segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Programação da Semana de 10 a 16 de setembro de 2017


 
 PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

 

Programa EM QUESTÃO
Tema: Cotas raciais e Genética 
Somos todo muito parecidos geneticamente, embora diversos na estética. Raças humanas não existem do ponto de vista biológico. Somente 0,01% do genoma varia entre duas pessoas. Toda a discussão racial se debruça sobre insignificantes 0,0005% do genoma humano. A cor de uma pessoa é estabelecida por pouquíssimos genes, sem qualquer influência sobre a inteligência, talentos artísticos ou habilidades sociais. O conceito de raça é uma construção social e política, e as desigualdades são resultados de um longo processo histórico. O programa sobre cotas raciais e genética conta com a participação do geneticista molecular André Luis Figueiredo, professor da FMP/Fase.
m Questão: Domingo, 21h
                   Segunda, 15h
                    Terça, 20h
                    Quarta, 18h
                    Quinta, 12h
                    Sexta, 9h e 21h
                    Sábado, 12h e 18h
               


Programa ARTE & CULTURA                
Tema: Fleeting Circus: A Brincadeira que Virou Arte
O que começou como uma brincadeira de criança para Taynã Frota, Rodrigo Seven, Felipe Vianna, Lucas Faria e Ian Sá virou arte de gente grande. Com muita persistência e o apoio da família, a banda Fleeting Circus conquistou o mercado com um estilo próprio e composições autorais, que misturam referências psicodélicas com a pressão do post-rock e forte influência circense. Em 2011, com o lançamento do EP "Dream World of Magic", a banda foi inserida na trilha sonora da novela Guerra dos Sexos, Em 2013, o grupo foi responsável pela trilha ao vivo do programa "Divertics", também da TV Globo. De lá pra cá, o caminho tem sido de amadurecimento e novas conquistas, como uma viagem para Nova Iorque e o novo disco, com lançamento previsto para outubro.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
                            Segunda, 18h
                            Terça, 9h e 21h
                            Quarta, 15h
                            Quinta, 20h
                            Sexta, 18h
                            Sábado, 9h e 21h                     


Programa MINUTO FASE
Tema: Curso de Capacitação de Cozinheiros/Rede Municipal de Ensino
O curso de Nutrição da FMP/Fase está capacitando os cozinheiros das escolas e creches de Petrópolis. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A primeira turma contou com vinte cozinheiros. Eles participaram de treinamento teórico e prático.  Entre os temas de estudo, boas práticas de higiene e manipulação da comida, higienização das hortaliças, aproveitamento integral dos alimentos e receitas para celíacos e intolerantes à lactose. As aulas foram realizadas no Laboratório de Técnica Dietética da faculdade. A meta é capacitar quase 500 cozinheiros da rede municipal de ensino. A elaboração do treinamento foi feita pelos professores do curso de Nutrição da FMP/Fase, com a participação dos alunos.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa AO REDOR
Tema: Papo Reto
O episódio apresenta um exemplo do programa conjunto da ONU “Segurança com Cidadania”: o projeto Papo Reto, desenvolvido na Grande São Pedro, próxima a Vitória, no Espírito Santo. A iniciativa tem como meta reduzir em 25% a taxa de homicídios de jovens entre 15 e 24 anos até 2016. Um dos focos principais do trabalho é acabar com a rejeição da comunidade em relação às forças policiais, mostrando um outro lado dos profissionais de segurança.
Ao Redor: Terça, 14h30
                 Sexta, 10h
                 Domingo, 13h      


 
FAIXA INTERATIVA 



TERÇA: Arte & Cultura - Chutando o Balde + Arte & Cultura - Banda Jamz



SEXTA: Arte & Cultura - Sob Efeito

SÁBADO: Arte & Cultura - Gus Monsanto + Arte & Cultura - Sam Alves: Vivendo um sonho

Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23

 
PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:
 

Programa TOME CIÊNCIA             
Tema: Os povos e o desenvolvimento da Amazônia
A Região Amazônica, vista do alto, em sua maior parte ainda é vegetação.  Mas embaixo da floresta existe uma população dividida por visões e projetos de desenvolvimento diferentes.  Da criação da Zona Franca de Manaus, passados 50 anos, aos tempos atuais, quando o conhecimento específico dos povos ribeirinhos começa a ser valorizado como modo de preservação ambiental, muitas águas já rolaram pelos rios. Até mesmo uma nova cartografia, mais social do que geográfica, vem sendo feita pelos cientistas. É certo afirmar que houve um desenvolvimento crescente da atividade científica na Amazônia, permitindo um novo conhecimento sobre a região. Alguns desses cientistas e pesquisadores participam do programa.
Tome Ciência: Quarta, 21h
                        Domingo, 15h


 

Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Práticas integrativas no SUS - Shantala
A Shantala é uma técnica de massagem aplicada a bebês trazida da Índia para o Ocidente na década de 70. Até pouco tempo restrita à classe média, a Shantala foi incluída entre as Práticas Integrativas e Complementares do Sistema Único de Saúde (SUS) e no Ligado em saúde de hoje, parte da série especial do programa sobre Práticas Integrativas no SUS, a apresentadora Marcela Morato conversa sobre o assunto com a introdutora da prática no Brasil, a autora e doula Fadynha.
Ligado em Saúde: Terça, 8h

    Quarta, 14h       

    Domingo, 19h30

 
Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: Saberes e Práticas na Atenção Primária à Saúde
O apresentador Renato Farias conversa com a psicóloga e pesquisadora da ENSP/Fiocruz, Mirna Teixeira; e com o enfermeiro do consultório na rua de Manguinhos-RJ, Marcelo Soares sobre o livro "Saberes e Práticas na Atenção Primária à Saúde", que tem por objetivo apresentar a proposta de cuidar dessas pessoas que não tem aonde morar, com o consultório na rua. Esse consultório é uma dessas propostas que estão descritas no livro.
Ciência & Letras: Domingo, 14h

                             Segunda, 13h

                             Quinta, 19h30

Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: PR - Guarapuava / Toledo
Participa do SIM Paraná (serviços integrados de saúde mental), para pessoas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas da região, com serviço ambulatorial, acolhimento e residencial temporário. Você vai conhecer casos de pessoas que estão dando a volta por cima graças ao serviço multiprofissional desenvolvido. Toledo, no oeste do Paraná, possui uma das Centrais de Especialidades do Paraná (CEP) que está conseguindo zerar filas de espera. Em parceria com o Ciscopar (Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná) o CEP inova não apenas na estrutura física, mas também no modelo de atenção, mais integrado com as ESFs locais.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
                                        Sábado, 14h30


Programa EM FAMÍLIA                      
Tema: Bye bye Brasil
Como já aconteceu em outras épocas de crise, o Brasil tem visto crescer o movimento migratório de seus cidadãos para outros países em busca de oportunidades, dinheiro ou algum outro tipo de sonho. Mas a vida de quem se despede de sua terra natal também não costuma ser fácil. Adaptação a novas culturas, dificuldades com o idioma e até o enfrentamento do preconceito costuma fazer parte da rotina de quem decide ser estrangeiro. A apresentadora Yasmine Saboya conversa com o pesquisador do observatório de migrações internacionais UNB, Tadeu Ribeiro de Oliveira; com o estudante, Bernardo Pinto; e com a professora, Marcela Vencovsky sobre os prós e os contras de ir morar fora do país e conversar também com quem passa ou já passou pela experiência.
Em Família: Quarta, 16h

                    Domingo, 22h

           
Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Vigilância em Saúde
Esta edição do Unidiversidade traz uma abordagem sob múltiplos olhares para a vigilância em saúde, que ganhará sua primeira conferência nacional em novembro de 2017. O programa aborda os diversos aspectos dessa importante área da saúde pública, que engloba a vigilância sanitária, epidemiológica, ambiental, a área de saúde do trabalhador e dos laboratórios de saúde pública.
Unidiversidade: Quinta, 16h
                          Domingo, 14h30


 
Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Shantala
Que tal aproveitar o dia curtindo o "Histórias de Mãe"?! Hoje vamos falar sobre um assunto delicioso, a Shantala. Você conhece? É uma massagem feita em bebês e criancas, que traz inúmeros benefícios.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
                              Domingo, 13h30


 
Programa FASE.DOC– ONU

Tema: Correndo pela paz no Congo
Um refugiado que saiu da República Democrática do Congo para os Estados Unidos descobriu a corrida como esporte. Em sua trajetória, já alcançou o degrau máximo para um esportista – as Olimpíadas. Agora, corre pela paz nos dois países e desenvolve um projeto sobre esporte e educação para jovens na vila em que nasceu, Kirotshe, em Kivu do Norte.

Tema: Voluntários da ONU: mais de 25 anos apoiando a paz pelo mundo
Nos últimos 25 anos, voluntários da ONU apoiaram processos de paz em várias sociedades e em múltiplos países em complexas transições políticas em todo o mundo. Mais de 14 mil voluntários da ONU foram mobilizados para apoiar o processo de paz em mais de 40 missões políticas e de paz das Nações Unidas.

Tema: Haiti: cantando pela paz
Durante muito tempo, o Haiti conviveu com inseguranças políticas e sociais. Em 2004, as Nações Unidas estabeleceram uma missão de paz no país, a MINUSTAH. Além da instabilidade política, o Haiti também enfrentou desastres naturais como o terremoto de 2010 e o furacão Matthew, em 2016. Apesar disso, muitos haitianos estão determinados a usar a criatividade e a música para construir um futuro melhor; saiba como nesse vídeo.

FASE.Doc: Terça, 18h
                 Domingo, 20h

 
Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres
A 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres (CNSMU) foi realizada em Brasília, entre os dias 17 e 20 de agosto, e reuniu 1.800 participantes com o objetivo central de propor diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres. O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Saúde, envolveu ao longo de todas as suas etapas cerca de 70 mil pessoas e teve, entre os diversos temas tratados, a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) como pauta permanente nas discussões. A segunda edição de uma Conferência Nacional de Saúde das Mulheres aconteceu 31 anos depois da primeira, que foi realizada em 1986. O evento foi um espaço de diversidade de pautas e palco da diversidade das mulheres brasileiras, valorizando a representatividade, com participantes indígenas, quilombolas, jovens, mulheres com deficiência, mulheres idosas e mulheres transexuais. O programa vai debater o que mudou nas três décadas entre a realização das duas conferências, as demandas levadas pelas mulheres, o que foi discutido no evento e as diretrizes que foram tiradas da 2ªCNSMU.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
                                  Sábado, 15h


 
Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: 2ª CNSMU: Mulheres Trabalhadoras
A 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres (2ªCNSMU) aconteceu entre os dias 17 e 20 de agosto, em Brasília, com o objetivo de propor diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres. Com a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) como pauta permanente nas discussões, o evento se desdobrou em diversos temas. O primeiro tema é mulheres trabalhadoras. O apresentador Paulo Bellardi conversa sobre o assunto com a secretária de Saúde do Trabalhador da CUT, Madalena Margarida da Silva, e a integrante da Coordenação Nacional da Articulação das Mulheres Pescadoras Articulação das Mulheres Pescadoras, Elionice Sacramento.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
                                   Sábado, 19h


 

Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Gerais
O episódio conta a história da região de Gerais (nome dado porque a região não tinha divisas), desde o início quando os agricultores cercavam por conta própria uma área para plantação de diversos produtos, como a cana-de-açúcar. Mas com a chegada da plantação de eucalipto (empresas tinham o aval do Estado), essas plantações começaram a diminuir, assim como a água na região. Isso porque a região virou um bosque cheio de eucaliptos.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
                                 Sábado, 22h


 

Veja também o noticiário: Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30