sexta-feira, 2 de julho de 2010

Alunos da FMP participam de comemoração do MEC

O Ministério da Educação promoveu no mês de junho uma festa em comemoração aos primeiros formandos de Medicina pelo Programa Universidade para Todos - PROUNI.

Estudantes da FMP (sexto ano) compareceram à Brasília, dividindo espaço com alunos de todo o país, Ministro da Educação e Presidente Lula.


ProUni concretiza sonhos de um futuro melhor

Os 230 primeiros bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) festejaram a conquista do diploma de medicina. A comemoração aconteceu em Brasília, durante o seminário Perspectivas Profissionais na Área de Saúde, com a participação do presidente Lula.

“Acho que houve um descaso com o Brasil, porque este país foi governado por muita gente com diploma universitário, por muita gente que era advogado, professor, médico, empresário, fazendeiro. Portanto, eles sabiam o valor da educação porque tinham recebido educação, mas me parece que não tinham nenhuma vontade de dar ao povo brasileiro a oportunidade que eles tinham tido de ser formar”, ressaltou o presidente.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, também enfatizou a importância do ProUni: “Se pensarmos o que tínhamos em 2002, nós simplesmente triplicamos a oferta da educação superior no Brasil, tanto em vagas nas Universidades públicas, tanto com bolsas em universidades particulares”.

Os resultados do ProUni justificam o entusiasmo. Foram oferecidas mais de 704 mil bolsas entre 2005 e 2010 e 72 mil bolsistas já concluíram as graduações. “O ProUni foi a única oportunidade de realizar o meu sonho de ser médico. O ProUni representa o mérito de muitos estudantes que não podem pagar uma faculdade. Agradeço essa conquista e o mérito de me tornar médico ao governo”, destaca Luiz Fernando, 24 anos, bolsista do programa em Minas Gerais.

Outra estudante vitoriosa, Análise Zacarias, que almeja ser médica desde pequena e esbarrou quatro vezes no vestibular convencional, em São Paulo, defende a manutenção do Programa. “Graças ao ProUni eu consegui chegar onde eu estou hoje. Eu vou me formar, faltam 100 dias para eu me formar. Sou eternamente grata ao ProUni, eu falei isso especialmente ao Lula, que Graças a Deus vou conseguir realizar meu grande sonho”.

* Texto retirado da Galeria da Dilma: http://www.mulherescomdilma.com.br/?p=4942