sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Programação da Semana de 07 a 13 de fevereiro de 2016

PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:


·         Programa EM QUESTÃO
Tema: Zica, dengue e chikungunya

o    O avanço da microcefalia e do zika vírus nas Américas foi declarado como emergência internacional pela Organização Mundial da Saúde. A previsão é de que o zika se alastre rapidamente pelo continente, podendo afetar até 4 milhões de pessoas em 2016. Um milhão e meio só no Brasil. Zika, dengue e chicungunya, embora sejam doenças diferentes, possuem sintomas parecidos e um mesmo transmissor, o mosquito aedes aegypti. O Em Questão aborda o assunto com o diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, Paulo Cesar Guimarães, ele que é infectologista, pediatra e membro do comitê de infectologia da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro.
Em Questão: Segunda, 20h
Terça, 21h30
Quarta, 22h30
Quinta, 21h30
Sexta, 22h
Sábado, 14h30
Domingo, 13h e 22h30


·         Programa ARTE & CULTURA
Tema: Mostra de Audiovisual de Petrópolis

o    A Mostra de Audiovisual de Petrópolis é uma parceira entre o Ensino Médio Vocacional Profissionalizante em Produção de Áudio e Vídeo (EMI – AV) do Colégio Estadual Dom Pedro II e o SESC. Em sua sexta edição, foram 8 dias de atividades gratuitas, abertas ao público, com workshops, debates, mesas-redondas, exibição de filmes dirigidos e produzidos por estudantes da instituição, além de sessões de longas-metragens premiados no circuito nacional. Outro destaque da programação foi o Desafio Mofilm 48 Horas, em que jovens filmakers tiveram que desenvolver em apenas 2 dias uma peça publicitária.
Arte & Cultura – Segunda, 21h30
                            Terça, 20h
                            Quarta, 20h30
Quinta, 22h30
Sábado, 17h
Domingo, 20h30


·         Programa Série Santos Dumont
Tema: A Pesquisa Científica e a Computação do Futuro

o    O episódio aborda o que está sendo pensado e testado hoje para ser aplicado na nossa vida nas próximas décadas. Tratamentos personalizados, remédios sob medida, cura e prevenção de doenças através da terapia celular: as novas fronteiras da Medicina Regenerativa. O programa também conversa com especialistas em computação quântica, já utilizada por algumas empresas, como o Google, ainda em fase de testes. Os ganhos em relação à computação convencional, chamada de clássica, acontecem em dois níveis: tanto no processamento de cálculos quanto na transmissão de dados.
Série Dumont: Terça, 11h                                                                                                                Quinta, 20h30
           Domingo, 22h

·         Programa MINUTO FASE
Tema:
Gestão de urgência e emergência

o    Profissionais de saúde e gestores que atuam em unidades do SUS em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo participaram da aula inaugural do Curso de Especialização em Gestão de Emergências em Saúde Pública. O curso é o resultado de uma parceria entre o Hospital Sírio Libanês e o Ministério da Saúde. A FMP/Fase foi a escolhida como apoio local e sede do evento na região Serrana. A proposta é aperfeiçoar o serviço oferecido à população pelo Sistema Único de Saúde, através da qualificação de quem atua no setor. O método colaborativo parte do conhecimento e das necessidades identificadas pelos próprios participantes. O resultado esperado é o fortalecimento da capacidade de resposta a epidemias e desastres, reduzindo danos e a perda de vidas.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.



·         Programa MINUTO FASE - Profissões
Tema:
Odontologia

o    Um cuidado que vai além da estética. O cirurgião-dentista é o profissional habilitado para promover a saúde bucal como um todo: Da cárie ao câncer. Ele realiza restaurações, extrações, limpeza e clareamento dos dentes, projeta e instala próteses. Também trata doenças da gengiva, da bochecha e da língua, além de problemas relacionados à dor orofacial e à mordida. O dentista pode optar por uma série de especializações. Entre elas, a ortodontia, a periodontia, a endodontia, a traumatologia e a estomatologia. Para exercer a profissão é obrigatório o registro no Conselho regional de Odontologia. Com nota 5, classificação máxima na aprovação do MEC, o Curso de Odontologia da FMP/Fase tem sua proposta pedagógica baseada na atenção integral à saúde. Integrando ensino e comunidade, o curso de odontologia da FMP/Fase contribui ainda com a assistência coletiva, reduzindo a carência do serviço no município.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: MÉDICO

o    O primeiro episódio do Minuto Fase Profissões apresenta a rotina e as atribuições do médico. Um dia a dia feito de diagnósticos, exames, cirurgias, mas também do planejamento de ações de prevenção e saúde coletiva. O programa mostra o que o curso de medicina oferece, as expectativas dos estudantes e também profissionais que estão no mercado. O Minuto Fase também aborda uma área ainda pouco explorada pelos médicos brasileiros: a pesquisa clínica. E traz o exemplo do pesquisador Marcus Conde, professor convidado da FMP/Fase, premiado internacionalmente pela pesquisa que permitiu um tratamento mais rápido para pacientes que contraem o bacilo da tuberculose.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: NUTRICIONISTA

o    O episódio apresenta a rotina e as atribuições do nutricionista. A contribuição da alimentação para a qualidade de vida é o principal alvo desse profissional, com muitos campos de atuação. O programa mostra também como o curso da FMP/Fase prepara os futuros nutricionistas, com uma formação pautada pelas necessidades do mercado, a inovação e o compromisso com a saúde da população.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ENFERMEIRO

o    A missão de cuidar do ser humano. O programa apresenta os desafios do enfermeiro e como ele deve estar preparado para enfrentar diferentes situações, com o objetivo de promover e manter a qualidade de vida da população.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ADMINISTRADOR

o    O episódio mostra a responsabilidade do profissional de administração: planejar e cuidar do funcionamento das empresas, desenvolvendo estratégias de mercado e implantando métodos de trabalho. O programa também aborda a importância da formação do administrador, para que ele possa atuar de forma criativa e empreendedora, acompanhando sempre as inovações do mercado.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: RECURSOS HUMANOS

o    Contribuir para o bom relacionamento e a troca eficiente de informações dentro de uma instituição, e também desenvolver ações para uma relação positiva entre os colaboradores da empresa, a comunidade e a sociedade. O quinto episódio do Minuto Fase Profissões mostra que o profissional de Recursos Humanos deve atuar de forma empreendedora, criando soluções que gerem produtividade e qualidade no trabalho.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA

o    Investigar processos internos do organismo sem que seja preciso acessar diretamente os órgãos envolvidos, evitando a necessidade de cirurgias ou outros procedimentos invasivos. Verificar funções cognitivas, como linguagem e memória, enquanto o paciente o está sendo submetido a um exame. A tecnologia avança e o trabalho do especialista também se torna mais complexo, exigindo cada vez mais capacitação.Preparar profissionais habilitados para os desafios desse mercado em constante expansão é a meta da FMP/Fase com o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


·         Programa FAIXA INTERATIVA – EM QUESTÃO
Tema:
Criminalidade – Sistema Prisional
o    O Brasil possui a terceira maior população carcerária do mundo: mais de meio milhão de pessoas. 37% a mais que a capacidade das mil e quatrocentas unidades prisionais espalhadas pelo país. Nesse cenário de superlotação, rebeliões, facções organizadas e corrupção de agentes públicos, presos provisórios convivem com detentos já condenados. O tema é debatido pelo delegado Orlando Zaccone D’Elia Filho, mestre em Ciências Penais e Doutor em Ciência Política.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h



PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:


·         Programa TOME CIÊNCIA                   
Tema: A física 100 anos após a revolução de Einstein
o    O mundo inteiro tratou de comemorar em 2005 o centenário das grandes descobertas do gênio Albert Einstein. Em menos de um ano, em 1905, ele redefiniu a natureza da luz, provou a existência dos átomos e moléculas, revolucionou os conceitos de espaço e tempo e a relação entre matéria e energia. As já não tão novas teorias de Einstein permitiram termos hoje energia nuclear, computadores, transmissões de satélite, raios laser, DVDs e muito mais. Mas tudo isto pode ser muito pouco. O que a física explicou até agora, dizem os especialistas, seria apenas uns 4% do que existe no Universo.
Tome Ciência: Quarta, 16h
Domingo, 14h


·         Programa LIGADO EM SAÚDE
Tema: Primeira Menstruação

o    A primeira menstruação é um acontecimento natural que indica que o corpo da mulher já está pronto para reprodução. Isso do ponto de vista biológico. Mais é claro que a menarca representa muito mais na vida de uma menina. Ela é um marco repleto de transformações, significados sociais e que mexem muito com as emoções dos adolescentes. O que será que mais preocupa nessa fase? Vamos falar do papel da família e da importância dos serviços de saúde.
Ligado em Saúde: Terça, 21h
Quarta, 10h
                  Sábado, 11h

·         Programa CIÊNCIA & LETRAS
Tema: Inventário analítico de antropologia física do Museu Nacional

o    O programa dessa semana irá conversar com um dos autores do livro e professor do departamento de antropologia física do Museu Nacional da UFRJ e pesquisador da escola nacional de saúde publica, Sérgio Arouca, da Fiocruz, e Cláudia Rodrigues Carvalho, arqueóloga, doutora em saúde publica e diretora do Museu Nacional.
Ciência & Letras: Domingo, 15h
Segunda, 22h30
Quinta, 20h


·         Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA
Tema:São Luís de Montes Belos e Goiânia - GO

o     O canal Saúde na Estrada te leva a conhecer uma ferramenta inovadora desenvolvida no estado para otimizar a gestão do Sistema Único de Saúde, o “Conecta SUS”.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30
Terça, 23h




·         Programa EM FAMÍLIA
Tema: Assédio


o    Era um problema silencioso até que uma hashtag, lançada numa rede social, rompeu o constrangimento de se falar a respeito. Mulheres brasileiras e depois de outros países compartilhando experiências de assédio abertamente. O que diferencia uma cantada da falta de respeito? O Em Família fala sobre o assunto.
Em Família: Quarta, 20h
Domingo, 16h
Sábado, 22h

·         Programa UNIDIVERSIDADE
Tema: Enólogos e sommeliers

o    Especialistas conversam sobre o processo de produção de vinhos, o interesse profissional ou amador pela degustação da bebida, o hábito de consumo desse produto no país, questões econômicas e a história relacionada à produção do vinho.
Unidiversidade:
Quinta, 18h
Domingo, 10h e 16h30



Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde diariamente, em 4 horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35

FMP/Fase desenvolve pesquisa sobre Lúpus

O crescente aumento da incidência de casos relacionados a doenças autoimunes, que ocorrem quando o sistema imunológico ataca tecidos saudáveis do corpo por engano, tem estimulado os pesquisadores nos estudos referentes a essas enfermidades. Em Petrópolis, o lúpus eritematoso sistêmico (LES), conhecido popularmente apenas como lúpus, doença autoimune que pode afetar todos os órgãos e em especial a pele, as articulações, os rins e o cérebro, é tema de destaque na Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), onde, há dois anos, são realizados estudos sobre a doença.
Ao longo do tempo, a pesquisa sobre lúpus, desenvolvida no laboratório da FMP/Fase em parceria com a Fiocruz, que é focado no desenvolvimento de pesquisas na área de doenças crônico-degenerativas, apresentou algumas evoluções.
“Nós sabemos que a área da pesquisa demanda tempo, estudo e análise das etapas encontradas durante o processo de conhecimento da doença em questão. No caso do lúpus, já identificamos que alguns fatores ambientais podem influenciar no desenvolvimento dessa doença”, revela o professor José Mengel, responsável pelo estudo na FMP/Fase.
O pesquisador ressalta que ainda não se sabe exatamente o que causa esse comportamento anormal do organismo, mas a pesquisa indica que a doença seja resultado de uma combinação de fatores genéticos e ambientais. Nesse caso, uma pessoa com pré-disposição ao lúpus pode desenvolver a doença ao entrar em contato com algum elemento do meio ambiente (uma droga, por exemplo) capaz de estimular o sistema imunológico a agir dessa forma alterada.
“Já é de conhecimento que algumas coisas podem agravar a doença, como: a exposição à luz do sol e o uso de determinadas drogas. Os sintomas do lúpus podem surgir de repente ou se desenvolver lentamente. O fato é que, no lúpus, a defesa imunológica se vira contra os tecidos do próprio organismo como pele, articulações, fígadocoração,pulmãorins e o cérebro. Essas múltiplas formas de manifestação clínica, às vezes, podem confundir e retardar o diagnóstico, por isso é importante o acompanhamento com um especialista”, destaca o pesquisador.
Os princípios ativos encontrados em alguns componentes da natureza, como alguns ácidos graxos, já se mostraram eficazes no retardamento da evolução da doença experimental. A composição encontrada pelo pesquisador, com ativos naturais, revela uma melhora significativa, diminuindo as lesões renais e aumentando a sobrevida, segundo a pesquisa que está sendo desenvolvida em Petrópolis.

“Nós buscamos encontrar condições para proporcionar uma melhora na qualidade de vida das pessoas que são acometidas por essa doença. Ainda temos muito trabalho pela frente, mas os resultados que encontramos nos indicam que estamos no caminho certo”, explica José Mengel.