segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Encontro de ex-alunos

A turma de Medicina de 1980 comemorou 30 anos de formado no último sábado. Os egressos conheceram a nova estrutura da Instituição e visitaram a mostra CORPO: Anatomia, Arte e Tecnologia.

Participação e Qualidade

Participação e Qualidade, este é o slogan da chapa vencedora da eleição da Associação Brasileira de Educação Médica.
A escolha foi realizada no 48ª Congresso Brasileiro de Educação Médica, representantes de várias universidades do país fazem parte do conselho, inclusive a titular da Faculdade de Medicina de Petrópolis, Drª Derly Streit.
Ela foi nomeada diretora executiva da gestão 2010 - 2012.

Para conhecer mais sobre as propostas acesse: http://www.abem-educmed.org.br/pdf/plataforma_gestao_qualidade.pdf

Congresso Brasileiro de Educação Médica


Professores, alunos e colaboradores da Faculdade de Medicina de Petrópolis estiveram presentes no 48º Congresso Brasileiro de Educação Médica, entre os dias 27 a 30 de outubro em Goiânia.

O tema oficial foi “Uma Escola para o SUS: O lugar da Educação Médica no Sistema de Saúde Brasileiro”. A proposta foi construir um congresso que discuti, tanto aspectos específicos da Educação Médica, quanto aspectos da política de Saúde Pública, com importante enfoque na parceria ensino-serviço, através dos cenários oferecidos pelas secretarias municipais e estaduais de Saúde.

Século XXI, o cérebro do prazer e a conexão criativa

Tribuna de Petrópolis
Sáb, 06 de Novembro de 2010

No próximo dia 10 a Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) será palco da palestra interativa O cérebro do prazer, a conexão criativa sob o comando de Lucio Abbondati Jr. – médico, produtor cultural, criador de jogos de mesa e tabuleiro, escritor; e de Lucia Vasconcellos Abbondati, também produtora cultural, escritora e consultora de linguagens simbólicas arquetípicas. O encontro tem entrada gratuita e será realizado às 18h no Auditório do Centro Cultural da instituição.
Lucio e Lucia são co-autores do livro Jogos & Soluções Interativas, lançado em 2007 pela Editora Qualitymark. Ambos também atuam como produtores, apresentadores e locutores para rádio e TV, tendo experiência, inclusive, com programas próprios.
Aberto ao público, o evento do dia 10 é dirigido a todos que desejam compreender melhor os novos cenários do século XXI, incrementando a performance cerebral e ampliando suas habilidades criativas nos diversos segmentos da vida – relacionamentos, atividades profissionais, saúde com qualidade e prazer pessoal.
Para compreender os desafios do século XXI, as habilidades e os conhecimentos apreendidos até agora são absolutamente insuficientes, pois não preparam nem o estudante nem o profissional a lidar com modelos e experiências totalmente novas, ou seja, sem precedentes.
“Fomos educados e treinados para sermos reprodutores de conceitos e processos, e organizadores de experiências – como catálogos –, por termos usado de forma inadequada nossos hemisférios cerebrais, esquerdo e direito”, explica Lucia.
Portanto, precisamos primeiro entender como nosso cérebro funciona e por que, durante cerca de 250 anos, limitamos tanto nossa capacidade criadora. As recentes descobertas da neurociência vêm reafirmar as condições necessárias para um aprendizado eficiente, bem como resgatam a importância de ferramentas prazerosas como amplificadores da ação criativa.
Os palestrantes Lucio e Lucia propõem ainda que esta compreensão nos habilita a mudarmos nossa percepção em relação a algumas doenças, ao estresse e às fobias sociais, assim como permite que pequenas alterações no cotidiano reduzam, drasticamente, as condições de doença e insatisfação pessoal e coletiva que assolam a sociedade atual, que vive a ambiguidade de uma super estimulação por um lado, e da sedação pelas mais diversas drogas, por outro.
No cérebro de cada um de nós estão as chaves para uma vida plenamente criativa, prazerosa e feliz. Esta é uma possibilidade real e o século XXI, com suas demandas imprevisíveis, nos instiga a encontrar as chaves para a conexão criativa que dará o salto quântico revolucionário em nossos modos de pensar, agir e ser.
A palestra acontecerá no dia 10 de novembro, quarta-feira, às 18h, no Auditório do Centro Cultural da Faculdade de Medicina de Petrópolis, que fica na Avenida Barão do Rio Branco, nº 1003, Centro. A entrada é gratuita e o encontro é aberto ao público.

Centro Cultural FASE - FMP: Mostra "Corpo: Anatomia, Arte e Tecnologia" foi ma...

Centro Cultural FASE - FMP: Mostra "Corpo: Anatomia, Arte e Tecnologia" foi ma...: "A INTERTV, afiliada da Rede Globo, produziu uma matéria sobre a Mostra 'Corpo: Anatomia, Arte e Tecnologia. Confira: Publicado em 05/11/201..."