações do mercado.

Recursos Humanos

  • Contribuir para o bom relacionamento e a troca eficiente de informações dentro de uma instituição, e também desenvolver ações para uma relação positiva entre os colaboradores da empresa, a comunidade e a sociedade. O quinto episódio do Minuto Fase Profissões mostra que o profissional de Recursos Humanos deve atuar de forma empreendedora, criando soluções que gerem produtividade e qualidade no trabalho.

Tecnólogo em Radiologia

  • Investigar processos internos do organismo sem que seja preciso acessar diretamente os órgãos envolvidos, evitando a necessidade de cirurgias ou outros procedimentos invasivos. Verificar funções cognitivas, como linguagem e memória, enquanto o paciente o está sendo submetido a um exame. A tecnologia avança e o trabalho do especialista também se torna mais complexo, exigindo cada vez mais capacitação. Preparar profissionais habilitados para os desafios desse mercado em constante expansão é a meta da FMP/Fase com o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia.

Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.
Programa FAIXA INTERATIVA – EM QUESTÃO
Tema: Radiologia Forense

  • A radiologia é um importante instrumento para o diagnóstico de doenças. Mas a tecnologia também pode ser utilizada em outras áreas, além da saúde. É o caso da Radiologia Forense, aplicada na identificação de crimes e vítimas de acidentes. O Em Questão conversa com o professor de radiologia José Milton de Castro Brito sobre a utilização das imagens radiológicas para o esclarecimento de fatos de interesse da justiça.

Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h
Programas produzidos por parceiros da FASE TV:
Programa TOME CIÊNCIA
Tema: A física 100 anos depois da revolução de Einstein

  • O mundo inteiro tratou de comemorar em 2005 o centenário das grandes descobertas do gênio Albert Einstein. Em menos de um ano, em 1905, ele redefiniu a natureza da luz, provou a existência dos átomos e moléculas, revolucionou os conceitos de espaço e tempo e a relação entre matéria e energia. As já não tão novas teorias de Einstein permitiram termos hoje energia nuclear, computadores, transmissões de satélite, raios laser, DVDs e muito mais. Mas tudo isto pode ser muito pouco. O que a física explicou até agora, dizem os especialistas, seria apenas uns 4% do que existe no Universo.

Tome Ciência: Quarta, 16h - Domingo, 14h
Programa LIGADO EM SAÚDE
Tema: Halitose
  • Um problema que pode causar muito constrangimento e interferir diretamente na relação com as outras pessoas é a halitose, o famoso mau hálito. A halitose é relativamente comum. Mas como saber se aquele odor desagradável é passageiro ou um problema crônico? O episódio aborda como evitar e tratar a halitose.
Ligado em Saúde: Terça, 21h - Quarta, 10h - Sábado, 11h
Programa CIÊNCIA & LETRAS
Tema: 35 anos de Abrasco
  • O programa fala sobre o livro que conta a história da Abrasco, Associação Brasileira de Saúde Coletiva, criada em 1979, em plena ditadura.
Ciência & Letras: Domingo, 15h - Segunda, 22h30 - Quinta, 20h
Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA
Tema: Joinville - SC
  • O Canal Saúde na Estrada foi até Joinville para mostrar duas iniciativas que promovem a cidadania de pessoas em situação de rua.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30 - Terça, 23h
Programa EM FAMÍLIA
Tema: Primeiro filho
  • Você pode se preparar, ouvir as histórias experientes dos amigos, dos parentes mais próximos, pode fazer um curso que te ensine algumas práticas e isso até que ajuda bastante. Você pode achar que com a maturidade nada vai ser assim tão desconhecido ou que o fato de você ser mais jovem vai facilitar as coisas, mas no dia em que ele ou ela chegar, uma grande e profunda revolução vai acontecer na sua vida e nada do que eu tente dizer vai traduzir o tamanho da sua experiência, porque afinal, só vivendo para saber.
Em Família: Quarta, 20h - Domingo, 16h - Sábado, 22h
Programa UNIDIVERSIDADE
Tema: Negritude e representatividade
  • Ninguém nasce odiando a outra pessoa pela cor da sua pele. Pra odiar as pessoas precisam aprender e se elas aprendem a odiar, elas podem aprender a amar. É uma questão cultural. O episódio fala sobre negritude e representatividade.
Unidiversidade: Quinta, 18h - Domingo, 10h e 16h30
Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde em 4 horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35