terça-feira, 3 de novembro de 2015

Programação da FASE TV de 01 a 07 de novembro

Programa EM QUESTÃO
Tema: É possível ser feliz no trabalho?
  • 30% dos trabalhadores do planeta apresentam transtornos de ansiedade, estresse ou depressão. O levantamento é da Organização Mundial da Saúde. Em alguns países, os índices são ainda maiores. No Brasil, calcula-se que 70% da população economicamente ativa têm algum grau de estafa relacionada à vida profissional. Por que tanta insatisfação? Afinal, é possível ser feliz no trabalho? Esse é o questionamento que norteia este episódio do programa. Pra responder a essa pergunta, o Em Questão recebeu a professora da Escola de Administração, da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, Maria Esther de Freitas.
Em Questão: Segunda, 20h - Terça, 21h30 - Quarta, 22h30 - Quinta, 21h30 - Sexta, 22h - Sábado, 14h30 - Domingo, 13h e 22h30

Programa ARTE & CULTURA
Tema: Satura Cia de Teatro
  • A Satura Cia. de Teatro nasceu em 1993, em Petrópolis, no Rio de Janeiro. A companhia foi fundada por Fred Justen, que hoje atua como diretor dos espetáculos. O episódio apresenta a história do grupo e a paixão dos integrantes pelo palco. O Arte & Cultura fala também sobre a ópera Insânia, produzida pelo grupo para comemorar os 22 anos de estrada. O musical contou com a supervisão de Elke Maravilha.
Arte & Cultura – Segunda, 21h30 - Terça, 20h - Quarta, 20h30 - Quinta, 22h30 - Sábado, 17h - Domingo, 20h30

Programa AO REDOR
Tema: Papo Reto
  • O episódio apresenta um exemplo do programa conjunto da ONU “Segurança com Cidadania”: o projeto Papo Reto, desenvolvido na Grande São Pedro, próxima a Vitória, no Espírito Santo. A iniciativa tem como meta reduzir em 25% a taxa de homicídios de jovens entre 15 e 24 anos até 2016. Um dos focos principais do trabalho é acabar com a rejeição da comunidade em relação às forças policiais, mostrando um outro lado dos profissionais de segurança.
Ao Redor: Terça, 11h - Quinta, 20h30 - Domingo, 22h

Programa MINUTO FASE
Tema: Profissões

MÉDICO
  • O primeiro episódio do Minuto Fase Profissões apresenta a rotina e as atribuições do médico. Um dia a dia feito de diagnósticos, exames, cirurgias, mas também do planejamento de ações de prevenção e saúde coletiva. O programa mostra o que o curso de medicina oferece, as expectativas dos estudantes e também profissionais que estão no mercado. O Minuto Fase também aborda uma área ainda pouco explorada pelos médicos brasileiros: a pesquisa clínica. E traz o exemplo do pesquisador Marcus Conde, professor convidado da FMP/Fase, premiado internacionalmente pela pesquisa que permitiu um tratamento mais rápido para pacientes que contraem o bacilo da tuberculose.
NUTRICIONISTA
  • O episódio apresenta a rotina e as atribuições do nutricionista. A contribuição da alimentação para a qualidade de vida é o principal alvo desse profissional, com muitos campos de atuação. O programa mostra também como o curso da FMP/Fase prepara os futuros nutricionistas, com uma formação pautada pelas necessidades do mercado, a inovação e o compromisso com a saúde da população.
ENFERMEIRO
  • A missão de cuidar do ser humano. O programa apresenta os desafios do enfermeiro e como ele deve estar preparado para enfrentar diferentes situações, com o objetivo de promover e manter a qualidade de vida da população.
ADMINISTRADOR
  • O episódio mostra a responsabilidade do profissional de administração: planejar e cuidar do funcionamento das empresas, desenvolvendo estratégias de mercado e implantando métodos de trabalho. O programa também aborda a importância da formação do administrador, para que ele possa atuar de forma criativa e empreendedora, acompanhando sempre as inovações do mercado.
RECURSOS HUMANOS
  • Contribuir para o bom relacionamento e a troca eficiente de informações dentro de uma instituição, e também desenvolver ações para uma relação positiva entre os colaboradores da empresa, a comunidade e a sociedade. O quinto episódio do Minuto Fase Profissões mostra que o profissional de Recursos Humanos deve atuar de forma empreendedora, criando soluções que gerem produtividade e qualidade no trabalho.
TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA
  • Investigar processos internos do organismo sem que seja preciso acessar diretamente os órgãos envolvidos, evitando a necessidade de cirurgias ou outros procedimentos invasivos. Verificar funções cognitivas, como linguagem e memória, enquanto o paciente o está sendo submetido a um exame. A tecnologia avança e o trabalho do especialista também se torna mais complexo, exigindo cada vez mais capacitação. Preparar profissionais habilitados para os desafios desse mercado em constante expansão é a meta da FMP/Fase com o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa FAIXA INTERATIVA – Em Questão
Tema: A Evolução no Tratamento da Aids
  • O vírus HIV foi identificado em 1981. De lá pra cá muita coisa mudou. Da monoterapia, com um medicamento principal, como o AZT, à combinação de uma série de drogas, o famoso “Coquetel”, o tratamento foi aprimorado e os efeitos colaterais reduzidos. Mas a epidemia ainda representa um problema sério de saúde pública e enquanto os índices de infecção caem no mundo, no Brasil o crescimento de novos casos foi de 11%. O Em Questão debateu o assunto com a coordenadora do Programa DST/Aids em Petrópolis, Maria Inês Ferreira, o presidente do Grupo S.O.S Vida, Antônio Carlos de Souza Pires e Cirlei Fernandes, soropositiva há 13 anos.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h

Programas produzidos por parceiros da FASE TV:

Programa TOME CIÊNCIA
Tema: Biologia em Busca do Futuro
  • O Brasil tem a maior diversidade de flora e fauna do planeta. Detém o maior número de espécies conhecidas de mamíferos e de peixes de água doce, o segundo de anfíbios, o terceiro de aves e o quinto de répteis. Com mais de 50 mil espécies de árvores e arbustos, tem o primeiro lugar em diversidade vegetal. Os números impressionam, mas, segundo estimativas aceitas pelo Ministério do Meio Ambiente, podem representar apenas 10% da vida no país. Conhecer os 90% restantes pode contribuir de forma significativa para a agricultura, a pecuária, a extração florestal e a pesca, além de abrir uma ampla possibilidade na área de novos fármacos.
Tome Ciência: Quarta, 16h - Domingo, 14h

Programa LIGADO EM SAÚDE
Tema: Conferência de Saúde
  • Neste mês de novembro, será realizada a 15ª Conferência Nacional de Saúde. O episódio explica o que são as conferências, como são organizadas, quais os principais objetivos de cada uma de suas etapas e como você, cidadão e usuário do SUS, pode - através das conferências - participar da construção das políticas públicas de saúde.
Programa Ligado em Saúde: Terça, 21h - Quarta, 10h - Sábado, 11h

Programa CIÊNCIA & LETRAS
Tema: Fórum de literatura brasileira e contemporânea
  • Desde 2010, aproximadamente 2.000 pesquisadores da literatura brasileira contemporânea se reúnem em meados de setembro na Faculdade de Letras da UFRJ. São, sobretudo, estudantes de graduação, doutorado e mestrado, aos quais se somam professores. Durante dois dias, os participantes expõem suas descobertas, conhecem os trabalhos dos colegas e discutem investigações dentro e fora do país. Também ouvem autores, da mesma forma que se familiarizam com a situação dos profissionais da mídia e do meio editorial.
Ciência & Letras: Domingo, 15h - Segunda, 22h30 - Quinta, 20h

Programa NA ESTRADA
Tema: São Paulo - SP
  • O Canal Saúde na Estrada faz uma parada na cidade que não para: São Paulo. O programa fala da saúde de um povo cuja história tem tudo a ver com o lugar: os índios.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30 - Terça, 23h

Programa EM FAMÍLIA
Tema: Coma
  • Como é a experiência de ficar em coma? Como é a volta? Como fica a família nesse período. As mudanças provocadas no âmbito familiar de quem passou ou passa por esse drama são o tema deste episódio do programa Em Família.
Em Família: Quarta, 20h - Domingo, 16h - Sábado, 22h

Programa UNIDIVERSIDADE
Tema: Imigrantes e Refugiados
  • O Artigo 14 da Declaração dos Direitos Humanos diz que toda pessoa vítima de perseguição tem o direito de procurar asilo em outros países. A saga dos Imigrantes e Refugiados é o tema do Unidiversidade.
Unidiversidade: Terça, 10h - Quinta, 18h - Domingo, 10h e 16h30

Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde em 4 horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35