quinta-feira, 26 de abril de 2018

Programação da Semana de 29 de abril a 5 de maio de 2018

 

PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:
 
Programa EM QUESTÃO
Tema: Homeopatia
A homeopatia é a mais popular das terapias oferecidas pela rede púbica de saúde, através da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, estabelecida em 2006. É atualmente o segundo sistema de medicina mais usado no mundo. Substâncias ultra diluídas, extraídas de plantas e minerais são as bases dos medicamentos homeopáticos. O tratamento tem como princípio a “Lei da Semelhança”. O Em Questão sobre homeopatia tem como convidados o médico homeopata, vice-presidente do Instituto Hahnemanniano do Brasil, Humberto Portugal e a médica homeopata e acupunturista, Ângela Faller.
Em Questão: Domingo, 21h
Segunda, 15h
Terça, 20h
Quarta, 18h
Quinta, 12h
Sexta, 9h e 21h
Sábado, 12h e 18h 
 
Programa ARTE & CULTURA
Tema: Série Mulheres na Arte – Aline Vivas: A Arte de Criar
Muito cedo, Aline Vivas teve a convicção de que a música era seu caminho. Começou a cantar aos 2 anos de idade. Ainda criança descobriu também as artes cênicas. Chegou a cursar teatro na UniRio, que considera uma escola de vida. Mas são as canções que mexem com a alma da artista. Cantora, compositora, baterista e produtora cultural, Aline está sempre trabalhando em algum projeto novo, seja ele solo ou com sua banda, com mais de uma década de estrada, a Barba Ruiva. Um dos maiores orgulhos da artista é descobrir novos talentos e batalhar por espaço para esses músicos. Idealista, sonha – e briga – por um mercado de trabalho mais amplo e justo para todos.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
Segunda, 18h
Terça, 9h e 21h
Quarta, 15h
Quinta, 20h
Sexta, 18h
Sábado, 9h e 21h 
 
Programa MINUTO FASE
Tema: Acuidade Visual - Caxambu
Uma em cada quatro crianças do Caxambu, na zona rural de Petrópolis, tem problemas de visão. O resultado foi constatado pelo Projeto de Extensão da FMP/Fase realizado por alunos do 6º ano de Medicina nas duas escolas públicas do bairro. Para a maior parte dos mais de trezentos alunos examinados, foi a primeira experiência com o teste. Identificar problemas de visão na infância é uma forma de evitar que essas crianças tenham dificuldades que levam ao abandono dos estudos. O projeto Acuidade Visual foi inserido no Programa Saúde na Escola, que tem como objetivo a prevenção e a promoção da saúde dos alunos da rede pública de ensino. 
Tema: Fase das Profissões
Mais de 600 alunos do ensino médio participaram da 2ª edição do Fase das Profissões. Eles conheceram o campus da faculdade e tiveram o primeiro contato com os coordenadores dos cursos, além de conversas com os estudantes da faculdade para tirar dúvidas sobre a rotina universitária. Os visitantes também puderam vivenciar as profissões na prática, realizando pequenos procedimentos como suturas e restaurações dentárias nos laboratórios da FMP/Fase. A feira contou ainda com palestras e atividades culturais. 
 
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.
 
Programa AO REDOR
Tema: ENERGIA SOLAR/HAITI - ALPACAS/ANDES - CHOCOLATE/INDONÉSIA
O programa mostra por que a energia solar é a mais nova aliada do Fundo das Nações Unidas para a Infância, na promoção da saúde das crianças no Haiti. O Ao Redor mostra também a importância econômica das alpacas na Cordillheira dos Andes. O animal virou a estrela das criações e também das pequenas empresas da região. E na Indonésia, a indústria do chocolate investe no aprimoramento das técnicas usadas pelos produtores de cacau, para garantir o fornecimento contínuo da matéria-prima - já ameaçada de escassez.
Ao Redor: Terça, 14h30
Sexta, 10h
Domingo, 13h  
 
Programa COMO VAI VOCÊ?
Tema: Paulo José da Mata Pereira – Neurocirurgião - Rio de Janeiro – RJ
Egressos de Medicina – Turma de 1984
O Como Vai Você? traz o relato de um dos expoentes da neurocirurgia no Brasil, Paulo José da Mata Pereira, diretor técnico do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer. Formado pela FMP em 1984, ele fala da importância da faculdade para sua carreira e da emoção de voltar à casa, desta vez como palestrante, durante a série de eventos em comemoração pelos 50 anos da instituição.
“Como vai você?”: Nos intervalos, ao longo da programação.
 
 FAIXA INTERATIVA
DOMINGO: Arte & Cultura - Paulo Carvalho: O Teatro como Ofício
SEGUNDA: Arte & Cultura - Dennis Cross: Arte Tridimensional
TERÇA: Arte & Cultura - Guto Muniz: A Dança é o que me move
QUARTA: Arte & Cultura - Daíra: A Música Como Linguagem
QUINTA: Arte & Cultura - Sarah Abdala: No Ritmo dos Sentimentos
SEXTA: Arte & Cultura - Almir Chiaratti: Um Artista Sem Rótulos
SÁBADO: Arte & Cultura: Fleeting Circus: A Brincadeira que Virou Arte
 Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h
 
PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:
 
Programa TOME CIÊNCIA
Tema: Água Nossa de Cada Dia
O desenvolvimento sustentável, a alimentação, os ecossistemas, a saúde e o bem estar de milhões de pessoas dependem de um bem, normalmente maltratado pelo homem: a água. O uso abusivo e a má gestão dos recursos hídricos podem levar à escassez constituindo uma ameaça à humanidade no futuro. Segundo a ONU, em menos de cinqüenta anos, mais de quatro bilhões de pessoas – 45% da população mundial – estarão sofrendo com a falta de água. Escassez, abastecimento no Brasil, poluição e ecologia estão no debate de especialistas no assunto.
Tome Ciência: Quarta, 21h
Domingo, 15h
 
Programa LIGADO EM SAÚDE
Tema: PICS: Biodança e Dança Circular
Ligado em Saúde - Práticas Integrativas e Complementares no SUS: Biodança e Dança Circular: esta edição do Ligado em Saúde faz parte da série especial sobre Práticas Integrativas e Complementares no SUS e fala sobre a biodança e a dança circular. Biodança, ou dança da vida, é um sistema terapêutico de desenvolvimento humano baseado em vivências, que tem o objetivo de estimular a comunicação das pessoas com o próprio corpo e com as outras pessoas, mas também de permitir uma fuga da rotina de forma divertida e equilibrada. A dança circular é uma terapia que ajuda a promover união, conexão e o resgate da ancestralidade. A apresentadora Marcelo Morato conversa sobre essas práticas integrativas e complementares do SUS com a diretora da Escola de Biodança Rolando Toro, do Rio de Janeiro, Andréa Zattar.
Ligado em Saúde: Terça, 8h
Quarta, 14h
Domingo, 19h30 
 
Programa CIÊNCIA & LETRAS
Tema: Língua Viva
Esta edição do Ciência & Letras fala sobre a língua viva, o idioma em constante mudança, falado e escrito pelas pessoas, sendo usado no dia-a-dia. Existe a língua falada, a escrita, a técnica e todas elas variam de acordo com fatores regionais e culturais.
Ciência & Letras: Domingo, 14h
Segunda, 13h
Quinta, 19h30
Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA
Tema: SP – São Paulo/São Miguel Paulista
Em São Miguel Paulista, bairro da zona leste de São Paulo, mostramos como o Sistema Único de Saúde promove o cuidado às pessoas com transtorno de acumulação compulsiva. O projeto terapêutico intersetorial é executado pelo Grupo de Apoio aos Munícipes Acumuladores, o Gama, com profissionais da Supervisão de Vigilância em Saúde e equipes das Unidades Básicas de Saúde, CRAS, CREAS, CAPS, Sub-prefeitura e Defesa Civil. Cada paciente é monitorado e assistido na rede de saúde por enfermeiros, veterinários, psicólogos, médicos, assistentes sociais, agentes de endemias e agentes comunitários de saúde, visando atenção integral, resgate da cidadania e dos vínculos familiares.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
Sábado, 14h30  
 
Programa EM FAMÍLIA
Tema: Resiliência
A resiliência é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse, algum tipo de evento traumático, etc. - sem entrar em surto psicológico, emocional ou físico, por encontrar soluções estratégicas para enfrentar e superar as adversidades. Nas organizações, a resiliência se trata de uma tomada de decisão quando alguém se depara com um contexto entre a tensão do ambiente e a vontade de vencer. Essas decisões propiciam forças estratégicas na pessoa para enfrentar a adversidade. A apresentadora Yasmine Saboya conversa sobre o tema com a doutora em psicologia, Ana ElAchkar; com o treinador de futebol, Paulo Cypa; e com o cabelereiro e modelo, Diogo Hanry.
Em Família: Quarta, 16h
Domingo, 22h
 
Programa UNIDIVERSIDADE
Tema: Minha família fora do armário
No Centro Cultural Justiça Federal no Rio de Janeiro está a exposição "Minha família fora do armário". Essa exposição foi feita com intuito de receber diversas pessoas, diversas famílias para mostrar outras famílias, de uma forma acolhedora.
Unidiversidade: Quinta, 16h
Domingo, 14h30  
 
Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Shantala
Que tal aproveitar o dia curtindo o "Histórias de Mãe"?! Hoje vamos falar sobre um assunto delicioso, a Shantala. Você conhece? É uma massagem feita em bebês e criancas, que traz inúmeros benefícios.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
Domingo, 13h30  
 
Programa FASE.DOC
Tema: Projeto já reciclou 260 toneladas de resíduos orgânicos em dois anos no Rio
Ao perceber que muitas pessoas se incomodavam com o resíduo orgânico e buscavam uma solução para dar o destino correto na hora do descarte, idealizador do ‘Ciclo Orgânico’ começou a oferecer o serviço de coleta e compostagem desse material. 
Tema: Empreendedoras brasileiras do setor têxtil 
A ONU Mulheres e o Instituto Lojas Renner divulgaram em março de 2018 um minidocumentário sobre 15 projetos de empreendedorismo feminino no setor têxtil. Iniciativas foram beneficiadas pelo edital ‘Empodera’, um programa da agência das Nações Unidas para apoiar financeiramente negócios liderados por mulheres. Mais de mil trabalhadoras foram beneficiadas com o apoio em recursos. 
FASE.DOC: Terça, 18h
Domingo, 20h  
 
Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Política de Segurança Pública
A política nacional de segurança pública está em crise e o resultado pode ser visto e sentido por qualquer cidadão. O apresentador Renato Farias conversa com o pesquisador do laboratório de análise da violência ICS/UERJ, João Trajano Sento-Sé; com o Coronel da reserva da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Robson Rodrigues da Silva; e com o conselheiro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Daniel Cerqueira sobre o que esta política vai propor e também sobre os fatores que contribuíram para atual situação de violência no país.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
Sábado, 15h  
 
Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Segurança do Paciente
Os incidentes com danos ao paciente conhecidos como eventos adversos, representam uma elevada morbidade e mortalidade nos sistemas de saúde do mundo. Isso vem despertando a preocupação da Organização Mundial da Saúde para o tema segurança do paciente. Aqui no Brasil, o primeiro anuário da Segurança Assistencial Hospitalar revelou que nos sistemas privado e público de saúde, 3 pacientes morrem a cada cinco minutos por causas evitáveis. O apresentador Paulo Bellardi conversa sobre esse assunto com o diretor executivo brasileiro para a segurança do paciente, José Branco; e com a coordenadora do núcleo de segurança do INCA II, Priscila Marietto.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
Sábado, 19h  
 
Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Xique-Xique (ANA)
No Rio Grande do Norte, agricultoras, pescadoras e marisqueiras se organizam em uma rede de comercialização solidária de produtos para gerar renda para suas famílias, dar visibilidade ao trabalho feminino no campo e enfrentar a violência contra a mulher.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
Sábado, 22h
 
Veja também o noticiário: Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30.