terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Programação da Semana de 14 a 20 de fevereiro de 2016



PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

·         Programa EM QUESTÃO
Tema: Lúpus
  
o Não existem dados precisos sobre o número de pessoas com lúpus. Mas a Sociedade Brasileira de Reumatologia estima que haja 65 mil pessoas com a doença no Brasil. 90% dos casos são mulheres. O lúpus é uma doença inflamatória crônica. Mas não é contagiosa. Ela tem origem autoimune, ou seja, é produzida pelo sistema de defesa do organismo. O médico imunologista da FMP/Fase, José Mengel, fala sobre as novas descobertas sobre o lúpus e a pesquisa que realiza, em parceria com a Fiocruz, para reduzir as crises e melhorar a qualidade de vida dos pacientes com a doença. O trabalho tem como foco a utilização de ácidos graxos que, em laboratório, revelaram efeitos benéficos sobre a flora intestinal, reduzindo as infecções oportunistas.
Em Questão: Segunda, 20h
Terça, 21h30
Quarta, 22h30
Quinta, 21h30
Sexta, 22h
Sábado, 14h30
Domingo, 13h e 22h30



·         Programa ARTE & CULTURA
Tema: Acessibilidade na arte

o Uma reflexão que vai além da deficiência, das barreiras e da acessibilidade: a inclusão social. A arte exerce um papel fundamental na construção do ser humano, pois envolve sensibilidade, expressão e afetividade. O programa dessa semana traz duas histórias de superação, que ultrapassam os limites do impossível. Uma transformação e busca pelos sonhos através da arte.
Arte & Cultura – Segunda, 21h30
                         Terça, 20h
                         Quarta, 20h30
Quinta, 22h30
Sábado, 17h
Domingo, 20h30


·         Programa Série Santos Dumont
Tema: A Pesquisa Científica e a Computação do Futuro

o    O episódio aborda o que está sendo pensado e testado hoje para ser aplicado na nossa vida nas próximas décadas. Tratamentos personalizados, remédios sob medida, cura e prevenção de doenças através da terapia celular: as novas fronteiras da Medicina Regenerativa. O programa também conversa com especialistas em computação quântica, já utilizada por algumas empresas, como o Google, ainda em fase de testes. Os ganhos em relação à computação convencional, chamada de clássica, acontecem em dois níveis: tanto no processamento de cálculos quanto na transmissão de dados.
Série Dumont: Terça, 11h                                                                                                                Quinta, 20h30
           Domingo, 22h

·         Programa MINUTO FASE
Tema:
Combate ao mosquito

o     Para combater o mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus, equipes do Posto de Saúde da Estrada da Saudade, da FMP/Fase, visitaram as casas da comunidade. O grupo distribuiu panfletos, explicando como evitar a proliferação do Aedes aegypti e também ajudou os moradores no mutirão para descartar recipientes com água parada.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação. Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.



·         Programa MINUTO FASE - Profissões
Tema:
Odontologia

o    Um cuidado que vai além da estética. O cirurgião-dentista é o profissional habilitado para promover a saúde bucal como um todo: Da cárie ao câncer. Ele realiza restaurações, extrações, limpeza e clareamento dos dentes, projeta e instala próteses. Também trata doenças da gengiva, da bochecha e da língua, além de problemas relacionados à dor orofacial e à mordida. O dentista pode optar por uma série de especializações. Entre elas, a ortodontia, a periodontia, a endodontia, a traumatologia e a estomatologia. Para exercer a profissão é obrigatório o registro no Conselho regional de Odontologia. Com nota 5, classificação máxima na aprovação do MEC, o Curso de Odontologia da FMP/Fase tem sua proposta pedagógica baseada na atenção integral à saúde. Integrando ensino e comunidade, o curso de odontologia da FMP/Fase contribui ainda com a assistência coletiva, reduzindo a carência do serviço no município.

Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: MÉDICO

o    O primeiro episódio do Minuto Fase Profissões apresenta a rotina e as atribuições do médico. Um dia a dia feito de diagnósticos, exames, cirurgias, mas também do planejamento de ações de prevenção e saúde coletiva. O programa mostra o que o curso de medicina oferece, as expectativas dos estudantes e também profissionais que estão no mercado. O Minuto Fase também aborda uma área ainda pouco explorada pelos médicos brasileiros: a pesquisa clínica. E traz o exemplo do pesquisador Marcus Conde, professor convidado da FMP/Fase, premiado internacionalmente pela pesquisa que permitiu um tratamento mais rápido para pacientes que contraem o bacilo da tuberculose.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: NUTRICIONISTA

o    O episódio apresenta a rotina e as atribuições do nutricionista. A contribuição da alimentação para a qualidade de vida é o principal alvo desse profissional, com muitos campos de atuação. O programa mostra também como o curso da FMP/Fase prepara os futuros nutricionistas, com uma formação pautada pelas necessidades do mercado, a inovação e o compromisso com a saúde da população.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ENFERMEIRO

o    A missão de cuidar do ser humano. O programa apresenta os desafios do enfermeiro e como ele deve estar preparado para enfrentar diferentes situações, com o objetivo de promover e manter a qualidade de vida da população.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ADMINISTRADOR

o    O episódio mostra a responsabilidade do profissional de administração: planejar e cuidar do funcionamento das empresas, desenvolvendo estratégias de mercado e implantando métodos de trabalho. O programa também aborda a importância da formação do administrador, para que ele possa atuar de forma criativa e empreendedora, acompanhando sempre as inovações do mercado.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: RECURSOS HUMANOS

o    Contribuir para o bom relacionamento e a troca eficiente de informações dentro de uma instituição, e também desenvolver ações para uma relação positiva entre os colaboradores da empresa, a comunidade e a sociedade. O quinto episódio do Minuto Fase Profissões mostra que o profissional de Recursos Humanos deve atuar de forma empreendedora, criando soluções que gerem produtividade e qualidade no trabalho.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA

o   Investigar processos internos do organismo sem que seja preciso acessar diretamente os órgãos envolvidos, evitando a necessidade de cirurgias ou outros procedimentos invasivos. Verificar funções cognitivas, como linguagem e memória, enquanto o paciente o está sendo submetido a um exame. A tecnologia avança e o trabalho do especialista também se torna mais complexo, exigindo cada vez mais capacitação.Preparar profissionais habilitados para os desafios desse mercado em constante expansão é a meta da FMP/Fase com o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


·         Programa FAIXA INTERATIVA – EM QUESTÃO
Tema:
Radiologia Industrial
o    A Radiologia tem aplicações que vão além da área da saúde. Ela também é usada na indústria para esterilizar materiais, padronizar o peso e o tamanho de produtos, checar a condição de equipamentos e até mesmo para apressar o ciclo natural de purificação de pedras preciosas. Para falar sobre a Radiologia Industrial o Em Questão recebe o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica e perito da Agência Internacional de Energia Atômica, Josilto de Aquino. O engenheiro nuclear também atua na Divisão de Aplicação Industrial da Comissão Nacional de Energia Nuclear.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h



PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:


·         Programa TOME CIÊNCIA                   
Tema: Por baixo do solo

o    A extensão continental é tida como uma das principais características do Brasil e é sempre citada quando o assunto são as possibilidades de crescimento econômico do país. Com tanta terra, podemos imaginar que existem muitas riquezas por debaixo do solo. E é exatamente esse o tema abordado no debate. Especialistas falam sobre os minérios que existem no território brasileiro, as técnicas de extração dessas riquezas naturais, a preocupação com o meio ambiente e a importância desses produtos para a economia nacional.
          Tome Ciência: Quarta, 16h
                                                   Domingo, 14h


·         Programa LIGADO EM SAÚDE
Tema: Zíka Vírus
  
   o    Primeiro foi a dengue, depois o chikungunya e agora o zika vírus. Três doenças transmitidas pelo mesmo mosquito, o Aedes aegypti. E agora hein, como será o verão com mais essa ameaça? Quem responde é um pesquisador aqui da Fiocruz. Ele vai dizer quais são os sintomas provocados pelo novo vírus e qual a gravidade da doença, se comparada com as outras duas. Também vamos falar das gestantes. Você vai entender o que se sabe, até agora, sobre a relação do vírus com a microcefalia e como as grávidas devem se proteger da picada do inseto.
Ligado em Saúde: Terça, 21h
                  Quarta, 10h
                  Sábado, 11h

·         Programa CIÊNCIA & LETRAS
Tema: Leminsk


o      Paulo Leminsk é o autor do Ciência & Letras dessa semana e para entender um pouco melhor o tema, o programa trouxe o professor e pesquisador de teoria literária e literatura brasileira, Álvaro Marins e Fred Góe, titular de Ciência da Literatura e compositor letriz.
Ciência & Letras: Domingo, 15h
  Segunda, 22h30
                Quinta, 20h


·         Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA
Tema: Brasília - DF

o     O Canal Saúde na Estrada essa semana é especial. O programa irá mostrar como foi a 10ª Conferência Nacional de Saúde, que aconteceu entre os dias 01 e 04 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30
Terça, 23h




·         Programa EM FAMÍLIA
           Tema: Veganismo

o     Eles não comem carne ou derivados do leite ou qualquer alimento de origem animal. Também não consomem nenhum produto que seja fruto de pesquisas ou matéria prima animal. Veganismo não é uma dieta, mas uma filosofia de vida. Que hábitos você estaria disposto a mudar em defesa dos animais?
Em Família: Quarta, 20h
              Domingo, 16h
              Sábado, 22h

·         Programa UNIDIVERSIDADE
Tema: Burocracia

o      “Grande influência ou prestígio de uma estrutura complexa de departamentos da administração pública, complicando ou tornando moroso, o desempenho do serviço administrativo”. Definição do Aurélio para burocracia. Esse é o tema do Unidiversidade dessa semana.
Unidiversidade: Quinta, 18h
                           Domingo, 10h e 16h30  



Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde diariamente, em 4 horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35